China verifica as capacidades de alto mar do grande destróier Type 055 no Mar da China Meridional, Pacífico Ocidental
Uma flotilha da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) concluiu um exercício de mar distante de um mês no Mar da China Meridional e no Pacífico Ocidental, um movimento que especialistas disseram demonstrar as capacidades de alto mar do destróier Type 055.
A flotilha, composta pelo destróier Type 055 Dalian e a fragata Type 054A Huangshan sob o Comando do Teatro Sul do PLA, retornou recentemente à base naval em Sanya, província de Hainan, no sul da China, após concluir um exercício de rotina com patrulhas de alerta de combate e exercícios conjuntos em regiões marítimas, incluindo o Mar da China Meridional e o Pacífico Ocidental, informou a China Central Television (CCTV) em 12 de maio.
Durante o exercício que durou 28 dias e se estendeu por mais de 8.000 milhas náuticas (14.816 quilômetros), a flotilha praticou mais de 20 disciplinas de treinamento orientadas para o combate, incluindo reabastecimento em tempo de guerra, defesa aérea e capacidades antissubmarino conjuntas superfície-ar, informou a CCTV.
“Nós nos concentramos em verificar o esforço da força de combate do novo Type 055 em campos amplos e novos, pois simulamos muitas emergências e situações perigosas durante práticas direcionadas que são próximas a ambientes realistas de campo de batalha”, disse Zhang Shuliang, um oficial da unidade de comando da flotilha, disse na reportagem.
Em um momento em que o Comando do Teatro do Norte do PLA tem enviado regularmente grandes destróieres Type 055 em comissões distantes além da primeira cadeia de ilhas para o Pacífico Ocidental a partir do norte, o Comando do Teatro do Sul do PLA mostrou que seus Type 055s também estão prontos para fazê-lo de o sul, disse um especialista militar baseado em Pequim ao Global Times, pedindo anonimato.
A PLA Navy incorporou oito destróieres Type 055 desde 2020, com quatro em serviço no Comando do Teatro do Norte e quatro no Comando do Teatro Sul, de acordo com relatos oficiais da mídia.
Ao contrário das partes do norte da primeira cadeia de ilhas, que são fortemente monitoradas e fortemente protegidas pelo Japão e pela ilha de Taiwan, suas partes ao sul no vasto Mar da China Meridional são relativamente mais soltas, disse o especialista.
Com a viagem de mais de 8.000 milhas náuticas, as embarcações podem alcançar muitos locais estrategicamente importantes onde os EUA estão acumulando suas forças para enfrentar militarmente a China, por exemplo, chegar a Guam pelo sul ou chegar às águas da Austrália, disseram observadores.
No início deste ano, o Hainan, o primeiro navio de assalto anfíbio Type 075 da PLA Navy, juntou-se a uma flotilha e conduziu um exercício em mar distante no Pacífico Ocidental pela primeira vez desde seu comissionamento em abril de 2021, juntamente com o grande destróier Type 055 Dalian. Ele navegou por mais de 30 dias em mais de 9.000 milhas náuticas no Mar da China Meridional e no Pacífico Ocidental.
Espera-se que tais exercícios em mar distante se tornem regulares e mais frequentes, à medida que a PLA Navy continua a ganhar capacidades em águas azuis, disseram especialistas.
Vídeo: A experiência a bordo do destróier Nanchang, o primeiro Type 055
FONTE: Global Times