IMAGENS: Novas fragatas chinesas Type 054B em construção
Novas imagens divulgadas nos fóruns chineses mostram as fragatas de próxima geração Type 054B em construção para a Marinha Chinesa (PLA Navy), em Hudong, Xangai, e Huangpu Wenchong, Guangzhou.
A nova classe, designada provisoriamente como Type 054B, é um navio com maior comprimento e boca (147 x 18 m), alcançando um deslocamento de cerca de 6 mil toneladas, 2 mil a mais que a Type 054A.
A Type 054B apresenta linhas de casco mais furtivas, uma superestrutura mais volumosa e um passadiço mais alto. O navio contará com um sistema de lançamento vertical (VLS) para mísseis, canhão principal, CIWS, mísseis antinavio a meia nau e um lançador de mísseis sobre o hangar. O convoo foi ampliado para operar com o novo helicóptero naval Z-20.
O mastro principal abrigará um novo radar AESA de varredura eletrônica ativa de dupla face.
Impressionante.
Olá Colegas. Vendo a última foto, com os dois navios sendo construídos dentro de um galpão, fico curioso em saber como é feito o lançamento destes navios. O estaleiro de submarinos em Itaguaí possui um elevador que será capaz de elevar equipamentos tão pesados quando um submarino de 6 mil ton, contudo, não lembro de ver algo deste tipo no estaleiro de Itajaí onde estão sendo construídos as FCT.
Camargo,
Em Itajaí os navios construídos no galpão são transportados, sobre rodas, até uma área levemente inclinada à beira da água. Dali são lançados lateralmente.
https://m.youtube.com/watch?v=BG9u46CHxQ0
Olá Nunão. Tenho a impressão que os casos das FCT seria maior que estes navios de apoio. Será que usarão o mesmo procedimento para lançar as FCT? Imagino que serão lançadas incompletas, para dar espaço para a construção das subsequentes. Estou bem curioso em como as FCT serão produzidas. Desde o início, tive a impressão que o estaleiro de Itajaí seria apertado.
Camargo,
O que importa mais é o deslocamento, que é similar. Espaço em relação ao comprimento tem de sobra
O estaleiro só usa esse procedimento, de lançamento lateral, que é bem comum.
A construção é por módulos. Eles são construídos nas laterais do grande galpão e unidos no centro. Com esse tipo de construção, é mais rápido lançar o navio quase completo, pois as partes dos seguintes já são fabricadas enquanto o que ocupa a área central é completado.
Da pra ver o lançamento nos trilhos.
https://youtu.be/5P3RQmAxAQA
Costumamos falar muito de navios europeus e etc. Mas afinal, esses navios chineses são bem equipados? Se compara com algum navio europeu/americano? Melhor, na média, péssimo? Seria bom para o Brasil?
Existem dezenas de matérias sobre a PLA Navy no site.
https://www.naval.com.br/blog/2022/10/27/marinha-da-china-pode-alcancar-a-marinha-dos-eua-ate-2030-dizem-analistas/
A construção naval chinesa é a salvação da MB. Poderiam suprir de forma rápida, ter bom volume de entrega e custos menores que as opções ocidentais. Quem sabe a negociação com troca commodities, moeda própria ou a futura moeda dos BRICS.
Bastava iniciar com um programa de “teste/avaliação” com NPa 1200/1500ton com um contrato de apoio logístico e manutenção. Funcionou certinho, aumenta o pedido para corvetas e depois fragatas, navio apoio logístico, LHD, etc.
Pena nosso almirantado e o MD terem urticária a essa possibilidade.
E essa tal moeda dos BRICS vai sair msm, a Rússia confirma e a india nega.
Não existe moeda dos Brics.
Moeda com BRICS, moeda com a Argentina, o Brasil está mais perdido do que cego em tiroteio rsrsrs.
A Marinha do Brasil faz licitação como na contratação das fragatas classe Tamandaré. Nessa licitação são emitidos convites com as especificações do edital. Retirados os convites é possível enviar proposta competindo com ouros interessados.
O estaleiro Jurong de Singapura assoviado ao Aracruz no ES venceu a disputa para construírem um navio de apoio antártico.
https://www.naval.com.br/blog/2022/06/14/assinado-o-contrato-de-construcao-do-navio-de-apoio-antartico/
Em casos extremos que afetam a segurança nacional pode haver dispensa de licitação. Não tem sido o caso.
Discordo completamente A salvação da MB é um orçamento adequado, que sobre dinheiro para aquisições. Os navios chineses não são tão mais baratos que os equivalentes ocidentais. A economia é pequena. E não adianta nada eles conseguirem produzir rápido, nós não temos dinheiro para adquirir uma boa frota. Não muda muita coisa se a MB tivesse adquirido 4 Type 054A em vez das 4 Meko A100. E se falar que a China poderia entregar em menor tempo, a perda de empregos e a perda dos benefícios de construir aqui, não compensa. É muito melhor pagar um pouco mais e esperar… Read more »
Acredito que o Brazil irá aumentar a sua capacidade naval de forma mais autônoma , incrementando a sua base industrial de defesa, ou seja trabalhando internamente e forma mais eficiente, nada de esperar por um milagre de fora (Rússia, EUA, China, França, Inglaterra, Japão, Alemanha, Holanda, Coreia do Sul, Turquia, Itália, Espanha, Suécia), o Brasil têm que evoluir sozinho e caminhar com os seus próprios pés…
Isso é indústria , nosso é artesanato
O nome disso é política industrial. Uma coisa que o braziu abandonou em 1889. Jogou a toalha e resolveu ser de vez um país exportador de bananas. É uma pena um país como o nosso não se desenvolver e crescer, a corrupção consome nosso país. A classe dirigente daqui quer desenvolver apenas suas contas bancárias e não o país! Um país que despreza a educação e o desenvolvimento tecnológico, científico e industrial está fadada ao fracasso. Países como a China e a Coreia do Sul são exemplos de que a educação venceu! Na década de 60 a economia chinesa era… Read more »
Desindustrialização tem nome o caçador de marajás criada por uma mídia famosa … sem uma contrapartida de reserva de mercado… parabéns aos chineses .
Por favor, desenvolva seu pensamento.
Apresente o seus argumentos!
“política industrial. Uma coisa que o braziu abandonou em 1889”
Caro, me permita, nós tivemos políticas governamentais de industrialização, passível de críticas, sim, mas tivemos, pós 1889.
Sim é verdade, como na era Vargas, mas o nosso auge foi na época do Brasil Império. Isso é indiscutível! E a China até meados dos séculos XVII e XIX tinha a renda per capta superior a da Europa, e o desenvolvimento humano era superior aos europeus. O século da humilhação para os chineses veio a partir da guerra do ópio. Na verdade hoje a China apenas retorna ao patamar de desenvolvimento e prosperidade que já viveu em séculos passado…
Premiê da Espanha resume acordo comercial com Mercosul: ‘UE oferece capital e tecnologia em troca de matérias-primas e água’, acha que os Chineses pensam diferente? Rsrsrs Por favor, desenvolva seu pensamento mas com foco no Brasil, afinal existe alguma diferença entre a entrada das montadoras americanas no Brasil no período Jucelino e agora com as Chinesas, ou é mais outro salto de galinha para a modernidade? Uma dependência das montadoras americanas e europeias que se perpétua e agora trocamos de fornecedor. Afinal neste processo não fazemos parte do capital tão pouco da tecnologia. E tenho a percepção que é um… Read more »
chinesa Didi Chuxing dona da 99 acaba de importar 300 carros elétrico para uso no seu aplicativo, as pontas nunca estão soltas rsrs
A questão é que nossa industrialização (seja na Era Vargas ou na Era Juscelino) foi feita de modo passivo e atrelado a interesses externos, e não de forma planejada e focada em conveniências internas.
Nossas elites industriais e agrárias foram devidamente cooptadas e “direcionadas” por vultuosos financiamentos, isenções e pela famigerada reserva de mercado, uma aberração que encheu os bolsos de muita gente e ajudou a financiar uma burocracia obtusa e sem vínculos com o verdadeiro desenvolvimento da nação.
Criamos nosso próprio vício e dele fizemos uma armadilha.
Enfim, isso seria assunto para milhares de linhas….
A China já é a maior potência naval do século…
Em uma conta rápida, Quantos porta aviões tem a China quantos tem os EUA?
Rsrsrs
A marinha americana joga em outra liga, mas o que a China tá construindo para ficar ali no seu quintal estrategico é algo colossal.
Concordo.
Sim, EUA lider da primeira divisão.
Está mais para uma corrida de fórmula 1, a China está tirando a diferença a cada volta (ano), gostemos ou não.
Se as tendências continuarem assim, vai passar US Navy com certeza.
Os EUA estão que nem a Inglaterra em 1912 , igualzinho , estão no seu apogeu …
Eu acho que submarinos nucleares e destróiers fazem mais diferença…
2 são russos a diesel rsrs
os EUA tem umas 10x mais submarinos nucleares do que a China.
A pergunta poderia ser: quantos PAs a China vai construir nos próximos 10-20 anos e não quantos ela tem hoje. Os EUA todos sabem quantos vão construir. Outro fator a se levar em consideração é que a US Navy opera em todos os oceanos e a PLA Navy não tem esse interesse ainda, sua politica naval externa é focada no mar ao seu entorno.
Confirmar o que WSilva já comentou.
Por isso ele disse do século, tem algumas décadas pela frente ainda e pelo andar da carroagem, a China vai ultrapassar a Marinha dos EUA, questão de tempo.
Menos, bem menos. A China vai chegar lá mas ainda não chega perto da USN.
Cara, na Boa, acho que nem a União soviética chegou tão perto de suplantar os EUA quanto a China, em meios convencionais e econômicos.
Lembremos que a Rússia, e a maior potência nuclear, mas sua economia, e baseada nos mesmos moldes dos tempos soviéticos. Exportando matéria primas, energia e armas, bens e serviços era limitado a população interna, a China e uma econômica comercial e industrial global.
China comunista dando aulas em capitalistas! E o braziu?! Inaugurando ponte de madeira, orçamento secreto, privatizações…
Faltou citar o novos coronéis, novos antonios conselheiros em missão divina, e novos anarquistas. Cada um do seu lado, direita ou esquerda ( a moda latina) mas com o mesmo objetivo, manter o país no atraso ou aprofundar o abismo.
Esqueceu do voto secreto no congresso…kkk
Tem outro ponto que penso ser importante. “De qualquer forma, a aparência de um novo e distinto design de fragata para o PLAN testemunharia novamente a capacidade chinesa de não apenas produzir combatentes modernos em volume, mas manter um ritmo impressionante de inovação ao mesmo tempo.” Não cabe mais no mundo de hoje pensar na execução industrial sem evolução e inovação. A indústria antiga foi uma indústria de repetição. Hoje a indústria automobilística muda as plataformas utilizando materiais leves ao corte e à solda. Não seria diferente na mecânica pesada chinesa. Os processos sendo substituídos. Novas ligas. A montagem de… Read more »
Por que “são uma incógnita”? São três fragatas com contratos assinados, e uma pra assinar. A construção da primeira já começou. O corte de metal para fabricação dos blocos começou no ano passado, e a cerimônia de batimento de quilha foi marcada pro mês que vem. A dúvida maior que existe é sobre quando exatamente um segundo estaleiro vai se somar ao trabalho de construção da classe, para acelerar a incorporação de todos os navios. Esse prazo para ampliar a capacidade de produção depende principalmente do primeiro estaleiro finalizar toda a documentação técnica para repasse ao segundo, o que é… Read more »
https://www.naval.com.br/blog/2023/07/07/quarta-fragata-da-classe-constellation-nomeada-uss-lafayette/
Puxa vida, custou para acreditar que eram chineses. Pelas imagens, eu jurava que era lá em Itajaí com as Tamandares.
A China esta parecendo os EUA de 1935, igualzinho os EUA , a mesma pujança industrial, mutilpos projetos, tudo igual aos EUA.