A Marinha da Rússia realizou um exercício de tiro real no noroeste do Mar Negro, disse o Ministério da Defesa de Moscou na sexta-feira (21), dias depois que o Kremlin disse que consideraria os navios que viajam para a Ucrânia através da hidrovia como potenciais alvos militares.

A Frota do Mar Negro “realizou disparos reais de mísseis antinavio de cruzeiro contra o navio-alvo na área de treinamento de combate na parte noroeste do Mar Negro”, disse o Ministério da Defesa da Rússia em um comunicado no aplicativo de mensagens Telegram.

“O navio-alvo foi destruído como resultado de um ataque de míssil”, afirmou.

“Também durante o exercício conjunto, os navios e a aviação da frota empreenderam medidas de isolamento da área temporariamente fechada à navegação, e também realizaram um conjunto de medidas para deter o navio infrator.”

A Rússia disse na quarta-feira que navios de carga a caminho de portos ucranianos no Mar Negro seriam considerados como possivelmente transportando carga militar, dias depois de cancelar um acordo de exportação de grãos com a Ucrânia.

O Kremlin também declarou áreas não especificadas nas “partes noroeste e sudeste das águas internacionais do Mar Negro” como “temporariamente perigosas para passagem”.

Moscou alertou sobre os “riscos” de estabelecer rotas de embarque no Mar Negro sem sua participação.

Kiev disse estar preparada para continuar exportando grãos por meio de seus portos do sul, apesar da Rússia ter desistido do acordo.

VÍDEO: Lançamento de míssil antinavio P-270 Moskit por embarcação russa

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments