Diretoria de Aeronáutica da Marinha conduz demonstração de SARP Nauru 500C
A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), com o apoio do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, do Comando da Força Aeronaval e organizações militares subordinadas, conduziu, no período de 11 a 13 de abril, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e no NPaOc “Amazonas”, a demonstração do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) Nauru 500C, da empresa brasileira XMobots, com o propósito de verificar as capacidades e características do SARP para operações em terra e embarcadas.
O Nauru 500C é uma ARP certificada pela ANAC, de decolagem e pousos verticais (VTOL – Vertical Take off and Landing), que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento e possui capacidade de realizar operações de inteligência, vigilância e reconhecimento. Desenvolvido para operações BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) acima de 400ft, o Nauru 500C possui uma autonomia nominal de 4 horas, alcance de até 60 Km, comprimento de 1,86 m, envergadura de 3,64 m, e peso máximo de decolagem de 25 kg. A ARP pode ser configurada com câmeras estabilizadas eletro-ópticas (EO) e infravermelho termal (LWIR).
A demonstração realizada pela empresa XMobots contribui para o estabelecimento de requisitos para as futuras aquisições do Programa de Obtenção de SARP-E, previsto no Portfólio Estratégico da Marinha, e para o desenvolvimento de Produtos Estratégicos pela Base Industrial de Defesa (BID).
FONTE: Portal de Intranet da Marinha – Centro de Comunicação Social da Marinha, via XMobots
No site dizem que o pouso é feito com paraquedas. Confere?
https://xmobots.com.br/nauru-500c-vtol/
No Youtube tem um vídeo do produto, https://www.youtube.com/watch?v=HM_S2Odp0y0, ele faz um pouso sem uso de paraquedas, provavelmente o paraquedas é para situações de emergência
Parece mais uma queda.
Pouso e decolagem são verticais, com uso dos rotores.
https://www.facebook.com/grupoxmobots/videos/290506198830902/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v
Só vendo pra crer. No navio. No mar. No milharal sem vento até vaca voa.
Acho que é por isso que estão testando no navio, não é mesmo?
Pega uma coisa da terra e testa no mar…quando vão testar um produto feito pro mar?
O Mansup é um produto feito pro mar, já vem sendo testado há uns anos.
Uma coisa é uma coisa. Tem X vídeos desse drone Xmobots. Nenhum mostra pouso vertical dessa coisa.
Mostra queda.
Eu te mandei um com pouso bem normal, suave.
Mas não vertical. Vem caindo…até cair.
Não foi isso que te mandei aqui. Melhor você ver de novo, não tem queda nenhuma.
Nos vídeos disponíveis no YouTube é queda. Esse que você manda do Facebook parece uma queda controlada.
Todo pouso é uma queda controlada.
Piada mais contada do que a do pavê pelos instrutores de voo, mas que serve de introdução aos princípios do pouso de aeronaves.
Como escrevi lá atrás, não precisava da MB ter comprado o Scaneagle (que ao que informam, está mais para aeronave rádio controlada, do que drone com IA) e a pir$#@ca voadora do tal V-Bat. Bastaria olhar para os projetos nacional com mais atenção, e este exemplar (Naurú) era uma grande aposta. https://www.aeroexpo.online/pt/prod/flight-technologies/product-181379-36865.html Outra grande oportunidade perdida de foi o FT-200 da Flight tecnologias. Talvez não deram muita atenção a ele, por causa de seu desenho inovador (hélices contra rotativas e em tandem). Acho até, que a Flight deveria voltar ao mercado, apresentar um sistema de SNC (Navegação e Controle), para… Read more »
Foxtrot, permita-me discordar. O ScanEagle já está estabelecido no mercado, com logística e suporte assegurados, e servirá para aprimoramento de doutrina. Os nacionais estavam, em sua grande maioria, em desenvolvimento ainda. Mas concordo que os fabricantes nacionais precisarão de todo o apoio possível das Forças armadas e de segurança, e que novas encomendas devem ser priorizadas a eles.
Se a guerra da Ucrânia nos mostrou alguma coisa é que o futuro está nos drones. Neste sentido, quanto mais, melhor.
Boa noite. Penso que se nunca compram nacional ninguém anima a desenvolver. Vide MSS 1.2, Piranha, míssil anti radar, etc.. é mais fraco, pode ser sim mas se não comprar nada nuca vai desenvolver o que é fraco.. empresa precisa de lucro para continuar.. senão morre.
“Boa noite. Penso que se nunca compram nacional ninguém anima a desenvolver. Vide MSS 1.2, Piranha, míssil anti radar, etc.. é mais fraco, pode ser sim mas se não comprar nada nuca vai desenvolver o que é fraco.. empresa precisa de lucro para continuar.. senão morre.” Exatamente caro amigo. Aqui no Brasil, as pessoas acham que as coisas se manifestam do nada, como “obra do divino” ou tecnologia alienígena. Acha que porque veio da Europa ou E.U.A, é o supra suma da tecnologia. O Irã tem demonstrado que por mais que o bloquearam, está desenvolvendo drones altamente simples, porém eficazes… Read more »
Caro Satiricon, em partes concordo com você.
Porém há época da aquisição do Scan Eagle pela MB, o Naurú já estava adquirido pelo EB, era só questão de um pouco de paciência.
Aí entra a total e completa falta de integração de nossas FAAs.
Se houvesse uma agência ou órgão centralizador de compras e aquisições, não aconteceria essas “barbaridades” nas compras militares.
Nossos militares parecem “crianças” em loja de doces, com muito dinheiro na mão para gastar .
O Nauru 1000 está em teste. Será show! Poderá carregar mísseis.
https://www.instagram.com/reel/Cq3rlEZAOXa/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Vigilância e monitoramento.
https://xmobots.com.br/nauru1000c/
https://www.forte.jor.br/2022/05/17/desenvolvimento-de-versao-armada-do-nauru-1000c-adquirido-pelo-eb/
Grato.
Pois é Nunão.. compraram 3 unidades em maio de 2022.. 1 ano.. como dar escala no produto ? Complicado.. sei lá, compra uns 20 pelo menos.. depois moderniza conforme ele desenvolve.. ajuda.. senão só importado
os turcos compraram um bom numeros de drones bayraktar, apoiando a industria nacional …
comprou para as forças militares(170) e para polícia e orgãos de segurança.
Aqui como sempre, adquirimos somas esdrúxulas de produtos militares para dar suporte a nossa defesa.
Esse drone é uma exceção à regra. Ele já tem escala no mercado civil.
Olha…essa empresa nasceu em 2007 voltada ao Agronegócio. Na área de Defesa e Segurança estão iniciando…5 anos. Receberam um aporte da Embraer em 2022. Quanto? Não disseram. “O SARP é composto por 3 aeronaves remotamente pilotadas, categoria 2 (até 150 Quilos), 1 base móvel com 3 estações de controle de solo, 2 gimbals – optrônicos estabilizados, radares GMTI e SAR, scanners 3D, 2 terminais de transmissão de dados de 60km e 1 terminal de enlace de dados de 100km. Este conjunto foi desenvolvido sob demanda do Exército Brasileiro para operações altamente estratégicas de vigilância, segurança e monitoramento de fronteiras.” Esse… Read more »
https://www.edrotacultural.com.br/mbda-traz-ao-brasil-missil-para-uso-em-drones-da-xmobots/
Parece dedicado para missões em terra.