O ministro da Defesa Nacional, Javier García, anunciou na segunda-feira (17/7) a aquisição pelo governo uruguaio de dois navios-patrulha oceânicos para a Marinha Nacional que serão adquiridos ao estaleiro espanhol Cardama por um preço de 82,2 milhões de euros. Trata-se de dois navios “zero quilómetro, zero milhas” e a decisão adotada baseou-se “em razões técnicas apresentadas pela Marinha Nacional, razões de montante e razões de prazo”, sublinhou.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na qual o ministro García estava acompanhado do subsecretário Rivera Elgue, do diretor-geral do Ministério, Fabián Martínez, do comandante em chefe da Marinha Nacional, almirante Jorge Wilson, do diretor de material naval, contra-almirante Héctor Magliocca e do diretor de Recursos financeiros do ministério, Cr. Damián Galó.

O ministro informou que “a comissão consultiva do Ministério da Defesa Nacional, com a assessoria da Marinha Nacional, e com base na resolução que tomamos, decidimos adquirir dois navios do tipo OPV para a Marinha Nacional”.

Acrescentou que “estes dois navios vão permitir à Marinha Nacional retomar a sua missão essencial, que consiste na tutela da nossa soberania nacional no mar, no cuidado dos nossos recursos naturais, evitar e reprimir, quando necessário, as actividades ilícitas, a pesca ilegal , crime organizado, e retomar o controle de tudo no nosso espaço marítimo, questão que, como sabem, está muito limitada devido à deterioração e idade dos navios que a Marinha Nacional tem hoje. Este é um longo anseio da Marinha Nacional, que já tem mais de 15 anos. Desde 2008, a Marinha Nacional e o Uruguai contam com o apoio de todo o sistema político, que em 2014 emitiu por unanimidade uma declaração solicitando a compra desses navios no Senado da época, podemos dizer que hoje enviamos ao Tribunal de Contas esta decisão de compra”, salientou o secretário de Estado.

Explicou que “a compra é a um estaleiro espanhol, o Cardama, e a operação dos dois navios OPV é pelo valor total dos dois navios de 82,2 milhões de euros. O que significa, como vocês podem ver, um valor significativamente inferior ao primeiro valor, a primeira convocação feita pelo Ministério da Defesa Nacional.

Questionado sobre quando chegarão ao nosso país, respondeu que “a decisão de compra da Comissão Consultiva do Ministério da Defesa com a assessoria da Marinha assenta em três pilares: O primeiro, razões técnicas. Estes navios são navios que reúnem todas as condições exclusivas que a Marinha Nacional lhes tinha declarado para o cumprimento da sua missão essencial. E, além disso, atendem a alguns requisitos, não exclusivos, mas acessórios que a Marinha Nacional também solicitou incluir, se necessário.

Como podem ver, trata-se de uma nave que possui um ponto de largada de helicópteros, um heliporto que possui um hangar para helicópteros, que possui as armas que ali podem ser vistas, e todas as condições necessárias para cumprir a missão. Portanto, a primeira condição foram as razões técnicas.”

Ele acrescentou que “o segundo foi, exatamente o que você estava pedindo, o prazo de entrega e o custo. Esta foi a oferta recebida, a de menor custo, das 8 recebidas de diferentes origens, e ao mesmo tempo foi a oferta que ofereceu a entrega mais rápida das duas embarcações. O primeiro navio, -você sabe que tem uma quantidade agora que está no Tribunal de Contas, tem assinaturas de contratos, etc.-, se tudo correr dentro desses prazos, seria entregue nos primeiros meses de 2025. Dentro do prazo primeiro trimestre de 2025 ».

«E o segundo navio no final do ano de 2025, no final da primavera, no final do ano de 2025 estaria lá, entregando os dois navios, ou seja, os dois navios em 2025, um no início e o outro no final, em frases simples. E foi justamente isso também que motivou a decisão que adotamos nestas horas”, destacou.

Questionado sobre a proveniência dos fundos para a compra, o ministro respondeu “do ponto de vista dos fundos, incluímos na Prestação de Contas os fundos que já estão reservados, parte deles, na Corporação Nacional de Fomento, são 40 milhões de dólares lá que foram depositados no final do ano passado, antecipando que a qualquer momento poderíamos avançar nessa decisão. Você sabe que, uma vez contratado, você precisa ter os fundos disponíveis. O restante dos recursos será via reforço da Receita Geral. Essa foi a primeira coisa.”

Acrescentou que “a segunda coisa, a manutenção saiu do orçamento da Marinha Nacional. Mas, foi justamente um dos temas que conversamos porque os navios da Marinha são navios muito antigos, têm em média 55 ou 60 anos, o que gera custos de manutenção muito altos. Isso, pelo fato de serem navios 0 km, 0 milha, vão exigir muito menos manutenção e além dessas compras, está planejado o que se chama de cadeia logística, ou seja, um pacote de peças de reposição… um pacote dentro na compra, um pacote de peças de reposição para 10.000 horas de navegação, então a manutenção está incluída no custo por um bom tempo e o restante será manutenção da Marinha Nacional”.

Zero km, zero milha

Questionado se são novos, ele respondeu que são embarcações “zero quilômetro, zero milha”.

Sobre se o pessoal está treinado para poder operar este navio, o ministro respondeu “totalmente, o que não quer dizer que, aproveito a pergunta, vamos, temos falado sobre isso nos últimos momentos, nos reunimos com a comissão, aqui é oficial da Marinha que vai participar de todo o processo de construção, verificando, estando por dentro de todos os procedimentos.”

Ao mesmo tempo, a aquisição inclui o que se chama de sociedade classificadora, que é uma empresa de outro país, e o que eles fazem é garantir que tudo o que estava previsto no contrato é realmente o que está sendo utilizado na construção desses navios.

“E, obviamente, vai haver um procedimento de adaptação dos nossos oficiais, como acontece com outros navios, por exemplo, quando agora tínhamos, no final do ano passado, os navios Protector, eram oficiais da Marinha para adaptar, fazer um teste de navegação e depois adaptar”, exemplificou.

Ele sustentou que “assim que finalizarmos esses dois navios, eles serão adicionados aos três navios da classe Protector que vieram em outubro, novembro do ano passado. Eles vieram em outubro-novembro do ano passado dos Estados Unidos.

E, além disso, será acrescentado, esperemos que não em muito tempo, estejamos a tratar da papelada, um navio que foi doado pelo governo coreano”, recordou.

“Portanto, estamos com certeza, sim com certeza, diante da maior renovação de capacidades de navios da Marinha Nacional em muito tempo. Isso vai permitir à Marinha Nacional cumprir todas as suas missões, todas as suas funções ao máximo, funções que aí estavam não por vontade da Marinha, mas porque não teve a possibilidade de navios capazes de a cumprir cabalmente”, ele enfatizou.

Preço

O ministro disse mais tarde quando questionado sobre o processo de decisão que “recordam que no procedimento que foi realizado pela primeira vez por volta de 2022, no ano passado, tínhamos chegado a uma oferta de 160 milhões de dólares, os dois navios. E dissemos que era um preço que superava, e vou usar exatamente os termos que usei na época, que superava significativamente as possibilidades que o Uruguai administrava do ponto de vista orçamentário.

«Estes dois navios têm um custo total de 82 e alguns milhões de euros, vejam a conta em dólares, verão que é significativamente diferente. A decisão baseou-se em razões técnicas apresentadas pela Marinha Nacional para decidir sobre esta oferta. Em segundo lugar, razões de montante, o que acabamos de dizer, e depois terceiro, razões de prazo”, apontou.

As capacidades

O comandante da Marinha, almirante Wilson, ao responder às capacidades destes navios, explicou que “tem a possibilidade de utilizar o helicóptero de bordo, que amplia o seu raio de detecção através da utilização do radar de busca de superfície que a aeronave possui”,  além do radar que a nave possui.

“Por sua vez, tem uma rampa na popa para lançar dois barcos de interceptação rápida que navegam acima dos 35 nós. Nesta plataforma, o navio navega a uma velocidade máxima de 24 nós, 23 sustentados, e tem a possibilidade de intercetar o helicóptero ou barcos de interceção rápida com o próprio navio”, disse.

O comandante disse que “a tripulação do navio tem capacidade para 80 pessoas, para acomodar 80 pessoas e a tripulação é entre 50 e 60 tripulantes para a operação da plataforma, incluindo o pessoal do barco de interceptação e o pessoal do helicóptero .”

“E sobre os custos, a tripulação de um OPV é aproximadamente menos da metade de uma das fragatas que tínhamos no passado”, disse ele.

Acrescentou que “é um navio de desenho simples, com sistemas de propulsão, geradores, que existe uma representação no local, pelo que, inicialmente os custos, presume-se, serão mais baratos do que a manutenção de material que já não existe representante no mundo, as fábricas fecharam, os sistemas não estão disponíveis”.

Acrescentou o ministro, referindo que “são dois navios absolutamente modernos do ponto de vista da tecnologia, das suas capacidades e dos contributos que a Marinha Nacional vai dar. E, como dissemos, retomar essas capacidades que são muito limitadas, o que nos permitirá tudo o que falamos nesta conferência”.

FONTE: www.gub.uy

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