Entrevista com o Almirante Armando Vidigal, em 2008
O vice-almirante Armando Amorim Ferreira Vidigal, membro do Centro de Estudos de Política e Estratégia da Escola de Guerra Naval – CEPE/EGN, deu uma excelente entrevista ao Programa Debate Brasil da AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras), em 2008.
Na entrevista, o almirante Vidigal presta excelentes esclarecimentos sobre a importância da “Amazônia Azul” e seu significado estratégico para o Brasil no século XXI. Vidigal discorre sobre o Direito do Mar, o Pré-Sal, a recriação da 4ª Frota da US Navy, as futuras crises energéticas e ambientais que colocarão o Brasil em evidência.
O almirante Vidigal veio a falecer no ano seguinte, em 14/12/2009. Ele serviu à Marinha por 39 anos e exerceu diversos cargos, dos quais destacam-se o de Comandante da Força de Apoio Logístico, Diretor da Escola de Guerra Naval e Comandante do 3° Distrito Naval.
Conhecido por suas reflexões a respeito do poder marítimo brasileiro, o almirante Armando Vidigal se notabilizou tanto pela carreira dentro da Marinha, quanto pelas atividades acadêmicas, no âmbito do Núcleo de Estudos Estratégicos da USP e do Centro de Estudos de Política e Estratégia da EGN.
É de sua autoria as obras “A evolução do pensamento estratégico naval brasileiro” (1985), “Conflito no Atlântico Sul”(1985), “Amazônia Azul: o mar que nos pertence” (2006) e “Guerra no mar” (2009).