Foi divulgada recentemente a melhor imagem até agora de um dos protótipos do Xian KJ-600, avião embarcado chinês de alerta aéreo antecipado (AEW). O primeiro voo do KJ-600 ocorreu em 29 de agosto de 2020.

O KJ-600 é uma aeronave bimotor de asas dobráveis que pesa 25-30 toneladas e é propulsado por dois turbopropulsores FWJ-6C. O avião se assemelha muito ao E-2 Hawkeye da Northrop Grumman, que opera desde a década de 1960.

O KJ-600 é equipado com um avançado radar de varredura eletrônica ativa (AESA – Active Electronic Scanned Array). Ele terá alcance de 2.800 km, velocidade de 550 km/h, e será capaz de detectar alvos aéreos além de 480 km, rastreando até 250 alvos aéreos simultaneamente.

Foi relatado que o KJ-600 terá tripulação de 5-6 membros, incluindo o comandante e o copiloto, com os demais operando os sistemas de controle de combate e o radar.

Porta-aviões Fujian em acabamento no estaleiro de Jiangnan

O KJ-600 poderá orientar vários grupos de aeronaves em intercepção e combate aéreo e consolidar dados de múltiplas plataformas para auxiliar o emprego de mísseis de longo alcance.

A AEW de asa fixa embarcada vai integrar a ala aérea do novo porta-aviões chinês Fujian (Type 003) de 80.000 toneladas, equipado com catapultas eletromagnéticas, atualmente em término de construção.

Atualmente, os porta-aviões chineses Liaoning e Shandong dotados de rampa “ski-jump” e sem catapultas, empregam helicópteros na função AEW, os quais têm limitação de velocidade, altitude de voo e autonomia.

Na montagem abaixo, o Xian KJ-600 comparado ao Grumman E-C Hawkeye.

IMAGENS: Via @Rupprecht_A, no Twitter

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments