Fragata Independência da classe Niterói da Marinha do Brasil, executa manobra tática com a fragata de mísseis guiados USS Samuel B. Roberts (FFG 58) (esquerda) e a Corveta Jaceguai (V 31) (direita) na costa do Brasil durante a UNITAS 47 Fase Atlântica, em 2006
UNITAS (latim para “UNIDOS”) é o nome do maior e mais antigo exercício marítimo da América do Sul. Planejado em 1959 e realizado a cada ano a partir de 1960 como um exercício regional sul-americano e norte-americano, era destinado inicialmente a demonstrar uma postura unida contra a expansão da influência e presença da União Soviética (URSS) na América Latina.
O exercício continua sendo realizado mesmo após o fim da URSS, e é considerado o exercício naval mais importante da AOR (Área de Responsabilidade) do Comando Sul dos EUA, promovendo parcerias e demonstrando a importância e o compromisso dos EUA com a região.
Nos primeiros anos da operação UNITAS, um Grupo-Tarefa dos EUA circunavegava a América do Sul e conduzia exercícios bilaterais à medida que navegava de país para país. Aeronaves P-3 Orion e submarinos nucleares também eram enviados para treinar as marinha sul-americanas contra esse tipo de ameaça.
No início a ênfase era a Guerra Antissubmarino (ASW) por causa da ameaça dos submarinos da União Soviética no contexto da Guerra Fria, mas ao longo dos anos os exercícios foram envolvendo outras facetas da guerra naval.
O Brasil sempre teve participação importante durante as operações UNITAS e a US Navy fotografou muitos navios brasileiros durante as operações. Neste post divulgamos fotos dos navios brasileiros durante as operações e também de navios da Marinha dos EUA, juntamente com navios de outras marinhas.