Navalista defende o investimento nas alas aéreas embarcadas para manter os porta-aviões da Marinha dos EUA relevantes
ARLINGTON, Virgínia – A força de porta-aviões da Marinha dos EUA está perdendo relevância devido à falta de investimento nas aeronaves que transporta, disse um analista naval.
“Somos uma força baseada em porta-aviões, então temos os 11 porta-aviões obrigatórios por lei”, disse o Dr. Jerry Hendrix, membro sênior do Instituto Sagamore, capitão reformado e ex-diretor do Comando de História e Patrimônio da U.S. Navy, falando em 1º de maio em um evento no Hudson Institute, um think tank de Washington. “Construímos nossa marinha em torno do porta-aviões desde a Batalha de Midway. É a plataforma proeminente em nossa marinha. E, no entanto, devido à falta de investimento na própria ala aérea dos porta-aviões, os próprias porta-aviões estão perdendo sua relevância.”
“Na verdade, estamos vendo isso em atividades de jogos de guerra, sejam jogos de guerra no setor comercial ou civil ou no setor acadêmico ou nas coisas que ouvimos do Pentágono, onde os porta-aviões estão tendo papéis cada vez menores a desempenhar em alguns desses jogos de guerra”, disse Hendrix. “Portanto, se você deseja que o porta-aviões permaneça relevante como peça central, é necessário fazer investimentos significativos nessa ala aérea do porta-aviões para obter uma capacidade de ataque penetrante e de longo alcance que permitirá que esses porta-aviões operem em ambientes anti-acesso/negação de área”.
Hendrix também disse que a Marinha precisa examinar com atenção a combinação de forças entre as regiões do Atlântico e do Pacífico. Ele disse acreditar que uma capacidade submarina maior é necessária na região do Pacífico do que necessariamente no Atlântico, apesar do fato de que a principal ameaça naval russa é sua força submarina de ataque.
Ele observou o retorno da Marinha à construção de fragatas, com a fragata de mísseis guiados da classe Constellation agora em construção.
“Precisamos que a fragata seja uma fragata, fornecendo presença, escolta de comboio”, disse ele. “Não peça a cada fragata para ser um destróier e não peça a cada destróier para ser um cruzador e um Battleship – é o que temos feito nos últimos anos. Precisamos olhar para os combatentes de superfície pequenos, de pequena capacidade e pequenos e direcionar mais investimentos para saber se são tripulados ou não tripulados, voltando para poder operar em espaços pequenos e confinados, mas também construir mais plataformas a um custo mais barato.”
Hendrix indicou que vê o grupo de ataque de porta-aviões tradicional como precisando ser repensado.
“Eu veria a gente realmente partindo do testado e verdadeiro, o método padrão de um porta-aviões, dois cruzadores, quatro destróieres e dois submarinos de ataque”, disse ele. “Quero ver a frota do futuro parecer significativamente diferente da frota de hoje. Na verdade, se não, cometemos um erro estratégico nesse ponto.”
FONTE: Sea Power