Índia pode comprar 26 jatos Rafale Marine e mais 3 submarinos Scorpène
NOVA DELI: Índia planeja comprar até 26 Rafale aeronaves de caça e três submarinos convencionais adicionais da classe Scorpène submarinos para sua Marinha, disseram fontes à ANI antes da visita do PM Modi à França.
As propostas de compra foram colocadas perante o ministério da defesa pelas forças armadas e provavelmente serão anunciados durante a visita, disseram fontes do governo.
De acordo com as propostas, a Marinha da Índia receberá 22 aeronaves Rafale Marine monopostos, além de quatro bipostos de treinamento.
A Marinha Indiana vinha pressionando para adquirir esses caças e submarinos com urgência, uma vez que têm enfrentado escassez estratégica em vista de vários desafios de segurança, especialmente a ameaça representada pela China no Oceano Índico.
Os porta-aviões INS Vikramaditya e Vikrant estão operando os MiG-29s e precisam dos Rafales para operações nos dois navios.
Enquanto isso, os três submarinos da classe Scorpène seriam adquirido sob a cláusula de repetição pela Marinha.
Fontes disseram que o governo provavelmente buscará preços e concessões no negócio e estaria insistindo em ter mais conteúdo ‘Make-in-India’ no plano.
Fontes da indústria disseram para o acordo Rafale M, Índia e França espera-se que formem uma equipe conjunta para negociar o acordo como foi feito para o acordo anterior do Rafale para 36 caças da Força Aérea Indiana.
As propostas foram discutidas no Ministério da Defesa já em reuniões de alto nível e provavelmente serão colocados perante o conselho de aquisição de defesa nos próximos dias e espera-se que seja concedida a Aceitação de Necessidade pelo governo antes do anúncio na França.
No ano passado, a versão naval dos caças Rafale da França e o americano F/A-18 Super Hornet demonstraram suas capacidades operacionais.
A Marinha Indiana registrou suas opções e apresentou um relatório ao governo para uma decisão final sobre a aquisição do melhor caça para seu porta-aviões recém-lançado.
O Rafale-M, como o F/A-18, é adaptado para decolagem curta e pouso enganchado necessário para operação no convoo do INS Vikrant, que usa uma rampa de curva ascendente para lançamento.
O Rafale-M tem poder aéreo superior em comparação com o atual MIG-29K operado no porta-aviões.
O primeiro-ministro estará na França de 13 a 14 de julho, durante o qual seré o Convidado de Honra no Desfile do Dia da Bastilha.
FONTE: The Times of India