Iniciada a construção do NApAnt ‘Almirante Saldanha’
Entrega do Navio de Apoio Antártico está prevista para 2025
O primeiro corte da chapa do casco do Navio de Apoio Antártico (NApAnt) “Almirante Saldanha” foi realizado, nesta terça-feira (09), nas instalações do Estaleiro Jurong Aracruz, situado em Aracruz-ES. A ação marca o início da construção do novo navio da Marinha do Brasil que atuará no Continente Antártico.
A chapa de aço cortada servirá para fabricar o primeiro de uma série de 12 blocos que, uma vez unidos, formarão o casco e a superestrutura do navio. A nova embarcação substituirá e realizará as mesmas missões do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, mas com capacidades aprimoradas para atender os requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base científica brasileira localizada na Ilha Rei George. Dessa forma, incrementará a participação do País nos processos de decisão sobre o destino daquela região.
Dotado de modernos e sofisticados sistemas, o NApAnt “Almirante Saldanha” propiciará maior capacidade de apoio às atividades do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que tem por objetivo a promoção de pesquisa científica diversificada e de alta qualidade na região Antártica, origem de fenômenos naturais que atingem o território nacional e influenciam a agricultura, a pecuária e as atividades pesqueiras.
O navio terá dimensões de 103,16 metros de comprimento, 18,5 metros de largura, 6,3 metros de calado e deslocamento de 6.804 toneladas. Com propulsão diesel-elétrica, poderá abrigar uma tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Sua construção tem a previsão de gerar cerca de 600 empregos diretos e 6.000 indiretos, além de fomentar a indústria local e a construção naval no País.
FONTE: Agência Marinha de Notícias
Quanto ao Ary Rongel, darão baixa, ou podem colocá-lo em outra função, como hidrografia?! A MB tem alguns navios mais antigos nessa função, de repente…
Este navio deverá substituir o “Ary Rongel”. A MB vai se mobilizar para adquirir outro navio para atender o PROANTAR, ou o NApAnt também substituirá o “Almirante Maximiano”?
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Em termos de Navio Hidroceanográfico, a MB necessita de outro navio, para complementar do “Vital de Oliveira”?
Bardini, O navio polar Almirante Maximiano, até onde sei, continuará em serviço nas OPERANTAR. O Ary Rongel apoia o navio polar, assim como o novo navio fará o mesmo, porém melhor. Sobre o Vital de Oliveira, há diversos outros navios hidrográficos que o complementam no Grupamento de Navios Hidroceanográficos, subordinado à DHN (Diretoria de Hidrografia e Navegação). A MB tem uma frota significativa de navios do tipo, não só nesse grupamento, mas também nos distritos navais. Veja no link abaixo todos os navios hidrográficos em serviço na última matéria que fizemos sobre todos os navios da Marinha, há cinco anos… Read more »
A questão era saber se novos Navios Hidroceanográficos vão ser adquiridos para complementar o “Vital de Oliveira” no futuro próximo, já que os demais estão bastante velhos. . No antigo PAEMB, a MB citava uma série de navios. O PAEMB morreu. Hoje, temos o “PROHIDRO”. O que é prioridade, em termos de “PROHIDRO”? NApAnt é uma resposta óbvia. O que será que vem em seguida, que deverá certamente complementar o “Vital de Oliveira”? . Na parte fluvial, a coisa ficou bem encaminhada de acordo com o que tinha do PAEMB. Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu): 2 Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) 100… Read more »
Poderiam também aproveitar esse estaleiro para construir navios de guerra como fragatas Fremm ou corvetas.
As proporções do novo navio são as mesma dos antecessores?
Não serão maiores!
O Ary Rongel possui 32 m de comprimento, 13.06 m de boca e 6.20 m de calado, enquanto o Almirante Maximiano possui comprimento de 93,4 metros e uma boca de 13,4 metros.
Marcos,
O comprimento do Ary Rongel é de 75,3m.
https://www.naval.com.br/ngb/A/A107/A107.htm
E quais as dos dois antecessores?
Você pode pesquisar aqui:
https://www.naval.com.br/ngb/
Valeu.
Lembro do antigo Alm Saldanha, onde meu irmão serviu e pude conhecer o navio junto com meu pai quando esteve em Paranaguá.
Um navio bem grande. Mostra que se quisermos podemos fazer qq coisa. Parabéns a MB.
Só se o Alexandre deixar. (não o Galante)
Não entendo essa vontade dos Oficiais da MB em se manter tão importantes, tão Deuses, tão donos da Marinha, esse barco também é meu, é nosso…..Porque novamente o nome do Almirante Saldanha ? não poderia ter esse navio o nome do Suboficial Carlos ou do 1 Sargento Roberto ? ambos morreram tentando apagar o incêndio na base Antártica em 2012, base essa que o navio servirá de apoio. Que falta de respeito com os Praças.