Navios chineses treinam ‘atracação mediterrânea’ antes do exercício com navios russos
Na foto acima, dois destróieres Type 052D – Guiyang (119) e Qiqihar (121) – e duas fragatas Type 054A – Zaozhuang (542) e Rizhao (598) – da Marinha Chinesa (PLA Navy) praticando atracação pela popa para o exercício Northern Interaction 2023. Os navios deixaram o porto ontem com o navio de reabastecimento Type 903A Taihu (889).
O fato de estarem praticando atracação pela popa sugere fortemente que eles visitarão Vladivostok, já que a PLA Navy normalmente não atraca os navios dessa forma. Na foto abaixo, navios chineses quando visitaram Vladivostok em 2013, junto a um navio russo:
A atracação mediterrânea, também conhecida como “med mooring”, é uma técnica para amarrar uma embarcação ao píer em um ângulo perpendicular. O navio, portanto, ocupa menos espaço. A desvantagem da atracação mediterrânea é que é mais suscetível a colisões e também não é adequada para águas profundas ou regiões com grandes variações de maré.
Nesse tipo de atracação, enquanto a popa é amarrada ao píer, a proa do navio é fixada em posição com o lançamento de âncora.
FONTE: sinodefenceforum.com