Marinha da Índia: Operações combinadas dos porta-aviões INS ‘Vikramaditya’ e INS ‘Vikrant’
Oceano Índico – A Marinha da Índia exibiu no dia 10 de junho suas formidáveis capacidades marítimas com uma exibição espetacular de operações com seus porta-aviões e o desdobramento coordenado de mais de 35 aeronaves no Mar da Arábia. Esta demonstração de proeza naval ressalta o compromisso da Índia em proteger seus interesses nacionais, manter a estabilidade regional e promover parcerias cooperativas no domínio marítimo.
Também atinge um marco significativo na busca da Marinha da Índia de aumentar a segurança marítima e a projeção de poder no Oceano Índico e além. O exercício envolveu a integração perfeita dos dois porta-aviões INS Vikramaditya e o INS Vikrant de construção local, juntamente com uma frota diversificada de navios, submarinos e aeronaves, mostrando a experiência tecnológica da Índia no domínio marítimo.
INS Vikramaditya e INS Vikrant, peças centrais do exercício, servem como ‘aeródromos soberanos flutuantes’, fornecendo uma plataforma de lançamento para uma ampla gama de aeronaves, incluindo caças MiG-29K, helicópteros MH60R, Kamov, Sea King, Chetak e ALH. Essas bases móveis podem ser posicionadas em qualquer lugar, permitindo maior flexibilidade de missão, resposta oportuna a ameaças emergentes e operações aéreas sustentadas para proteger nossos interesses nacionais em todo o mundo. Além disso, eles fornecem aos nossos amigos a garantia de que a Marinha da Índia é capaz e está pronta para atender às nossas necessidades de segurança ‘coletiva’ na região.
A demonstração bem-sucedida de operações de grupo de batalha de dois porta-aviões serve como um poderoso testemunho do papel central do poder aéreo baseado no mar em manter a superioridade marítima. À medida que a Índia continua a fortalecer seu aparato de segurança, a importância dos porta-aviões permanecerá primordial na formação da estratégia de defesa do país e na promoção da estabilidade regional.
VÍDEO: INS ‘Vikramaditya’ e INS ‘Vikrant’ operando juntos
FONTE: Marinha Indiana
VEJA TAMBÉM:
Caças Sukhoi Su-30MKI da Índia realizam missão antinavio de longa duração no Oceano Índico