Marinha dos EUA detectou sons de implosão depois que o submersível Titan perdeu contato
A Marinha dos EUA detectou sons “consistentes com uma implosão” logo após o submersível Titan da OceanGate perder contato, disse um oficial da marinha.
Cinco pessoas estavam a bordo do navio quando ele desapareceu durante um mergulho nos destroços do Titanic no domingo. A perda do submarino foi confirmada após uma grande missão de busca.
O oficial disse à CBS News que suas informações sobre a “anomalia acústica” foram usadas pela Guarda Costeira dos EUA para restringir a área de busca.
Segundo a CNN, foi considerado “não definitivo” e, portanto, a missão de busca e salvamento continuou.
Mais cedo na quinta-feira, o contra-almirante Mauger, da Guarda Costeira, confirmou que todas as cinco pessoas a bordo do Titan morreram após o que provavelmente foi uma “implosão catastrófica”, com base nos padrões de detritos descobertos.
No entanto, ele disse que nenhum som foi detectado durante a missão de busca que fosse consistente com isso. “Tivemos boias de sonar na água quase continuamente e não detectamos nenhum evento catastrófico quando essas boias de sonar estiveram na água”.
Na quarta-feira, a Guarda Costeira dos EUA confirmou que uma aeronave canadense P-3 detectou “ruídos subaquáticos” em uma área de busca pela embarcação desaparecida.
Isso trouxe uma nova esperança de que a tripulação do Titan pudesse ser encontrada viva e fez com que a Guarda Costeira realocasse as operações.
De acordo com a CBS, acredita-se que esses ruídos venham de outros navios na área.
Paul Hankin, um especialista submarino, disse que a primeira indicação de que o submarino poderia ter implodido veio depois que um grande campo de destroços foi encontrado na quinta-feira.
“Essencialmente, encontramos cinco pedaços principais diferentes de detritos que nos disseram que eram os restos do Titan“, disse ele.
Os esforços continuam para mapear o campo de destroços e para pesquisar o fundo do mar ao redor do Titanic.
O contato com a embarcação foi perdido cerca de uma hora e 45 minutos após o mergulho, quase uma semana atrás. Os destroços do Titanic estão a cerca de 700 km ao sul de St John’s, Newfoundland.
A bordo do navio estava o empresário bilionário britânico Hamish Harding, que havia escrito nas redes sociais antes do mergulho que estava ocorrendo porque uma “janela meteorológica” havia se aberto.
Ele disse que por causa do “pior inverno na Terra Nova em 40 anos” a missão “provavelmente será a primeira e única missão tripulada ao Titanic em 2023″.
Pai e filho britânicos Shahzada e Suleman Dawood também faziam parte da tripulação. Eles eram de uma das famílias mais ricas do Paquistão.
O CEO da OceanGate, Stockton Rush, também morreu em Titan, ao lado do ex-mergulhador da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet.
FONTE: BBC
NOTA DA REDAÇÃO: Abaixo, o folheto promocional do submersível Titan da OceanGate.