A alemã Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) e a indiana Mazagon Dock Shipbuilders Limited assinaram um Memorando de Entendimento destinado a levar à construção de uma nova classe de submarinos indianos. O projeto surgiu quando o ministro da Defesa da Alemanha visitou a Índia e a região do Indo-Pacífico na semana passada, após uma visita anterior do chanceler alemão Olaf Scholz à Índia em fevereiro, enquanto buscavam estreitar os laços com a região.

Nos termos do acordo assinado em Mumbai, na Índia, no dia 7 de junho, as duas empresas pretendem cooperar na construção dos novos submarinos não nucleares. A TKMS será responsável pela engenharia, design e suporte de consultoria, enquanto a Mazagon Dock Shipbuilders se encarregará da construção e entrega.

As embarcações seriam construídas na Índia, de acordo com a iniciativa “Make in Inda” do primeiro-ministro Narendra Modi. A TKMS observou que haveria “conteúdo local significativo” para a construção. As autoridades observaram que a construção dos submarinos na Índia também ajudaria a manter os custos de construção mais baixos.

Oficialmente, o MoU deve explorar um projeto de construção que ainda está sujeito a um processo de licitação oficial do governo indiano. No entanto, acredita-se amplamente que eles concordaram em construir pelo menos quatro navios em conjunto com relatos da mídia estabelecendo o valor do acordo em mais de US$ 5 bilhões.

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, destacou o acordo de cooperação mais estreita entre Alemanha, Índia e outros parceiros importantes da região durante sua viagem ao Indo-Pacífico. O chanceler alemão Scholz também citou a necessidade de estreitar os laços entre a Alemanha e a Índia, anunciando planos para novas leis alemãs para ajudar no processo. Pistorius disse que eles estavam processando as etapas na Alemanha e instou Delhi a seguir o modelo da Austrália e do Japão para fortalecer os laços com a Alemanha.

Submarino Type 216 da TKMS

Segundo Pistorius, a Índia manifestou interesse na entrega de seis submarinos de fabricação alemã. “Isso pode se tornar um projeto farol”, disse Pistorius após a reunião com seu homólogo, que também contou com a presença de representantes da indústria de defesa alemã.

A TKMS destaca que trabalhou anteriormente com a Índia construindo quatro submarinos HDW Classe 209 na década de 1980. O primeiro e o segundo desses submarinos foram construídos pela empresa então conhecida como HDW em Kiel, e o terceiro e o quarto pela Mazagon Dock Shipbuilders em Mumbai. Todos os quatro navios foram comissionados com sucesso na Marinha Indiana e continuam a servir como meios de linha de frente na frota submarina da Marinha Indiana baseada em Mumbai. O projeto, no entanto, esteve atolado em acusações de corrupção e encerrou a cooperação entre os dois países.

“Os submarinos que construímos na década de 1980 ainda estão em serviço hoje. Estamos muito orgulhosos disso e seria um prazer continuar contribuindo para a segurança nacional da Índia no futuro”, disse Oliver Burkhard, CEO da Thyssenkrupp Marine Systems.

O novo acordo exige submarinos convencionais de propulsão independente do ar. A Marinha Indiana possui atualmente 16 submarinos convencionais, mas 11 deles têm mais de 20 anos. Além disso, a Índia possui 2 SSBN com mais 2 em construção.

A Mazagon Dock Shipbuilders em 2021 lançou o quinto de uma série de submarinos Scorpene sendo construídos como parte das iniciativas Make in India. O quarto submarino Velva foi entregue à Marinha da Índia em novembro de 2020. A Índia pretende continuar a modernizar sua frota, adicionando novas tecnologias por meio do acordo com a Alemanha.

FONTE: The Maritime Executive

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