Situação atual dos navios de assalto anfíbio da Marinha dos EUA
Por Franz A. Neeracher
Depois da matéria sobre o status dos porta aviões da Marinha dos EUA, chegou a hora dos navios de assalto anfíbio.
Os navios de assalto anfíbio da Marinha dos Estados Unidos são embarcações projetadas para transportar tropas, equipamentos e veículos de combate, além de apoiar operações anfíbias. Esses navios são projetados para operar em diversas missões, desde o desembarque de fuzileiros navais e forças terrestres até operações de ajuda humanitária e resgate de reféns.
Existem dois principais tipos de navios de assalto anfíbio em serviço na Marinha dos EUA: os navios de assalto anfíbio da classe “Wasp” (LHD) e os navios de assalto anfíbio da classe “America” (LHA). Ambas as classes têm características semelhantes, mas diferem em alguns aspectos.
Os navios de assalto anfíbio da classe Wasp, como o USS Wasp (LHD-1) e o USS Essex (LHD-2), são maiores e mais antigos. Esses navios têm uma capacidade considerável de transporte de aeronaves e tropas, além de contar com sistemas de combate e de defesa aérea. A classe “Wasp” pode transportar helicópteros de assalto, aeronaves de decolagem vertical, como o MV-22 Osprey e o F-35B Lightning II, e até mesmo veículos anfíbios, como os veículos de assalto anfíbio (AAV) e os tanques anfíbios.
Já os navios de assalto anfíbio da classe America, como o USS America (LHA-6) e o USS Tripoli (LHA-7), foram projetados com uma configuração ligeiramente diferente, sem doca alagável na popa. Eles têm uma área de convés maior, que permite operações aéreas mais flexíveis e uma maior capacidade de transporte de aeronaves. A classe “America” é otimizada para a operação de aeronaves de decolagem curta e pouso vertical, como o F-35B e o MV-22 Osprey. Esses navios também possuem sistemas de combate e defesa aérea para proteção própria.
A partir do USS Bougainville LHA – 8, atualmente em fase final de construção, os navios dessa classe voltarão a contar com uma doca alagável, assim como o futuro USS Fallujah – LHA 9, cuja construção já foi iniciada.
Tanto os navios da classe “Wasp” quanto os da classe “America” são altamente versáteis e fornecem uma plataforma robusta para as operações anfíbias. Eles podem projetar poder de combate em terra por meio do desembarque de tropas e veículos, fornecer apoio de fogo, conduzir operações especiais e realizar missões humanitárias. Esses navios desempenham um papel fundamental nas capacidades de projeção de poder dos Estados Unidos e são essenciais para a prontidão e a capacidade de resposta da Marinha e dos Fuzileiros Navais dos EUA.
A seguir, conheça os últimos acontecimentos como comissões, manutenção ou manobras dos navios, atualizados até a publicação deste post.
USS Wasp – LHD 1
Passou por um período de manutenção no estaleiro da BAE Systems em Norfolk, Virgínia.
Depois dos costumeiros testes no mar, o USS Wasp visitou New York para as comemorações do Fleet Week, evento realizado anualmente em várias cidades do país.
No momento o USS Wasp encontra-se na sua base em Norfolk e irá em breve iniciar um período de treinamento para uma futura comissão.
USS Essex – LHD 2
Encontra-se num período de manutenção no estaleiro da BAE Systems em San Diego.
USS Kearsarge – LHD 3
O USS Kearsarge participou de uma longa comissão entre de Março até Outubro de 2022, que fez o navio passar todo o tempo nos mares do norte da Europa.
Além das tradicionais manobras com marinhas de países aliados, o USS Kearsarge visitou vários portos como Brest, Estocolmo, Helsinque, Riga, Tromso, Gidnya, Talin e Klaipeda.
Depois do retorno à sua base em Norfolk seguido de um período de descanso, o navio foi para o Depósito de Munições Navais em Earle/NJ descarregar munições.
Em fevereiro entrou no estaleiro da BAE Systems para um longo período de manutenção que durará provavelmente até fins de 2024.
USS Boxer – LHD 4
Encontra-se em estágio avançado de treinamento ao largo da costa da Califórnia, deverá partir em breve para uma longa comissão.
USS Bataan – LHD 5
Também encontra-se em estágio avançado de treinamento ao largo da costa leste dos EUA. Esteve em duas ocasiões no Depósito de Munições Navais em Earle/NJ para carregar munições. Partirá brevemente para uma longa comissão.
USS Iwo Jima – LHD 7
Está passando por um período de manutenção no Estaleiro da NASSCO em Norfolk. A expectativa é que os trabalhos sejam completados em Julho.
USS Makin Island – LHD 8
Acabou de voltar para a sua base em San Diego depois de uma comissão de sete meses pelo Pacífico. Participou de várias de manobras com marinhas de países aliados como MAREX, CARAT e COBRA GOLD.
Como sempre nessas ocasiões, vários portos foram visitados como Guam, Pearl Harbor, Sasebo, Manila, Subic Bay, Singapura, Busan e Laem Chabang.
Previsto para entrar brevemente para um período de manutenção no estaleiro da BAE Systems.
USS America – LHA 6
Único LHA/LHD baseado no Japão, o USS America partiu de sua base em Sasebo e encontra-se em patrulha e manobras no Pacífico. Recentemente visitou Osaka, Manila e Okinawa.
USS Tripoli – LHA 7
No momento na sua base em San Diego e em treinamento ao largo da costa Oeste.