Durante o Paris Air Show em 20 de junho, os representantes da França e da Itália assinaram um Memorando de Entendimento sobre a atualização MidLife (MLU) das quatro fragatas Horizon das marinhas francesa e italiana. Sua modernização será confiada à Naviris, joint venture 50/50 de Fincantieri e Naval Group e Eurosam, um consórcio formado por MBDA e Thales. Um contrato formal será assinado em algumas semanas, por Naviris, Eurosam e OCCAR, representando Itália e França.

Esta etapa segue uma fase de estudo de viabilidade, que foi assinado em 2020 pela Naviris como contratada principal e OCCAR (Organização para Cooperação Conjunta de Armamento). Este estudo foi a primeira etapa do projeto e teve como foco principal o sistema de defesa antiaérea das quatro embarcações. Teve como objetivo identificar e analisar as modificações a serem implementadas nas fragatas francesas e italianas da classe Horizon para aumentar suas capacidades até o final de seu ciclo de vida.

Esta cooperação abrangerá a modernização geral das fragatas, com foco no sistema de defesa antiaérea (incluindo os radares, armas e controle e comando associados), a plataforma e o sistema de combate e o sistema de guerra eletrônica que será comum a ambas as nações. .

A Naviris trabalhará em estreita relação com seu co-contratado Eurosam, suas empresas controladoras Fincantieri e Naval Group e seus outros parceiros industriais, incluindo Leonardo, Thales, MBDA e Sigen. A Naviris será responsável pelos trabalhos de modernização do sistema de combate (integração guerra antiaérea, nova guerra eletrônica, nova comunicação, novo sistema de gerenciamento de combate, atualização e tratamento de obsolescência, novo optrônico) e também modernização da plataforma (novo sistema de gerenciamento de navios, atualização e tratamento de obsolescência), enquanto a Eurosam modernizará a cadeia de guerra antiaérea (C2 PAAMS, novos radares).

As fragatas Horizon foram originalmente construídas entre 2000 e 2010 em um programa conjunto entre a Fincantieri e o Naval Group, fornecendo às marinhas italiana e francesa duas fragatas antiaéreas de primeira classe cada. Neste contexto, o trabalho coordenado de sete parceiros industriais liderados pela Naviris responderá à necessidade de racionalização do desempenho, disponibilidade e manutenção das fragatas.

Este contrato marca a continuação de uma cooperação industrial de longa data entre a França e a Itália. A modernização das fragatas Horizon, realizada em conjunto pelos dois países por meio da subsidiária Naviris, faz parte dessa continuidade. A Naviris, com o apoio de suas duas empresas controladoras, Naval Group e Fincantieri, construiu com a Eurosam um projeto industrial que também é uma cooperação binacional entre a França e a Itália.

Principais características das quatro fragatas Horizon

 

Comprimento/boca total: 153 m / 20,3 m
Deslocamento/carga total: 6.500 toneladas / 7.300 toneladas
Alojamento: 210 (tripulação de 190 + 20 passageiros)
Alcance: 7.000 milhas náuticas a 18 nós
Velocidade máxima: 29 nós

A embarcação foi projetada para uma série de missões, incluindo operações de alta intensidade, todas com tripulação reduzida. As Fragatas Horizon são navios de combate de linha de frente com uma missão altamente especializada: guerra antiaérea, também conhecida como defesa aérea. As principais capacidades dos navios são, portanto, o controle do espaço aéreo sobre as áreas de operações, comando e controle de defesa aérea e cobertura antiaérea para grupos de porta-aviões e comboios. As fragatas Horizon fornecem proteção contra ameaças de alta intensidade e ataques de mísseis antinavio. Eles também contribuem para o controle aéreo/marítimo durante as operações militares, fornecendo comando de defesa aérea e controle das forças aliadas. Eles também podem participar de missões de serviço público.

Sobre a Naviris

A Naviris é uma joint venture de propriedade 50/50 da Fincantieri e do Naval Group, lançada oficialmente em janeiro de 2020. Com esta aliança trazendo novas oportunidades para o mercado de navios de superfície, a Fincantieri e o Naval Group consolidaram seu desejo conjunto de construir um futuro de excelência para o indústria de construção naval e marinhas. Os dois líderes europeus com ofertas complementares, apoiadas por um grande ecossistema, uniram-se para melhor servir as marinhas mundiais e aumentar mutuamente a sua vantagem competitiva. Eles estão materializando sua ambição mundial compartilhada: a aliança é baseada em uma compreensão mútua dos desafios e realidades da defesa naval no mundo de hoje. A Naviris se dedica a abrir as portas para os mercados internacionais de amanhã.

DIVULGAÇÃO: Naval Group

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments