Peru encomenda mais dois navios-patrulha da STX para sua Guarda Costeira
A empresa de comércio geral da Coreia do Sul STX anunciou que ganhou um contrato para produzir dois navios de patrulha adicionais para a Guarda Costeira Peruana
De acordo com o comunicado à imprensa, o governo peruano gastará 45 bilhões de wons coreanos (US$ 36 milhões) somente neste projeto.
A STX forneceu anteriormente um total de seis navios de patrulha marítima ao Peru desde 2013 e, com este pedido, espera-se fornecer os 7º e 8º barcos de patrulha.
“Nossa empresa garantiu uma posição firme no mercado peruano de defesa. Entregas anteriores de navios de patrulha marítima ajudaram a aumentar a taxa de repressão à pesca ilegal ao longo da costa peruana de apenas 1% para mais de 15%.”
STX
Os novos navios-patrulha terão 56,4 metros de comprimento, 8,5 metros de largura e velocidade máxima de 23 nós ou 42,6 quilômetros por hora com deslocamento de 500 toneladas. Esses barcos serão movidos por 2 motores a diesel Caterpillar 3516C HD, que produzem aproximadamente 3.400 shp de empuxo no total.
As embarcações serão equipadas com uma Typhoon RCWS (Remote Controlled Weapon Stations) de 30 mm e dois conjuntos de metralhadoras MiniTyphoon de 12,7 mm. Ele também será equipado com uma plataforma Toplite EOS (Electro-Optical, Surveillance and Reconnaissance) que ajuda o navio a proteger melhor a costa do Peru, reprimindo a pesca ilegal e o contrabando de drogas, além de desempenhar um papel importante na prevenção do terrorismo marítimo.
Para este contrato, a STX fará parceria com o Estaleiro SIMA, estaleiro peruano com patrimônio centenário e que administra a maior parte dos navios do Governo peruano. A STX participará do projeto dos navios e do fornecimento de peças-chave para o Peru, enquanto a SIMA construirá localmente o navio sob a supervisão da STX. Os dois navios serão construídos e entregues à Guarda Costeira peruana no primeiro semestre de 2025, segundo o comunicado de imprensa.
Além disso, a STX está focada em futuras oportunidades de negócios em países latino-americanos, devido muito à sua vasta experiência na construção local de navios e entrega pontual. A STX também espera que haverá uma grande necessidade de navios de patrulha nesta região em geral na próxima década, já que o contrabando de drogas e a pesca ilegal se tornaram um problema sério na região.
FONTE: Naval News