O USS Gerald R. Ford (CVN-78) agora está operando no Mar Mediterrâneo, de acordo com “ship spotters”.

A nau capitânia do Gerald R. Ford Carrier Strike Group foi flagrada passando pelo Estreito de Gibraltar na quinta-feira. A presença do navio no Mar Mediterrâneo marca o retorno de um porta-aviões dos EUA à massa de água.

A Marinha dos EUA manteve uma presença de porta-aviões no Mar Mediterrâneo entre dezembro de 2021 e abril de 2023, quando o USS George H.W. Bush saiu em abril, como parte de sua resposta à Guerra Russo-Ucrânia.

O Ford é agora o terceiro porta-aviões a entrar no Mediterrâneo desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, juntando-se ao Bush e ao USS Harry S. Truman (CVN-75).

O Ford desdobrou-se com o restante do grupo de ataque em maio para sua primeira missão mundial. Seus planos eram continuar a presença no Mediterrâneo, informou o USNI News anteriormente.

“Nossa presença no mar durante todo o desdobramento garantirá aos nossos aliados e parceiros que as rotas marítimas permanecerão abertas, e nossas operações conjuntas demonstrarão nosso compromisso com a interoperabilidade e a estabilidade marítima”, disse o contra-almirante Greg Huffman, comandante do Carrier Strike Group 12, disse no comunicado de imprensa da Marinha anunciando o desdobramento.

Durante o mês de viagem ao Mediterrâneo, o Ford fez escala em Oslo, na Noruega. Ficou sob o comando da OTAN enquanto navegava no Círculo Polar Ártico.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments