Fotos da fragata HMS Venturer, em avançado estágio de construção no estaleiro Babcock em Rosyth (Escócia), foram divulgadas pela Marinha Real Britânica por ocasião da chegada dos primeiros tripulantes às instalações

Na quarta-feira passada, 12 de julho de 2023, a RN  (Royal Navy –  Marinha Real Britânica) divulgou uma série de fotos do atual estágio de construção da primeira fragata Type 31, a HMS Venturer. Apesar de ser a líder desta nova classe de cinco fragatas, a Venturer não dá nome à mesma que é chamada pela RN de “Inspiration class”, ou simplesmente “Type 31 Frigate”.

O nome desse grupo de navios, “Inspiration”, ou “inspiração” homenageia tanto a engenhosidade de seus projetistas quanto os feitos relacionados aos nomes destinados à classe, pois já batizaram embarcações que fizeram história na Marinha Real. Caso por exemplo do nome Venturer, que foi um submarino da Segunda Guerra Mundial que se notabilizou por afundar com um torpedo um submarino inimigo, quando ambos estavam submersos. Os outros navios da classe receberão os nomes Active, Formidable, Bulldog e Campbeltown. 

Já sobre a engenhosidade, a explicação da Marinha Real é que a nova estratégia de construção de navios, assim como a encomenda dos mesmos, segue um caminho diferente do passado, colocando agora a indústria e a Defesa para trabalhar lado a lado.

As fotos do navio em avançado estágio de construção (cerca de 20 imagens, das quais selecionamos algumas para esta matéria) foram divulgadas juntamente com uma publicação sobre a chegada de seus primeiros 9 tripulantes, de um total que vai ultrapassar 100 pessoas. Esses precursores têm a tarefa de já se preparar para pôr o navio em serviço, conhecendo seus detalhes enquanto ainda é construído, começando também a escrever o manual de operação da classe.

Após o fim da construção, cada um dos cinco navios passará por um período de atualização de capacidades sob a responsabilidade do Ministério da Defesa, assim como provas de mar, até a entrada em serviço na Marinha Real.

A fragata HMS Venturer teve sua construção iniciada em setembro de 2021, e deverá deixar as instalações do estaleiro Babcock, na cidade escocesa de Rosyth , daqui a um ano.

Além das cinco fragatas Type 31, consideradas de “emprego geral”, a Marinha Real está construindo a  classe “City” (Type 26) de oito unidades, cuja suíte de armamentos e sensores é mais sofisticada e voltada principalmente à guerra antissubmarino (ASW).

Ainda assim, a classe “Inspiration” não será desprovida de novidades sofisticadas: ela será a primeira a operar novos radares 4D na RN. Como armamentos principais, as fragatas Type 31 terão um canhão Bofors 57mm Mk3 e dois Bofors 40mm Mk4, cujo contrato de aquisição com a BAE Systems (cinco do primeiro tipo e dez do segundo) foi anunciado em outubro de 2020, com entregas esperadas para 2023 e 2024. Os canhões são fabricados em Karlskoga, na Suécia.

Os navios também serão equipados com o sistema Sea Ceptor de mísseis superfície-ar e poderão embarcar um helicóptero Wildcat ou Merlim. O projeto também inclui baias para abrigar três lanchas, com emprego em ações antipirataria, antinarcóticos e de assistência. Há provisão para um espaço de 119 metros cúbicos para acomodar até seis conteineres de missão de 20 pés, permitindo aos navios modificar ou aprimorar suas capacidades para se adaptarem a mais de um tipo de missão.

No caso dos cinco navios da classe “Inspiration”, espera-se que sejam capazes de cumprir missões de segurança marítima em qualquer lugar do mundo onde a presença de um combatente de superfície da Marinha Real seja necessária, o que vai desde missões de combate ao tráfico de drogas no Caribe à presença no Oriente Médio, operações com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Mediterrâneo, assim como missões de coleta de inteligência e de ajuda humanitária.

As fragatas Type 31 de emprego geral complementarão as Type 26 de emprego antissubmarino e os destroieres antiaéreos Type 45, ao mesmo tempo em que liberarão das tarefas de segurança marítima estas duas outras classes, mais especializadas, que assim poderão se dedicar mais às tarefas para as quais foram projetadas.

Ainda segundo a RN, todos os cinco navios da classe já estão em algum estágio de construção nas instalações de Rosyth, com o casco da futura fragata HMS Venturer se destacando no galpão de montagem.

Principais características da classe “Inspiration”, ou Type 31:

  • Deslocamento: 5.700 toneladas
  • Comprimento: 138,7 metros
  • Boca: 19,8 metros
  • Armamento: 1 canhão Bofors 57mm  Mk3; dois canhões Bofors 40mm Mk4, sistema Sea Ceptor de mísseis superfície-ar
  • Radares de vigilância aérea (4D) e de direção de tiro
  • Baias para 3 lanchas
  • Hangar e convoo para operação de 1 helicópero Merlin ou Wildcat
  • Espaço de missão adaptável: total de 119 metros cúbicos para até 6 conteineres de 20 pés.
  • Propulsão CODAD: alcance de 7.500 milhas náuticas; velocidade máxima superior a 26 nós.
  • Tripulação: 107

Acima, concepções artísticas da fragata Type 31, com a imagem de baixo mostrando a suíte de sensores, armamentos e outras características. Algumas das indicações foram atualizadas desde a concepção das imagens, como por exemplo o radar de vigilância, que agora é denominado Thales NS 110 4D (segundo a Thales, as “quatro dimensões” representam Azimute, Elevação, Alcance e Doppler).

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments