A Marinha Francesa divulgou nota e fotos na quarta-feira, 28 de junho, sobre um fato inédito na operação de seus porta-helicóperos anfíbios da classe “Mistral” (sigla PHA, antigamente chamados de BPC, Bâtiments de Projection et de Commandement – navios de projeção e controle).

Pela primeira vez, um navio da classe fez a travessia do Oceano Pacífico para o Mar das Caraíbas pelo Canal do Panamá. Trata-se do PHA Dixmude, que juntamente com a fragata La Fayette realiza a comissão Jeanne D’Arc 2023, um desdobramento operacional de longa duração passando por vários países do mundo, realizada anualmente tanto para a qualificação de seus novos oficiais (guardas-marinha / aspirantes), quanto para marcar a presença francesa em zonas de interesse estratégico.

Segundo a nota, essa travessia inédita de um PHA francês pelo Canal do Panamá representou um desafio tanto para a tripulação do passadiço quanto para o prático a bordo, durante as 46 milhas náuticas de navegação, cobertas em 13 horas. Isso porque o Dixmude é um navio de 22.000 toneladas e 32 metros de boca, e a travessia inclui eclusas de 33,5 metros de largura. As eclusas do Canal do Panamá permitem vencer os cerca de 30 metros de diferença de nível entre o lago superior, que forma o canal, e os dois oceanos.

Fragata La Fayette no canal do Panamá, realizando a comissão Jeanne D’Arc 2023 juntamente com o PHA Dixmude

A classe “Mistral” de porta-helicópteros franceses é composta de três unidades (além do navio que dá nome à classe e do Dixmude, há o Tonnerre), que além dos exercícios e comissões de rotina se revezam ao longo dos anos para a missão anual Jeanne D’Arc, cumprindo temporariamente a função de navio-escola (embora a fragata destacada anualmente para acompanhar o PHA também embarque os aspirantes franceses).

Boas lembranças do Dixmude

Em 2012, o Poder Naval embarcou numa dessas missões, a bordo do próprio Dixmude, então recém-incorporado à Marinha Francesa, e a matéria resultante foi capa da edição 5 da revista impressa Forças de Defesa. Abaixo, a imagem da capa e abertura da reportagem, além de outras fotos do navio e das operações anfíbias acompanhadas na ocasião pela equipe do Poder Naval:


BPC Dixmude em visita ao Rio de Janeiro em 2012

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments