O Ulyanovsk (em russo: Улья́новск, IPA: [ʊˈlʲjanəfsk]), designação soviética Projeto 1143.7, foi um porta-aviões cuja construção foi iniciada em 25 de novembro de 1988 como o primeiro de uma classe de superporta-aviões nucleares soviéticos. Ele tinha como objetivo oferecer, pela primeira vez, uma verdadeira capacidade de aviação naval em águas azuis para a Marinha Soviética. O navio teria sido equipado com catapultas a vapor capazes de lançar aeronaves totalmente carregadas, representando um avanço significativo em relação à classe Kuznetsov, que só podia lançar aeronaves menos carregadas a partir de suas rampas. No entanto, a construção do Ulyanovsk foi interrompida em cerca de 40% após a dissolução da União Soviética em 1991.

História

O Escritório de Projeto de Engenharia Nevsky da União Soviética desenvolveu o cruzador de aeronaves pesado de terceira geração Kuznetsov com o caça Su-33 na década de 1980 (projeto 1143.5/ordem 105) e o porta-aviões Varyag (projeto 1143.6/ordem 106). Ao mesmo tempo, em dezembro de 1984, começou a construção do cruzador de aeronaves pesado de propulsão nuclear de grande escala de quarta geração. O número do projeto era “Projeto 1143.7” e o projeto preliminar foi concluído em 1986. Em 25 de novembro de 1988, a “Ordem 107” chamada Ulyanovsk foi transferida para o estaleiro, que estava encarregado da construção no Estaleiro do Mar Negro.

Para isso, o governo soviético alocou recursos para realizar a segunda transformação técnica em larga escala do Estaleiro do Mar Negro, incluindo a construção de uma oficina de montagem e soldagem, permitindo que o casco fosse aumentado em seções para 200 toneladas; Um caminhão-plataforma autopropelido de 350 toneladas foi construído e uma pista de transporte da nova oficina até a rampa foi construída; o comprimento da rampa nº 0 foi aumentado em 30 metros; foi construída uma plataforma horizontal ao lado da rampa com um peso total de 1.700 toneladas. A rampa e a plataforma foram instaladas. Dois guindastes de pórtico, cada um com capacidade de elevação de 900 toneladas, e outros guindastes novos foram instalados, de modo que o número de guindastes usados em toda a rampa chegou a 10; Um canal do Rio Liman foi concluído para garantir que o Ulyanovsk pudesse navegar no futuro.

Fim

Devido à dissolução da União Soviética, o financiamento da Ucrânia era insuficiente e o plano de construção do porta-aviões foi suspenso. Em novembro de 1991, o Ulyanovsk estava apenas 40% completo.

O segundo navio “Projeto 1143.8” originalmente planejado para ser construído também foi cancelado ao mesmo tempo.

O Ulyanovsk foi baseado no Projeto 1153 Orel de 1975, que não passou da fase de projeto. O nome comissionado inicialmente seria Kremlin, mas foi posteriormente dado o nome Ulyanovsk em referência à cidade soviética de Ulyanovsk, que originalmente se chamava Simbirsk, mas foi renomeada em homenagem ao nome original de Vladimir Lênin, pois ele nasceu lá.

Ele teria um deslocamento de 85.000 toneladas (maior que os antigos porta-aviões da classe “Forrestal”, mas menor que os contemporâneos da classe “Nimitz” da Marinha dos Estados Unidos). O Ulyanovsk seria capaz de lançar a gama completa de aeronaves de porta-aviões de asa fixa, pois estava equipado com duas catapultas, além de uma proa “ski-jump” . A configuração seria muito semelhante aos porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos, mas com a prática típica soviética de adicionar lançadores de mísseis antinavio (ASM) e mísseis superfície-ar (SAM). Seu casco foi iniciado em 1988, mas a construção foi cancelada com 40% de conclusão em janeiro de 1991 e uma segunda unidade planejada nunca foi iniciada.

De acordo com o Decreto nº 69-R de 4 de fevereiro de 1992, assinado pelo Primeiro Vice-Primeiro-Ministro da Ucrânia Kostyantyn Masyk, em 5 de fevereiro de 1992, o desmonte das estruturas do casco do navio começou. Em 29 de outubro de 1992, a rampa estava livre e o navio (Ordem 107) deixou de existir.

Grupo aéreo

O grupo aéreo do Ulyanovsk seria composto por 68 aeronaves com a seguinte composição planejada:

  • 44 caças, uma combinação de caças Sukhoi Su-33 (Su-27K) e Mikoyan MiG-29K
  • 6 aeronaves de alerta antecipado Yakovlev Yak-44 RLD
  • 16 helicópteros Kamov Ka-27 para guerra antissubmarino 2 helicópteros de busca e resgate marítimo Ka-27PS

O navio era equipado com duas catapultas a vapor “Mayak” fabricadas pela fábrica Proletarian, uma rampa de esqui e 4 sistemas de parada. Para armazenar as aeronaves, havia um convés de hangar de 175 × 32 × 7,9 metros com as aeronaves elevadas para o convés de voo por 3 elevadores com capacidades de carga de 50 toneladas (dois a boreste e um a bombordo). A popa abrigava o sistema de orientação ótica de pouso “Luna”.

Sukhoi Su-33 (Flanker-D)
MiG-29K

FONTE: Wikipedia

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