Submersível desaparece perto do naufrágio do ‘Titanic’; busca por 5 a bordo em andamento
Um submersível explorando os destroços do Titanic desapareceu no domingo (18/6) na costa sudeste do Canadá, desencadeando um esforço de busca no Atlântico Norte pelas cinco pessoas a bordo, que os socorristas estimam ter três a quatro dias de suporte de vida disponível.
A Guarda Costeira começou sua busca depois que o submersível perdeu contato com o navio de pesquisa canadense Polar Prince durante um mergulho que ocorreu a 900 milhas a leste de Cape Cod na manhã de domingo. O submersível foi projetado para armazenar 96 horas de oxigênio de emergência em caso de calamidade, disse o contra-almirante da Guarda Costeira John Mauger na segunda-feira em uma coletiva de imprensa.
“Prevemos que há algo entre 70 e 96 horas disponíveis neste momento”, disse Mauger. “Estamos usando esse tempo, fazendo o melhor uso de cada momento desse tempo, para localizar a embarcação.”
O mergulho foi organizado pela OceanGate Expeditions, uma empresa privada de pesquisa e turismo. Entre os cinco passageiros a bordo do submersível estavam um comandante que pilotava o navio e quatro “especialistas da missão” que pagaram para participar da expedição, segundo Mauger.
A OceanGate alertou a Guarda Costeira sobre o desaparecimento da embarcação na tarde de domingo, depois que o contato foi perdido cerca de uma hora e 45 minutos após o mergulho. A OceanGate Expeditions disse em comunicado que estava “mobilizando todas as opções” para resgatar as pessoas a bordo e que “todo o seu foco está nos tripulantes do submersível e em suas famílias”.
Uma aeronave C-130 da Guarda Costeira e um avião P-8 canadense equipado com sonar subaquático estão procurando o submersível desaparecido. Esperava-se que um C-130 adicional da Guarda Nacional de Nova York se juntasse à busca aérea na noite de segunda-feira. Empresas comerciais da região também estão auxiliando na busca.
Terceiro dia de buscas
Enquanto a busca pelo submersível que desapareceu no Atlântico Norte na exploração dos destroços do Titanic entra em seu terceiro dia, equipes de resgate e oficiais estão preocupados com a diminuição do suprimento de oxigênio de emergência que logo acabará para as cinco pessoas presas a bordo do navio.
A busca continua na terça-feira depois que o submersível de águas profundas, apelidado de Titan, perdeu contato com o navio de pesquisa canadense Polar Prince durante um mergulho a 900 milhas a leste de Cape Cod na manhã de domingo. Autoridades disseram que cerca de 70 a 96 horas de oxigênio estão disponíveis a bordo.
A Guarda Costeira está concentrando sua busca em cerca de 3.000 milhas quadradas na manhã de terça-feira, disse Briana Carter, porta-voz da Guarda Costeira.
A Guarda Costeira anunciou na terça-feira que havia vasculhado uma área de 10.000 milhas quadradas.
O contra-almirante da Guarda Costeira John Mauger, que está liderando a busca da Guarda Costeira e da Força Aérea Real Canadense, disse na terça-feira que os socorristas “estão trabalhando dia e noite para trazer todas as capacidades que temos de suportar” para encontrar o submersível e as pessoas a bordo.
“Este é um caso complexo”, disse Mauger ao “Good Morning America” da ABC. A zona de busca, que se estende por quase 1.000 milhas e se estende por 13.000 pés de profundidade, é “aproximadamente do tamanho de Connecticut”, acrescentou.
A aeronave canadense P-3 Aurora chegou ao local para realizar buscas de sonar, enquanto os navios de pesquisa canadenses Polar Prince e Deep Energy continuam suas buscas na superfície, de acordo com a Guarda Costeira. Mauger disse à ABC que o P-3 Aurora está lançando sonoboias e ouvindo qualquer sinal do submersível.
“Então, se eles estão fazendo barulho, certamente é uma das maneiras que vamos usar para localizá-los”, disse ele.
VÍDEO: A busca por submersível com turistas ao Titanic
FONTE: The Washington Post / GRÁFICO: CNA / VÍDEO: BBC
Você sabe que o negócio é seguro quando, pra entrar, você tem que assinar um contrato que especifica que o submergível é um “protótipo”, e que abre mão de toda e qualquer responsabilidade da empresa em caso de sinistro….
É um direito deles. A vida é deles, o dinheiro é deles e o problema é 100% deles.
E quando foi que eu disse o contrário disso?
100% deles? E a grana do contribuinte americano e canadense sendo gasta nessa aventura tosca?
Não estava sendo usada até dar problema. Como não pago imposto lá, deixo para o governo e o povo de lá se ocuparem disso e processarem a operadora, caso desejem.
Não foi essa a questão amigão, ele disse que o problema era 100% dos que estão no submarino, o que não é verdade.
E se a grana só importa quando é “usada” eu fico feliz em passar meu pix pra vc me transferir suas economias paradas.
Parece que leu mas não entendeu o escrito. Vamos lá. Até o momento em que não dá problema, a grana é privada então o problema é sim dos passageiros e da empresa e os governos não tem nada com isso. Os governos só foram envolvidos e usarão verbas públicas por ter dado problema. Por essa razão, podem ou não julgar correto processar a empresa para ressarcimento. Se farão isso ou não, não me importa por não ser contribuinte desses países. Sobre o pix, ________________.
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Não , o problema agora é da empresa e da USCG!! O Amyr Klink em seu primeiro livro, “100 dias entre céu e mar” teve que assinar junto ás autoridades sul-africanas na Namíbia, ao partir remando, que tirava qualquer responsabilidade deles em caso de nafrágio!
Pior é o fato do negócio usar um controle de Xbox. Parece projeto de garagem de algum estudante de engenharia.
https://www.amazon.com.br/dp/B0041RR0TW?ref_=cm_sw_r_cp_ud_dp_MVXVZW08BEZ8DYED6QF5
Dizem que esse controle é muito bom, mas EU não escolheria um modelo wireless, por melhor que fosse. Aplicação crítica tem que ser fiado!
Eu nunca testei esse, parece-me mais ergonômico do que o original do Xbox.
Mas eu achava que um equipamento desses precisaria de algo muito mais complexo do que um controle de video game, como um painel com dezenas de botões.
Mas é verdade que um controle wired seria mais confiável.
Já vi uma matéria falando que a marinha americana começou a usar um controle também, mas não pra comandar o submarino:
“In 2017, the US Navy announced it would begin using Xbox 360 controllers in submarines to operate the photonic masts, which replaced periscopes. A 377-foot-long sub known as the USS Colorado was the first to utilize the controllers when it joined the Navy’s fleet in 2018.”
Não sei se ainda usam ou foi só um experimento.
Xbox? Aquilo tá mais pra console de Polystation.
Jesus Cristo, eu não entraria naquela gambiarra nem se ME pagarem, que dirá eu PAGAR caro pra isso….
Um protótipo e que não foi totalmente testado! Além de que, parece ser o primeiro com esse tipo de construção. Eu sendo a empresa, faria o mesmo.
Já eu sendo o cliente, sairia correndo…
O argentino San Juan, que era um submarino de pouco mais de 60 metros e cerca de 2 mil toneladas, demorou um tempão para ser encontrado todo despedaçado a 900 metros. Imagine esse brinquedinho ai no local do Titanic, onde a profundidade é cerca de 4 quilômetros… Deve ter implodido e virado farelo. Vai ser difícil encontrá-lo…
A grande diferença é que um submarino é concebido para que não se saiba onde está. Esse submersível, todos sabiam para onde ia. É lá que vão começar as buscas.
Outra informação relevante é que o Titan é projetado para resistir a essa profundidade. O que dificulta nesse caso é que nessa profundidade, as luzes só alcançam aproximadamente 6 metros ou menos se a lama do fundo for revolvida pelos ROV de busca. As correntes fortes também podem ter arrastado o submersível para longe ou feito com que colidisse com os destroços do Titanic que estão espalhados na área e dificultam a localização por sonar.
Sei não hein, li que ele não foi testado nessa profundidade. Sabe-se lá qual foi o cálculo que esses caras fizeram para achar que o equipamento resistiria a 4k km de profundidade.
Ele foi feito para suportar essa profundidade. O resgate não seria impossível, daria para fazer usando um robô para prender um cabo e guinchar ele já que o submarino é pequeno e tem lugares para prender.
O mais difícil mesmo vai ser encontrar ele a tempo e ter os equipamentos disponíveis como um robô que suporte essa profundidade e 4 km de cabo.
Tão dizendo que uma das janelas não era feita pra aguentar 4000mts de profundidade, mas apenas 1500mts.
Oremos para que achem estas pessoas.
Com vida e bem, claro.
Claro que para Deus, nada é impossível, mas as chances de saírem vivos dessa é quase zero.
Imagino que o navio de apoio tenha bons sonares. Se tivesse havido rompimento de casco severo ou alguma explosão teria sido escutado. Mas a quantidade de possíveis riscos e causas da perda são inúmeras.
Pena que a valorosa USCG não atua no Mediterrâneo pra salvar náufragos em imigração (dizem que os europeus fizeram corpo mole pra iniciar as buscas e salvamento do grande último naufrágio). Pena, mesmo.
Acho que não encontram mais o submersível, ao menos com gente viva lá dentro. Eis uma necessidade: bóia sinalizadora de emergência nesses subs. Mas vão querer fazer economia pra aumentar a margem de lucro…
Neoliberalismo é isso: sem regras, sem regulações, tudo no jeitinho pra depenar qualquer pato (tem pato gordo que não liga se perder penas, tem pato magro que morre de gripe).
Caraca mano!!! Que hora incrível para você fazer comentário político!!! Os aviões que você voa são construídos por capitalistas, sabia?
Marcelo, um industrialista não é um financista embora ambos sejam capitalistas. Duvido que você voasse numa aeronave experimental. E seria inútil lembrar quantos morreram até que se acertasse a tecnologia do Osprey V-22.
Vc tem menos esperança que os passageiros do Sub naufragado.
Querer culpar esse tipo de tragédia em neoliberalismo é no mínimo de mal gosto, Alex. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Ainda torço para encontrarem o submersível com o pessoal vivo, mas acho difícil. Teriam feito algum barulho que seria captado. Mas a torcida continua. Seja lá qual foi a causa, acredito que será estudada à exaustão para que se aprenda com o ocorrido.
Leandro, você postou o vídeo do Sub Brief, excelente, por sinal. A ideologia neoliberal é o princípio que dispensa (e mesmo considera disfuncionais) prudência e escrúpulo no modelo de negócio. Qualquer que seja a falha no sinistrado Titan indo espiar os restos do sinistrado Titanic, ela poderia ter sido evitada com… prudência e escrúpulo.
Mas isso não tem NADA a ver com teoria ou prática econômica. Isso tem a ver com falta de escrúpulo comercial por um grupo ou pessoa que resolveu simplesmente ignorar as boas práticas de engenharia. É interessante notar que essa nave não recebeu nenhuma certificação de qualquer lugar que fosse, com os interessados em participar tendo que assinar um termo legal para poderem embarcar. E vou te dizer que inovação é assim mesmo. Não tem muito pra onde fugir, mesmo que no caso em questão possa ser considerado pura e simples negligência. Dificilmente podemos botar isso na conta de um… Read more »
Sistema econômico é tudo, aliás como diz a própria palavra. Regras da casa/vida. Se, pela boca do próprio dono da OceanGate a inovação não se processa sob regulamentações, que, de fato, não existem pra esse tipo de embarcação, o quê eu devo esperar? Gente assim não é ousada inovadora mas irresponsável novidadeira – dos derivativos financeiros até as gambiarras high-tech. Essa gente vive muito longe do espírito do capitalismo weberiano… Azar o deles e de quem vai na onda deles.
Os fóruns do Tri Defesa já foram muito, mas muito mais bem frequentados. Lembro de idos como 2012, 2013 com caras como Justin Case, que dava aulas de técnica e sensatez.
Agora temos caras ______________ como esse, que problematizam tudo, tem ditaduras pra chamar de suas, associam um acidente trágico a palavrinhas que ele ouve demais e sabe de menos.
Um dia isso aqui vai virar mato.
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Nove curtiram. Que decepção. Mas sou…resiliente.
Sim Hertz, sou dessa época, Lembra do Vader, do CM, Justin. Mas tinha um cara que só malhava a Embraer!! kkkkk esqueci o nome.
Rapaz, tem que ter viajado muito para conseguir achar alguma correlação entre uma tragédia dessas e o neoliberalismo.
Allan, penso que há um nexo que não demanda muita abstração. Aliás, sou um camarada de pouca imaginação, sou terre-a-terre, bastante concreto. Mas isso é apenas minha opinião sobre mim mesmo, o que pode torna-la suspeita de indulgente autoengano.
Ainda bem que em Cuba não há esse problema…
Não ligo pra Cuba como não ligo pra bobagem. Meu problema é a desumanização que torna o homem lobo do homem e leva tudo pra guerra de todos contra todos. Esse problema existe dos dois lados de toda polarização. É que não sou suicida nem homicida…
O que é polarização?
Ser contra o comunismo?
O comunismo está ______
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Não pratiquei proselitismo… Ah, sim, a Economia Política tornou-se soteriologia principalmente sob o neoliberalismo com suas promessas falsas, cínicas e hipócritas.
O video recém publicado pelo Aaron do canal ‘Sub Brief’ a respeito é bastante informativo.
https://www.youtube.com/watch?v=4dka29FSZac
Excelente. O sub não foi testado em 4km de lâmina d’água. E cabeçote e anel de titânio colado no casco de fibra de carbono?… Talvez tenham morrido num incêndio no ambiente rico em oxigênio…
O Titanic está a 3800m de profundidade e os caras fazer um submarino pra resistir até 4000m, esse fator de cagaço aí ta MUITO apertado, heim! Parece ser um projeto bem inovador, inovador até demais! Alguém conhece outro submarino com construção semelhante? Fibra de carbono com anéis de titânio COLADOS nele para depois encaixar as calotas? Isso já foi usado antes? E não testaram na profundidade alvo! Foi tudo “na fé que as contas estavam certas”. Coragem… O vídeo é muito bom e explicativo, só observo que o controle não é de Playstation 3, é o Logitech F710 para PC,… Read more »
Dizem que a linha entre a coragem e a insanidade é muito tênue, mas confirmando esse detalhe do projeto isso é flertar com a morte e torcer pra ela não responder de volta. 40/38 é simplesmente um fator de segurança (FS) de 1,05. Não me falhe a memória, a barragem de Brumadinho tinha um fator de 1,08 pouco antes da tragédia. Procurando rapidamente os padrões de alguns submarinos, a Deutsche Marine usa um FS de 2.0, a Royal Navy de 1,75 e a USN, possivelmente pela maior experiência, usa 1,5. Não tenho conhecimento específico da área, mas é um fato… Read more »
Fator ou coeficiente de segurança depende do material, do uso, e da configuração geométrica. Se um desses três não for extensamente bem conhecido e testado, vai dar galho, a teoria não se confirmará na prática. E não se usa mais coeficientes de segurança global (isso é do tempo de verificação de tensões atuantes menores que tensões admissiveis) mas fatores variáveis compostos, essencialmente, de coeficientes de majoração de ações e minoração de resistências (hoje, são resistências de design que devem superar as solicitações atuantes). De toda forma, um fator global de segurança em estruturas civis e materiais do passado podem variar… Read more »
Excelente vídeo Leandro.
Obrigado por compartilhar.
A dificuldade maior nesse caso não é achar mas achar a tempo. Na manhã de hoje, chegou um navio comercial com ROVs para a busca. A US Navy está deslocando um ROV do mesmo modelo do usado pra tirar o F35 do fundo do mar para auxiliar, tem aviões varrendo a superfície do mar caso ele tenha alijado lastro e subido para superfície, tem sonoboias a rodo sendo despejadas na área de busca. Creio que acharão, espero que seja a tempo.
A CNN noticiou que o recorde para salvamento submarino foi de 600 metros, mas depois de uma rápida pesquisa encontrei 480 metros, quando um pequeno submarino com dois homens a bordo não conseguiu emergir em 1973, próximo à Irlanda, salvos após um esforço conjunto envolvendo um navio da Guarda Costeira Canadense e veículos não tripulados da US Navy, quando restava apenas 12 minutos de ar de 76 horas quando o incidente ocorreu.
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https://en.wikipedia.org/wiki/Rescue_of_Roger_Mallinson_and_Roger_Chapman
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A história do Titanic é fascinante e acredito que a maioria das pessoas gostaria de conhecer o local onde ela descansa antes de desaparecer para sempre, mas honestamente, os caras deveriam ter desistido dessa ideia no momento que viram que o equipamento usava um controle de Xbox.
O cenário “menos pior” para eles seria serem esmagados em menos de um milésimo por causa do peso da água, o pior seria eles estarem vivos lá embaixo, na escuridão, sabendo que a morte é certa, igual aos tripulantes do Kursk. Realmente terrível.
Tá fazendo proselitismo do antihumanismo que despreza o homem e suas capacidades quando ele e elas não trazem o esperado depois de sacrificar a prudência e o escrúpulo humanos.
Senhores,
Esse desvio já foi bem longe do tema da matéria.
Sugiro, educadamente, que foquem no assunto.
Compreendido, mestre Nunão. Grato pelo aviso.
Falta do que fazer e não ter lugar pra por dinheiro. Pagaram caro por uma sepultura ao lado da do DiCaprio.
Mau gosto, garoto!!!
Eu se tivesse dinheiro sobrando talvez embarcasse nessa, além é claro de fazer um turismo espacial na Crew Dragon.
Acho que gasto inútil é comprar garrafa de vinho de 10 mil dólares , relógio cravejado de diamantes ou uma Ferrari. Ainda que valorize o capitalismo e saiba que tais produtos movem a economia e dão empregos e pagam impostos, ainda assim preferiria gastar com algo menos fútil.
Concordo…mas… discordo em relação a Ferrari…compraria uma se a grana estivesse, realmente, sobrando…apenas para escutar aquele “zumbido”…e achar que sou o Giles Villeneuve…
Jorge,
Eu se tivesse uma viveria suja e com lixo dentro e provavelmente iria deixar fundir o motor por esquecer de trocar o óleo. Prefiro nem ter.
rssss
Eita. Talvez valesse a pena alugar uma Ferrari durante um um de semana… Na outra semana uma Mercedes.. na outra um jipão tipo Camel Trophy… Depois uma Lamborghini, depôs um Audi.. uma Pajero… Uma Kombi…
Olá Bosco. Creio que o capitalismo é impulsionado pelo consumo em massa. Muito antes do capitalismo já existiam bens de luxo destinados para uma elite rica a qual era constituída de nobres e proprietários de terras e de membros da elite religiosa. Uma burguesia rica que passa a consumir produtos de luxo é algo recente e é resultado da produção em massa de bens de baixo valor a partir da revolução industrial. Sobre preferências individuais, eu gosto de viajar e comer bem. Se tivesse tanto dinheiro assim, eu ia preferir hotéis amplos e confortáveis ao invés de submarinos apertados e… Read more »
Senhores,
Conforme avisei em outro comentário, o desvio para “capitalismo”, “neoliberalismo” e temas afins já foi pra muito longe do assunto da matéria e praticamente virou uma discussão paralela.
Sugiro educadamente que voltem ao tópico.
Dureza e apreensão é o que sente quem na vida fez parte de guarnição de navio. Oxalá sejam resgatados com vida.
É interessante lembrar que somente às vésperas do início de 2ªGM, 24/05/39, é que ocorreu o 1º resgate de sobreviventes de um submarino afundado – o USS Squalus. Foi c/ a criação de um sino de mergulho por Charles B. Momsen e aperfeiçoado por Allan R. McCann entre o final da década de 1920 e início dos anos 1930 que isso se tornou um possibilidade real.
https://www.youtube.com/watch?v=SeeHg-V03e0
Há vantagens e desvantagens em não acessar a grande mídia . Uma desvantagem é essa. Só fiquei sabendo dessa expedição hoje depois dessa “tragédia”.
Tomara que sejam resgatados. São homens de coragem!
Sou leigo no assunto, mas imaginava que esse tipo de submersível tinha algum tipo de sinalização de emergência. Tipo algo que gerasse um som ou sinal, ou algum tipo de lançador de boias para localização.
Não, não tem. Aquela gambiarra não tem isso.
No vídeo que o Leandro Costa postou o cara fala que ele só tinha um link de dados, e que o link já havia falhado num teste anterior. Não havia link de voz pq o CEO não queria ser interrompido durante a descida para ficar reportando status.
Se nem link de voz tinha, imagine um sinalizador automático de emergência?
Sim, o vídeo que o Leandro Costa postou traz várias informações interessantes, equipamento não testado naquela profundidade, sem sistema de respiração de emergência, o CEO recusou buscar ajuda de submarinistas experientes.
É óbvio que precisa haver uma investigação, mas acho que cabe ai uma ação por homicídio culposo em face dos envolvidos.
Allan, o CEO e proprietário/fundador da empresa OceanGate, Stockton Rush, também está dentro do submarino desaparecido.
Não sei se ele tinha sócios, caso seja o único dono, a ação por homicídio culposo que você sugere seria contra quem?
Engenheiros, diretores ou tecnicos que tenham dado parecer atestando a segurança do equipamento e/ou autorizado a viagem.
É por isso que eu disse que seria preciso uma investigação, se for constatado que alguém, por algum motivo qualquer, ignorou normas de segurança ou ignorou etapas necessárias para a certificação do submersível por erro grosseiro, essa ou essas pessoas poderiam ser levadas à corte por involuntary manslaughter porque teria havido negligência criminal.
Tem indenização civil contra os bens da empresa ou donos. Contrato leonino de serviço não isenta de responsabilidade pelo dano, principalmente se o terminal mente danificado tem defensores e recursos pra mover a justiça. Nem pacto de suicídio isenta ninguém das consequências civis e criminais do fato como não existe contrato que suspenda direitos fundamentais.
Imagine, IvanF, que em noticioso televisivo a comunicacao entre o Titan e o navio base era por um link satelital da Starlink… Santo Deus, essa gente não sabe nada de nada. Aquele sub tinha que ter cabo. Certos torpedos guiados têm milhas de cabo, porque um sub não teria pra comunicação (em vez de emissor de sinais de ultra baixa frequência, que só podem enviar, e de modo voluntário, muito pouca info?).
Pensei na possibilidade em utilizar uma comunicação cabeada, acredito que seja possível sim, mas aí não seria “inovador”, o que parece ter sido foco do projeto.
Minha solução de leigo em comunicações subaquáticas seria a utilização de um (ou mais) repetidores ao longo do trajeto. E os repetidores poderiam até ser cabeados, aí seria seguro e moderno ao mesmo tempo.
Claro, tudo com redundância, tripla se possível.
Parece muito bom assim.
Desde quando guarda costeira tem meios para fazer buscas a 4 km de profundidade?
Onde está a marinha americana?
a usnavy? explodindo gasodutos no mar baltico
Fazendo negócios. Como sempre.
Em 2018, a Marine Technology Society escreveu uma carta ao CEO da OceanGate, Stockton Rush, expressando “preocupação unânime com o desenvolvimento do ‘TITAN’ e a planejada Expedição do Titanic”, indicando que a “abordagem experimental atual poderia resultar em resultados negativos e que teriam sérias consequências para todos na indústria”. Um signatário da carta disse mais tarde ao New York Times que Rush ligou para ele depois de lê-lo para dizer que ele acreditava que os padrões da indústria estavam sufocando a inovação. Também em 2018, um ex-piloto do submersível da OceanGate e seu diretor de operações marítimas entraram com uma… Read more »
Pois é, depois recebo a pecha de ignorante de mau gosto que vem falar mal dos corajosos e inovadores mortos, mártires de uma ideologia superior e de um sistema econômico infalível. Pois é. Ainda bem que a verdade ao menos está emergindo.
Alex,
Separa. Uma coisa é a aventura humana. Outra coisa é o fanatismo humano.
As duas, geralmente, tem um final catastrófico. Mas é assim que as fronteiras e as máscaras vão caindo.
Abraço.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Fossett
Antigamente, somente forças armadas construiam e operavam espaçonaves e submarinos.
Hoje em dia, qualquer um faz isso.
Se com forças armadas e todo suporte existente há riscos imagine algo “artesanal “…
Também acho estranho. Mas a verdade é que hoje temos tecnologia e gente rica o suficiente pra entrar numas empreitadas dessas.
Normalmente acho até que dá certo, mas as vezes não…
Você foi bem objetivo.
Eu até admiro.
Como uma empresa de fundo de quintal consegue fabricar um equipamento desses que vai a 4.000 m de profundidade?
Não é para qualquer um…
Nessa profundidade, tem mais chance de resgate um astronauta da Estação Espacial do que os passageiros do sub.
Buscar náufragos aqui no litoral do Atlântico já é um perereco…imagina lá nas profundezas.
Sem chance. estão encalhados na zona abissal onde a escuridão é eterna. Não existe nenhum veículo capaz de puxa-los de volta. Pra que chorar por meia duzia de ricos, afinal? tem gente boa morrendo tds os dias.
Aventureiros.
Nesse exato momento os advogados dos familiares estão tratando com editores a história da expedição. A BBC, provavelmente, fez uma proposta que inclui internet, TV, livros e aplicativos.
Oba. Muita grana.
Essa está passando na TV.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60721784
Naquele filminho da deliciosa Gina Carano, Haywire (A Toda Prova), os personagens de Fassbender e MacGregor conversam: “Então tudo foi por causa do dinheiro?”, Ao que o outro responde “Tudo é sempre por causa do dinheiro!” Não à toa representados como vilões dissimulados e devidamente sacrificados no momento oportuno. Reconhecer o prime mover de todo o engodo e crime é pecado, hoje em dia. Assim como ninguém fala como empresas transnacionais investem pesado na Ucrânia (e em sua guerra) em troca de bens públicos. Por aqui, sem guerra, a espoliação é parecida com o sistema da dívida pública. Mas vão… Read more »
Quem morre na montanha, lá fica. Alpinistas encontram cadáveres. Quem morre na profundidade não merece o descanso já que o sal, a pressão, os organismos devoram até os ossos.
Dia desses encontraram um pé de osso em um sapato nos restos do Titanic. Pelo formato, numeração, tipo, conseguiram identificar o finado dono do pé. O sapateiro entrou com pedido milionário de reconhecimento de propriedade do produto e quer royalties pela exploração/exposição da imagem.
Todo ano morre explorador. Uns ricos, outros não.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2005200623.htm
Segue a vida.
“Quem morre na montanha, lá fica. “
Quem morre a contar de certa altura.
Os resgates em altura são muito difíceis e perigosos por isso, se avalia a condição de vida do resgatado e dependendo do seu estado se resolve se vai ou não ser resgatado.
Se…se…eu pudesse escolher, escolheria morrer na montanha. Bem alta. No topo.
Pra desafiar Deus.
— Finalmente nos encontramos.
Se eu pudesse escolher, não morreria.
KKK
Vinho bom não morre.
Excelente.