Marinha dos EUA comissiona o USS Canberra (LCS 30) na Austrália
O navio da Marinha dos Estados Unidos (EUA), o USS Canberra, foi comissionado em Sydney no dia 22 de julho, tornando-se o primeiro navio dos EUA a ser comissionado na Austrália.
A Austrália recebeu representantes da frota ativa da Marinha dos EUA no HMAS Kuttabul em Sydney para este evento histórico.
O USS Canberra é um navio de combate litorâneo da classe “Independence”, com orgulhosos vínculos com a indústria australiana, tendo sido projetado pelo construtor naval australiano Austal Limited em Fremantle, Austrália Ocidental.
O comissionamento reflete a amizade e aliança de longa data entre a Austrália e os EUA e o compromisso compartilhado de manter a ordem baseada em regras.
Um comissionamento é uma cerimônia oficial quando um navio entra em serviço ativo. É um dos marcos mais significativos na vida de um navio e é uma tradição da Marinha dos EUA desde 1775.
O primeiro USS Canberra foi um cruzador pesado da classe Baltimore e o primeiro navio da Marinha dos EUA a receber o nome de uma capital estrangeira. Foi nomeado a pedido do presidente Franklin D. Roosevelt em homenagem ao navio australiano HMAS Canberra, por suas ações corajosas durante a Batalha da Ilha Savo em agosto de 1942.
Durante a Batalha da Ilha Savo, o HMAS Canberra foi atingido por bombardeios 24 vezes em menos de dois minutos e 84 de sua tripulação foram mortos defendendo as operações de desembarque dos fuzileiros navais dos EUA em Guadalcanal.
Os membros da companhia do navio visitaram Canberra em 23 de julho de 2023, quando o Território da Capital Australiana concedeu Liberdade de Entrada. É o maior prêmio que uma cidade pode conceder e reforça os fortes laços que unem a Austrália e os Estados Unidos.
FONTE: Ministério da Defesa da Austrália