Frotas encolhendo: problemas da Marinha Real Britânica com a baixa da fragata ‘Montrose’
O estado de curto prazo da frota de combate de superfície da Marinha Real do Reino Unido parece sombrio, pois as previsões apontam para uma força potencial de 15 cascos no meio da década
A batalha da Marinha Real do Reino Unido para manter uma frota viável de navios de guerra de superfície capazes de realizar as tarefas necessárias sofreu um novo golpe, embora planejado, em 17 de abril, quando a fragata Type 23 HMS Montrose foi desativada após 30 anos de serviço.
A etapa marca a segunda Type 23 desativada antes do previsto, após a aposentadoria do HMS Monmouth em 2021, que estava planejada para ser mantida em serviço até 2026. A HMS Montrose foi listada em números oficiais como tendo uma data planejada “out-of-service” (OSD) de 2027, o que significa que teve que ser tirada do serviço quatro anos antes do previsto.
Um fator de ampliação da aposentadoria das cada vez mais antigas fragatas Type 23 é que o cronograma para as fragatas Type 31 de substituição verá a primeira HMS Venturer entrar em serviço em 2027, quando a frota poderá ser ainda mais reduzida com a aposentadoria das fragatas Type 23 HMS Lancaster e HMS Iron Duke em 2024 e 2025, respectivamente.
Se esses cronogramas permanecerem, a frota de superfície da Marinha Real Britânica de grandes combatentes de superfície, composta pelas fragatas Type 23 e pelos destróieres de defesa aérea Type 45, pode ser reduzida a apenas 15 embarcações. A estrutura atual das missões da Royal Navy dita um requisito de 19 navios de guerra de superfície entre as classes Type 23 e Type 45.
De acordo com o programa de construção naval do Reino Unido, cinco fragatas de emprego geral da classe Type 31 Inspiration serão introduzidas no serviço da Marinha Real Britânica a partir de 2027, para substituir as fragatas de emprego geral Type 23.
Além disso, oito fragatas Type 26, atualmente sob contrato ou em construção, começarão a entrar em serviço entre 2028 e 2035, que substituirão as embarcações Type 23 configuradas para guerra antissubmarino. No planejamento atual, o cronograma para substituir as variantes antissubmarino corresponde, o que significa que não deve haver mais redução de combatentes de superfície da Royal Navy durante este período.
Acredita-se que uma outra classe de navios de guerra, apelidada de Type 32, esteja sendo desenvolvida para atuar como naves-mãe multifuncionais para embarcações de contramedidas de minas não tripuladas, para substituir os nove caça-minas tripulados restantes das classes Hunt e Sandown, e a partir de dezembro de 2022 planejado para entrar em serviço em um período de três anos, com início em 2032. No entanto, a classe ainda está em sua fase de conceito e os cronogramas provavelmente mudarão nos próximos anos.
Em uma tentativa de compensar a queda iminente no número de combatentes de superfície, a Royal Navy está enviando muitas das fragatas Type 23 restantes para programas de extensão de vida útil (LIFEX). Das Type 23 em serviço, a HMS Argyll passou por um programa LIFEX em 2022 em uma tentativa de manter a embarcação na frota até o período de 2027-2028.
Em uma série de solicitações de Liberdade de Informação (FoI) feitas no final de 2022 ao Ministério da Defesa do Reino Unido sobre os cronogramas para a partida das fragatas Type 23 e a introdução das substituições Type 31 e Type 26, o Naval Technology foi informado de que embora existissem informações que delineassem como a frota de combate de superfície seria afetada pelo aparente lapso nos cronogramas, todos os detalhes estavam sendo retidos na Seção 26(1)(b) da Lei FoI.
Apesar do interesse público aceito, foi determinado que fornecer os detalhes de quais fragatas Type 23 passariam por um programa LIFEX para atrasar sua saída do serviço e compensar a queda no número de combatentes de superfície, revelando que o planejamento avançado da Royal Navy, poderia ser explorado por adversários.
No entanto, entende-se que a data de saída de serviço dos navios de guerra pode ser estendida por no máximo seis anos após a conclusão de cada programa de manutenção, de acordo com as regras de certificação da classe da embarcação.
FONTE: Naval Technology