FOTOS: Submarino NRP Arpão da Marinha Portuguesa atracado na Base Almirante Castro e Silva

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Nas fotos de Edson de Lima Lucas, o submarino NRP Arpão da Marinha Portuguesa atracado ao cais da Base Almirante Castro e Silva, na Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ).

Estavam atracados também dois submarinos brasileiros, o Tapajó e o Timbira (já desativado – observar a ausência do brasão “Tudo pela Pátria” na parte frontal da vela). Esta é a primeira vez que um submarino português visita o Rio de Janeiro.

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Marialva

Espectacular.

Camargoer.

Olá. Pensei que os Tupis já estavam baseados em Itaguaí.

Fernando "Nunão" De Martini

Até onde sei, os planos são esses.

Em julho de 2020 foi ativada a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), em Itaguaí, e em julho do ano seguinte (sempre aproveitando a efeméride dos aniversários de 106 e 107 anos da Força de Submarinos), foi transferido para lá o próprio Comando de Força de Submarinos (ComForS).

Já a comemoração dos 108 anos da Força de Submarinos foi na Base Almirante Castro e Silva mesmo.

https://www.marinha.mil.br/cm/forca-de-submarinos-comemora-108-anos-de-existencia

https://www.marinha.mil.br/noticias/comando-da-forca-de-submarinos-e-transferido-para-o-complexo-naval-de-itaguai

https://www.marinha.mil.br/dgdntm/node/206

Camargoer.

Pois é. Achei que o submarino português seria recebido em Itaguaí. Ainda, não entendi estes dois Tupis em Niterói. Estariam já em vias de baixa operacional, por isso atracados em Niterói?

EduardoSP

Deve ser por causa do apego da oficialidade à Cidade Maravilhosa.
Que graça tem morar em Itaguaí?

Leandro Costa

Prefiro Itaguaí do que o Rio hehehehe

Dali se chega rapidinho em Guaratiba, pode pegar um transporte pertinho para ir à Ilha Grande, Angra (não recomendo tanto), ou até mesmo esticar e ir até Paraty. Várias opções. Para o Rio… bem… pode vir para Niterói que é ‘menos pior,’ mas pouca coisa.

737-800RJ

Muito bonito!
Só precisam tomar cuidado com aquelas minas navais ao lado. Ou será que estão sem os detonadores ativados?
(Atenção: é uma piada)

Dalton

Belas fotos e em uma delas é possível ver o “Tapajó” que deverá ser oficialmente retirado de serviço após a incorporação do “Humaitá”, como aconteceu com o “Timbira” em fevereiro após a incorporação do Riachuelo em setembro do ano passado.
.
Arrisco um palpite que o submarino a contrabordo do “Tapajó” seja o próprio “Timbira”
não há identificação no “portaló” – e não o “Tupi” ou o “Tikuna” já que o “Tamoio” encontra-se ainda no AMRJ.

Glasquis 7

Com autorização de quem?

Dalton

Difícil Gladius, a marinha portuguesa tem um requerimento para apenas 2 submarinos
e os 2 que possui são relativamente jovens com mais de 20 anos de serviço pela frente
talvez 30 anos a exemplo do que ocorreu com o “Barracuda” de projeto francês que
durou 42 anos a base de muita manutenção, de 1968 a 2010.

MestreD'Avis

Dalton, pequena correção. A MP tem requerimento para 3 submarinos ou até 4. O ter apenas 2 deve-se ás carências do costume ($$$$) e á falta de vontade do governo

Dalton

Sim D’Avis, mas, a compra do terceiro submarino foi cancelada mais de 10 anos atrás o que tornou a marinha portuguesa uma de 2 submarinos, ou seja requerimento/condições de ter e manter de 2, embora o ideal fosse pelo menos 3 ou 4 como ocorreu durante um curto período de tempo na década de 1970.
.
abraços

MestreD'Avis

Exacto. Querer ter é uma coisa (3 ou até 4). Poder ter… são 2

MestreD'Avis

Algo mais capaz? Boa ideia, se convencer os Japoneses a venderem uns Soryu ou uns Taigei eu aceito!!! São considerados os melhores sub convencionais do mundo.
Ou se quiser dar um verdadeiro upgrade e oferecer 3 Virginias Block V e pagar eu também aceito! Liga para a US Navy

MestreD'Avis

Apenas curiosidade, mas porque vê isso? A Marinha Portuguesa tem 2 submarinos com 10 anos, porque iria comprar uma versão vitaminada (seja lá o que isso for) de um submarino com caapcidades equivalentes nos próximos 20?

MestreD'Avis

AIP? Mas os U214 da MP têm AIP!

EduardoSP

Alguém sabe para que serve aquela peça protuberante na lateral direita traseira do NRP Arpão? Não me recordo de ter visto esse tipo de peça em nenhum submarino. Estará relacionada ao AIP

Camargoer.

Olé Edu. Nao creio que tenha a ver com o AIP. Pode ser apenas um recurso hidrodinâmico

Dalton

Provavelmente a visão de vocês é melhor, porque não vi nada na tal lateral direita
traseira “protuberante” 🙁

MestreD'Avis

Aquela peça protuberante é o leme de profundidade. Não está na traseira, está perto da proa do submarino, mas estas fotos são tiradas da ré. Tem um de cada lado mas o outro não é visivel

Dalton

Se for realmente isso o Eduardo me deve desculpas, cheguei até a pegar uma lente de aumento para achar a “protuberância” ! 🙂

EduardoSP

Isso mesmo!
Não percebi que a foto era de trás para frente.
Depois que vc explicou consegui ver a pontinha do outro leme abaixo da “passarela” na ter eira foto.
Valeu.

Fernando "Nunão" De Martini

O nome usual é hidroplano. Leme é vertical.

Luis siusa

SERVI na BACS Em 1981.
S 10 , S 12 e S 13 classe Gappy.
Na época Portugal fez 10 sbs
O único problema que eram de Cortiça.
Não mergulhavam.
Atenção esse é uma antiga piada da Briosa
Hahaha

Tutor

No caso seremos o que nessa venda? A concessionária?

Mcruel

De todos os equipamentos militares, para mim, os submarinos são os mais difíceis de serem identificados… são muito semelhantes…

Somewhere In

Tenho alguma dificuldade, recorrente, em compreender a lógica dos comentários de muitos brasileiros em relação a Portugal. Primeiro, porque razão pensam que o que é bom para o Brasil é necessariamente bom para Portugal? Segundo, porque razão é que Portugal iria comprar um projeto de um submarino francês ao Brasil? Portugal faz parte com a França do mesmo espaço económico (sem barreiras alfandegárias) e da mesma aliança militar, a OTAN.

Viriato

Além de ter subs de fabrico Alemão, porquê trocar por Franceses ou Brasileiros???

Camargoer.

Olá Viriato. As tecnologias de submarinos de diferentes gerações, mesmo de mesma origem é tão grande quanto as diferença entre submarinos de diferentes origens. Por exemplo, os modelos 209 são tão diferentes do modelos 212/2014 quando são diferentes dos Scorpenes. Então, é razoável que um país que opere ou operava submarinos alemães, possa adotar submarinos franceses até para uso concomitante, como aconteceu com o Chile e Brasil. Um dos aspectos que ainda hoje onera a manutenção dos Tupi da MB é a exigência da aquisição de peças de um fornecedor exclusivo que representa o estaleiro alemão no Brasil, uma lição… Read more »

MestreD'Avis

Somewhere In, para além disso, a Espanha aqui ao lado também construiu a sua versão dos Scorpene. Não correu muito bem mas a verdade é que construiram
E o que as pessoas aqui do blog não sabem, ou fingemnão ser importante, é que o Arsenal do Alfeite é o unico na Europa fora da Alemanha certificado pela TKMS para fazer a manutenção dos U214. Significa que os Gregos e os Turcos não precisam de navegar até Kiel para fazer manutenção e podem viajar até Lisboa.

rui mendes

Os Gregos não sei, mas os Turcos já fazem a sua versão dos U-214, por isso para eles manutenção, é fácil.

J R

A marinha portuguesa esta muito feliz com seus subs alemães, se forem trocar, dificilmente mudariam de fornecedor.