A Marinha da Índia, no domingo (14/5), disparou com sucesso um míssil de cruzeiro supersônico BrahMos do seu destróier de mísseis guiados INS Mormugao.

Notavelmente, foi o primeiro disparo do BrahMos feito pelo navio e conseguiu acertar o alvo (‘Bulls Eye’). O teste marca outro símbolo de ‘Aatmanibharta’ (autoconfiança e autossuficiência) e o poder de fogo da Marinha indiana no mar.

“O INS Mormugao, o mais novo destróier de mísseis guiados, atingiu com sucesso o ‘Bulls Eye’ durante seu primeiro disparo de míssil de cruzeiro supersônico BrahMos. O navio e sua potente arma, ambos autóctones, marcam outro símbolo brilhante de Aatmanirbharta e do poder de fogo da Marinha indiana no mar”, disse o Serviço em um comunicado.

Com o nome da histórica cidade portuária de Goa, na costa oeste, o INS Mormugao coincidentemente empreendeu sua primeira missão marítima em 19 de dezembro de 2021, quando Goa comemorou 60 anos de libertação do domínio português.

O majestoso navio do Projeto 15B mede 163m de comprimento e 17m de largura com um deslocamento de 7.400 toneladas e pode ser considerado um dos navios de guerra mais potentes construídos na Índia. É propulsionado por quatro potentes turbinas a gás, em configuração Combined Gas and Gas (COGAG), capazes de atingir velocidades superiores a 30 nós. A belonave possui recursos furtivos aprimorados, resultando em uma Seção Reta Radar (RCS) reduzida.

O Mormugao está repleto de armas e sensores sofisticados no ‘estado da arte’, como mísseis superfície-superfície e mísseis superfície-ar. O navio está equipado com um moderno sistema radar de vigilância que fornece dados de alvos para os sistemas de armas do navio.

As capacidades de guerra antissubmarino são fornecidas pelos lançadores de foguetes, lançadores de torpedos e helicópteros ASW desenvolvidos localmente. O navio está equipado para lutar em condições de guerra Nuclear, Biológica e Química (NBC)”, diz um comunicado oficial do Ministério da Defesa.

INS Mormugao, segundo destróier Project 15B

FONTE: ANI

NOTA DA REDAÇÃO: O BrahMos (também designado como PJ-10) é um míssil de cruzeiro supersônico ramjet de médio alcance que pode ser lançado de submarinos, navios, aviões ou terra. Ele é notavelmente o míssil de cruzeiro supersônico mais rápido do mundo (Mach 3+), com alcance de cerca de 500 km (270 milhas náuticas). O míssil é resultado de uma joint-venture entre a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) e a NPO Mashinostroyeniya da Federação Russa, que juntas formaram a BrahMos Aerospace. O nome BrahMos é um fusão dos nomes de dois rios, o Brahmaputra da Índia e o Moskva da Rússia.

Desde o final de 2004, o míssil passou por vários testes de uma variedade de plataformas, incluindo um teste terrestre da faixa de Pokhran no deserto, no qual a manobra evasiva ‘S’ em Mach 2.8 foi demonstrada para o Exército Indiano e um lançamento em que a capacidade de ataque terrestre a partir do mar foi demonstrada.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments