A Marinha Real do Reino Unido está estudando a introdução de sistemas de lançamento e recuperação de aeronaves a bordo de seus dois porta-aviões da classe ‘Queen Elizabeth’ (QEC) para “abrir” o convés de voo para uma gama mais ampla de sistemas aéreos tripulados e não tripulados

Falando na conferência ‘Combined Naval Event 2023’ dos Líderes de Defesa em Farnborough em 24 de maio, o Coronel Phil Kelly, Chefe do Carrier Strike e Aviação Marítima da Royal Navy da Diretoria de Desenvolvimento da Marinha Real, delineou uma ambição de instalar o equipamento de parada e o equipamento de lançamento assistido como parte de uma visão mais ampla da Future Maritime Aviation Force (FMAF). O FMAF é um programa de várias vertentes que explora o campo generalizado da aviação não tripulada em toda a frota de superfície, com foco específico na futura aviação embarcada.

Em sua configuração atual, o arranjo do convés de voo dos QEC – com um ski jump de 12,5 graus instalada à proa e um convés de recuperação vertical deslocado para bombordo – foi moldado pela operação e suporte de um único tipo de aeronave de asa fixa – o caça F-35B Lightning II (STOVL) de decolagem curta e pouso vertical. Nenhuma máquina de lançamento assistido ou parada está instalada.

Projeto Ark Royal

De acordo com o coronel Kelly, uma vertente do FMAF – conhecida como Projeto Ark Royal – está explorando opções para a introdução em fases de equipamentos de lançamento e recuperação de aeronaves para permitir a operação de sistemas de ataque e suporte não tripulados de alto desempenho e aeronaves tripuladas potencialmente de asa fixa.

“Estamos procurando mudar de STOVL para STOL [short takeoff but arrested recovery], depois para STOBAR [short takeoff but arrested recovery] e depois para CATOBAR [catapult assisted takeoff but arrested recovery]. Estamos olhando para uma progressão demonstrável que distribui o custo financeiro e melhora gradualmente a capacidade.” – Coronel Phil Kelly, Chefe do Carrier Strike e Aviação Marítima da Royal Navy.

O primeiro passo seria aumentar o comprimento disponível para o lançamento não assistido de sistemas aéreos não tripulados. “Em novembro, vamos [lançar] uma aeronave Mojave [STOL] do convés de voo na costa leste dos EUA”, disse o coronel Kelly. “Esta aeronave pode decolar em 100 metros de pista, o suficiente para o teste [mas] já realizamos o trabalho de design para adicionar sponsons e disponibilizar uma corrida completa de 213,5 metros.”

A próxima etapa seria introduzir um sistema de recuperação no projeto QEC. Prevê-se que o grande UAS de asa fixa planejado no FMAF – uma capacidade persistente conhecida como Vixen – dependeria de alguma forma de sistema de recuperação.

Uma etapa final seria adicionar um sistema de lançamento assistido. “Adicionar catapultas nos permitiria operar a aeronave mais pesada que você pode imaginar”, disse o coronel Kelly.

O Naval News entende que várias opções de sistema de lançamento e recuperação assistida já foram revisadas no Projeto Ark Royal. Isso inclui o Sistema Eletromagnético de Lançamento de Aeronaves e o equipamento Advanced Arrestor Gear sendo entregues pela General Atomics para os porta-aviões da classe CVN 78 da Marinha dos EUA e o próprio demonstrador de Tecnologia de Indução Cinética Eletromagnética do Reino Unido (desenvolvido pela GE Power Conversion).

O plano FMAF permanece pré-decisório nesta fase. O trabalho continua para explorar capacidades, realizar experimentos e reunir evidências para informar a próxima Integrated Review do Reino Unido em 2025.

FONTE: Naval News

NOTA DA REDAÇÃO: Após a Revisão Estratégica de Defesa e Segurança de 2010, o governo britânico pretendia adquirir a versão F-35C, e adotou planos para que o Prince of Wales fosse construído com uma configuração de catapultas.

Mas depois que os custos projetados do sistema CATOBAR chegaram ao redor de duas vezes a estimativa original, o governo anunciou em 10 maio de 2012 que adotaria a configuração STOVL, de decolagem curta e pouso vertical.

Nas imagens abaixo, a proposta original da versão CATOBAR dos “Queen Elizabeth” operando o F-35C, diferente da configuração atual que opera com o F-35B.

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