Leonardo fornecerá canhões Sovraponte de 76 mm para as novas fragatas antissubmarino da Holanda e Bélgica
Serão construídas 4 novas fragatas Anti Submarine Warfare (ASW), 2 para a Holanda e 2 para a Bélgica. Esses navios serão equipados com canhões Sovraponte de 76 mm. Hoje, o Ministério da Defesa assinou contrato com a empresa italiana Leonardo para a entrega do mesmo
As armas podem disparar munição orientável, além da munição usual. Esta é guiado para o alvo por um radar. Isso permite que a fragata se defenda melhor contra as ameaças modernas. As armas podem atingir alvos terrestres, de superfície e aéreos.
Canhão de troca
A Leonardo também fornece uma chamada arma de troca. Este canhão sobressalente pode ser colocado imediatamente durante uma grande manutenção como um substituto para os canhões do navio em questão. Desta forma, o poder de combate do navio permanece inalterado.
Navio de abastecimento
Além disso, o contrato inclui a opção de entrega de mais 3 canhões Sovraponte, 2 destes são para o Zr.Ms. Karel Doorman e Zr.Ms. John de Witt. Esta artilharia faz parte da substituição do atual sistema de defesa Goalkeeper. A terceira arma é para o novo navio de abastecimento Zr.Ms. Den Helder, que será comissionado em 2025. O canhão será colocado posteriormente.
Os canhões das fragatas ASW serão entregues a partir do início de 2027.
FONTE: Ministério da Defesa da Holanda