Naval Group oferece às Filipinas o desenvolvimento de base de submarinos
MANILA – O fabricante francês de defesa Naval Group expressou vontade de ajudar a Marinha das Filipinas (PN) a desenvolver Subic Bay em Zambales em uma base naval moderna capaz de lidar com operações submarinas assim que fechar o contrato para o sofisticado navio de guerra capaz de operações subaquáticas.
“O Naval Group apoiará a Marinha das Filipinas (PN) na concepção e reequipamento da localização em Agila Subic para torná-la uma base naval moderna. O Naval Group também apoiará a PN na implementação de seu sistema de apoio nacional para garantir a total autonomia de uso do país e em toda a manutenção e ciclo de vida da força submarina”, disse o diretor de vendas corporativas do Naval Group para as Filipinas, Loïc Beaurepaire, em uma apresentação com um grupo de repórteres selecionados em 13 de julho.
A PN anunciou anteriormente que Subic Bay será o local de sua base submarina.
Isso inclui propostas para docas capazes de lidar com mais de dois submarinos e navios de superfície necessários para apoiar o crescimento da força, zonas de operação para o centro de comando do esquadrão, pátios de manutenção e depósitos logísticos e o Centro de Treinamento da Força Submarina das Filipinas, que inclui salas de aula e simuladores.
Beaurepaire também disse que também apoiará o “treinamento de especialistas em manutenção” juntamente com o desenvolvimento de parcerias com “a indústria local para transferir nosso know-how e tecnologia para operações de manutenção”.
Acrescentou que vão trabalhar também para a “qualificação de uma cadeia de abastecimento local”.
O Naval Group é o fabricante do submarino diesel-elétrico Scorpene que está incluído na lista de plataformas submarinas preferidas do país e foi avaliado por oficiais navais e de defesa em 2019.
A empresa abriu no dia 12 de julho seu escritório nas Filipinas, simbolizando o compromisso francês em apoiar a tentativa do país de “fortalecer sua soberania e desenvolver suas capacidades de segurança marítima”.
No âmbito do Programa de Modernização das Forças Armadas das Filipinas (AFP), o país planeja adquirir de dois a três submarinos para reforçar sua frota.
Especialistas em defesa disseram anteriormente que ter submarinos em seu inventário permitirá que as AFP alcancem uma postura de defesa confiável, além de aprimorar as capacidades de defesa marítima da PN.
A aquisição de submarinos faz parte do mix de forças desejado da PN que consiste em fragatas, corvetas, navios de patrulha offshore, navios de desembarque, embarcações de mísseis de interdição de ataque rápido ou FAIC-Ms, juntamente com embarcações de ataque multiuso (MPAC) e veículos de assalto anfíbio.
De acordo com esse plano, a PN planeja adquirir seis fragatas antiaéreas, 12 corvetas antissubmarino e três submarinos, além de outros meios navais.
Essa combinação de forças permitirá às AFP obterem uma defesa confiável.
Além disso, a aquisição e desenvolvimento da capacidade de guerra submarina equipará melhor a Marinha para cumprir seu mandato principal de defesa territorial, segurança e estabilidade.
Especialistas em defesa disseram que os submarinos aumentarão a capacidade de defesa marítima do país e podem efetivamente realizar anti-acesso/negação de área, vigilância marítima, interdição marítima, inteligência, vigilância e reconhecimento.
O submarino é a plataforma ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) mais eficaz e a máquina com melhor capacidade de destruição no inventário da Marinha.
Uma capacidade submarina fornecerá dissuasão contra agressores, credibilidade à PN, consideração internacional das Filipinas e reconhecimento das AFP por outras forças armadas.
“Os submarinos são indetectáveis e podem estar em qualquer lugar patrulhando ao redor do WPS (Mar das Filipinas Ocidental) para agir com firmeza, se necessário. Ter um submarino operacional no mar será um divisor de águas para a PN. Os contendores terão que levar em consideração a probabilidade de enfrentar um submarino a qualquer momento, em qualquer lugar, sem qualquer aviso, afetará toda a sua avaliação da situação tática e seu comportamento”, acrescentaram.
Uma vez adquiridos, esses submarinos serão equipados com um grande número de armas.
“Ele pode se infiltrar em uma força-tarefa inimiga para caçar porta-aviões e navios de desembarque e fornecer superioridade decisiva com um único golpe letal”, apontaram especialistas em defesa.
Esses mesmos especialistas em defesa também opinaram que as Filipinas poderiam ter premiado os licitantes vencedores do programa de aquisição de submarinos PN em 2021 se a pandemia de Covid-19 não estourasse em março de 2020. O cronograma para a assinatura do contrato submarino seria no segundo trimestre de 2021.
No entanto, a pandemia obrigou o governo a dedicar grande parte do financiamento à resposta à pandemia de Covid-19, obrigando ao adiamento do programa.
O orçamento para o programa de aquisição de submarinos da PN é estimado em PHP70 bilhões a PHP100 bilhões.
Isso inclui dois submarinos e seu pacote integrado de suporte logístico, juntamente com os requisitos iniciais de base. (PNA)
FONTE: The Philippine News Agency