PEQUIM – Um grupo-tarefa da Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLA Navy), liderado pelo destróier Nanning, chegou à Nigéria no dia 2 de julho para uma rara visita de militares chineses à costa atlântica da África, onde Pequim há muito se esforça para crescer sua influência.

O embaixador chinês na Nigéria saudou a visita de cinco dias como um marco nos laços, e a Marinha Nigeriana expressou vontade de trabalhar com a China para enfrentar as ameaças à segurança marítima e manter a estabilidade no Golfo da Guiné, informou a embaixada chinesa em comunicado noodia 3 de julho.

O destróier e a fragata que o acompanhava, Sanya, juntamente com um navio de abastecimento, Weishanhu, chegaram ao porto de Lagos, com o Nanning atracando para uma escala no porto até 6 de julho, informou a marinha nigeriana em comunicado.

A África Ocidental, rica em petróleo, é um importante exportador global de petróleo bruto. A região, principalmente Angola e Nigéria, está entre os principais fornecedores de petróleo da China. O principal explorador de petróleo chinês CNOOC Ltd também se dedica à produção em alto mar na costa da Nigéria.

Em janeiro, a Nigéria inaugurou um porto marítimo profundo de bilhões de dólares construído pela China em Lagos. O novo porto marítimo de Lekki, um dos maiores da região, é 75% de propriedade da estatal China Harbour Engineering Co. e do grupo Tolaram, com sede em Singapura.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments