Saab entrega o HMS Artemis, novo navio SIGINT para a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV)
Trinta e cinco anos depois de seu predecessor HMS Orion, o HMS Artemis foi lançado. Hoje a Saab está entregando o navio à Administração Sueca de Material de Defesa, FMV. Ele agora será equipado com sistemas de inteligência de sinal sob os cuidados do Estabelecimento de Rádio de Defesa Nacional (FRA).
“Este é um dia importante na história da Saab, quando o estaleiro em Karlskrona está entregando o primeiro novo navio construído após a aquisição da Kockums pela Saab há dez anos. As capacidades de Inteligência de Sinal são importantes para a Suécia e hoje é um marco importante. Estou orgulhoso da competência única de construção naval que a Kockums demonstrou neste programa e a entrega de hoje é um reconhecimento de que a Suécia recuperou a capacidade de desenvolver e construir navios e barcos de classe mundial”, disse Mats Wicksell, chefe da área de negócios da Kockums, Saab.
O novo navio terá melhor capacidade de manobra e dará às Forças Armadas Suecas e ao pessoal do Estabelecimento de Rádio de Defesa Nacional um ambiente de vida melhor a bordo, com um padrão mais alto. Além disso, sua compatibilidade eletromagnética ou recursos EMC serão aprimorados. Isso significa que o número de sinais de interrupção que o navio faz será reduzido.
Além dos equipamentos de Inteligência de Sinais instalados pela FRA, o navio está equipado com sensores para inteligência naval.
O HMS Artemis substituirá o HMS Orion.
Características
- Comprimento: 74,6m
- Boca: 14,0m
- Deslocamento: 3.000 toneladas
- Acomodações: 35 cabines, 40 beliches
- Geração de energia: 4 geradores a diesel, 990kW
DIVULGAÇÃO: Saab