Porta-aviôes USS Gerald R. Ford (CVN 78) saindo de Oslo, Noruega - 29 de maio de 2023

Os aliados Finlândia e Noruega e a parceira Suécia sediarão o Arctic Challenge Exercise multinacional de 29 de maio a 9 de junho de 2023.

Embora este não seja um evento da OTAN, a aliança estará participando junto com 14 países diferentes. O ACE foi lançado em 2013 e é realizado a cada dois anos.

O exercício envolverá participantes da Holanda, Bélgica, Reino Unido, Itália, Canadá, França, Alemanha, Suíça, Dinamarca, República Tcheca e Estados Unidos, além da OTAN com suas aeronaves AWACS.

Cerca de 2.700 militares são esperados para participar. A Noruega participará do exercício com seu caça F-35 Lightning II e sistema antiaéreo NASAMS III.

No total, os exercícios serão realizados em quatro bases: Ørland na Noruega, Kallax na Suécia, Rovaniemi e Pirkkala na Finlândia.

O ACE 23 também é uma oportunidade para treinar cooperação e interoperabilidade entre caças de 4ª e 5ª geração. Este ano, o exercício também aprofundará a cooperação internacional entre parceiros no domínio aéreo do Extremo Norte.

A edição deste ano é considerada pelos organizadores como especialmente importante à medida que a guerra russa na Ucrânia avança.

O que é o exercício Artic Challenge?

Porta-aviôes USS Gerald R. Ford (CVN 78) em Oslo, Noruega

O ACE faz parte da cooperação NORDEFCO entre Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca. Este grande exercício nórdico começou como uma colaboração lançada em 2008 chamada Cross Border Training.

As Forças Aéreas das nações nórdicas realizam regularmente treinamento transfronteiriço combinado relacionado ao combate aéreo, operado a partir de suas bases. O objetivo era que as nações nórdicas praticassem juntas e além das fronteiras de seus países.

Desde então, o exercício cresceu para incluir ainda mais nações aliadas. É uma oportunidade única para as nações praticarem em áreas de treinamento maiores e com outras aeronaves.

O porta-aviões dos EUA, o USS Gerald R. Ford, chegou a Oslo na semana passada, tornando-se o mais recente navio de guerra da Marinha dos EUA, o primeiro flattop dos EUA, a visitar a Noruega em mais de seis décadas.

Embora não tenha sido confirmado, há rumores de que o porta-aviões irá para o norte para participar de alguns tipos de exercícios de treinamento com seus parceiros noruegueses e possivelmente outros da OTAN.

O USS Gerald R. Ford é o maior navio de guerra já construído. Leva uma tripulação de 4.500 americanos junto com 75 aeronaves, incluindo caças e mais de uma dúzia de helicópteros, e outras embarcações de ataque.

FONTE: alaturkanews.com

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments