A Marinha da Ucrânia incorporou hoje (26/5) mais uma embarcação da classe Gyurza (project 58155), batizada com o nome “Bucha”. O seu nome é uma homenagem à cidade da periferia de Kyiv que foi duramente atacada durante os primeiros dias da invasão russa no ano passado.

A ‘Bucha’ pertence à classe Project 58155 Gyurza-M, que é formada por pequenas embarcações de patrulha costeira. As duas primeiras unidades foram produzidas pelo estaleiro Kuznia na Rybalskomu (anteriormente Leninska Kuznia) em outubro de 2012. Originalmente, estava planejado construir nove dessas embarcações até 2017. Em dezembro de 2013, o Ministério da Defesa rescindiu seu contrato.

Em meados de 2014, a construção da classe Gyurza-M foi retomada e os dois primeiros navios foram lançados no final de 2015. Em dezembro de 2016, eles se juntaram oficialmente à Marinha Ucraniana. O novo contrato para vinte navios deveria ser concluído até 2020.

As embarcações da classe Gyurza-M são unidades leves que deslocam aproximadamente 50 toneladas. O armamento é composto por dois módulos de combate remotamente controlados tipo Katram-M ou KAU-30M. Cada módulo possui um canhão de 30mm, um lançador de granadas, uma metralhadora 7,62mm e dois ATGM (ver imagem abaixo). Além disso, as unidades podem levar MANPADS tipo Igla contra ameaças aéreas.

Segundo o site Oryx a Ucrânia perdeu cinco delas e pelo menos quatro foram capturadas pelos russos na tomada das localidades de Berdyansk e Mariupol.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments