ENS Al Qahhar (905)

Em 26 de maio, a thyssenkrupp Marine Systems entregou uma fragata à Marinha da República Árabe do Egito. É a segunda de uma série de quatro fragatas MEKO A-200 EN. A cerimônia em Bremerhaven, que contou com a presença de altos oficiais da Marinha egípcia e alemã, também incluiu a nomeação do navio. O Comandante-em-Chefe da Marinha Egípcia, Vice-Almirante Ashraf Ibrahim Atwa, nomeou o navio “Al Qahhar”, que significa “O Subjugador Irresistível”.

“Este projeto é considerado um modelo para muitos países no campo da industrialização militar conjunta”, afirmou o vice-almirante Atwa. “Hoje, com a entrega da fragata ‘Al Qahhar’, nosso projeto chegou à metade do caminho.”

“Com a cerimônia de entrega de hoje, adicionamos mais um destaque ao excelente relacionamento entre a Marinha Egípcia e a thyssenkrupp Marine Systems”, disse Paul Glaser, CFO da thyssenkrupp Marine Systems. “A cooperação contínua em navios de superfície navais e submarinos é um dos pilares da parceria de longo prazo entre nossos dois países. O navio de primeira classe ‘Al-Aziz’ (904) já está em serviço e desde então provou suas capacidades técnicas e confiabilidade, e seu navio irmão ‘Al Qahhar’ terá o mesmo sucesso.”

Em sua classe, o MEKO A-200 EN é um dos navios de guerra mais poderosos em serviço atualmente. As embarcações de última geração têm mais de 121 metros de comprimento, 16 metros de largura e velocidade máxima de mais de 29 nós. Com um design furtivo, as fragatas são dedicadas a assumir o papel da nova plataforma central de combate da Marinha egípcia. Cada navio possuirá uma extensa gama de capacidades defensivas e ofensivas.

No total, a República Árabe do Egito encomendou quatro embarcações estruturalmente idênticas, sendo as três primeiras unidades produzidas na Alemanha e a quarta construída pela Alexandria Shipyard, no Egito. O contrato de construção foi assinado em setembro de 2018.

As obras de construção da “Al Qahhar” começaram em dezembro de 2019, com quilha lançada em março de 2020 e lançamento em agosto de 2021. Ela iniciará a jornada para seu porto de origem em Alexandria em alguns dias. O próximo marco deste projeto será a entrega da terceira embarcação da série, “Alqadeer”, ainda este ano.

Três primeiras fragatas MEKO A-200 EN em construção na Alemanha
Quarta fragata Meko A-200 EN em construção no Egito

DIVULGAÇÃO: thyssenkrupp Marine Systems

Subscribe
Notify of
guest

170 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments