A OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d’Armement, a organização internacional para cooperação armamentista conjunta) exerceu a construção do terceiro submarino de nova geração relacionado ao programa U212NFS (Near Future Submarine) para a Marinha Italiana atribuído à Fincantieri.

A embarcação tem um valor total superior a 500 milhões de euros, incluindo o serviço de apoio integrado, e será entregue em 2030.
O desenvolvimento futuro do programa também contempla um adicional de 160 milhões para futuras atividades adicionais ou fornecimento de capacidades adicionais específicas exigidas pela Marinha.

Os submarinos U212NFS serão altamente inovadores, com modificações significativas de design que serão desenvolvidas de forma independente pela Fincantieri, que detém o papel de Design Authority, de acordo com os requisitos da Marinha.

O programa responde à necessidade de assegurar uma adequada capacidade de vigilância e controlo espacial subaquático, tendo em conta os futuros cenários complexos de operações subaquáticas e que se aproxima o tempo de vida operacional dos 4 submarinos da classe “Sauro”, atualmente em serviço.

Também visa manter e desenvolver o know-how industrial estratégico e inovador adquirido pela Fincantieri, bem como consolidar a liderança tecnológica alcançada pela empresa e sua cadeia produtiva, grandes indústrias e pequenas e médias empresas do setor, potencializando a presença a bordo de componentes tecnologicamente avançados desenvolvidos por indústrias italianas.

As tarefas que os submarinos realizam em benefício da comunidade são múltiplas. Diariamente, os submarinos da Marinha Italiana estão envolvidos na vigilância das rotas de comunicação marítima e da dimensão subaquática, inclusive no âmbito das alianças da OTAN e da UE. É um papel que se torna cada vez mais importante à luz dos interesses do país que residem abaixo da superfície do mar, desde os recursos dos fundos marinhos até às infraestruturas subaquáticas de energia e comunicações.

Sobre o U212NFS

O projeto do U212 NFS para a Marinha Italiana tem o design é orientado pelos requisitos para melhorar a autonomia, flexibilidade operacional e capacidades. Graças ao novo sistema de combate, sensores e sistemas de armas planejados, ou seja, os mísseis de cruzeiro de ataque profundo de longo alcance, o U212NFS desempenhará um papel fundamental abaixo da superfície, nos cenários operacionais multidomínio e multinacional conjunta.

Baseado em um projeto U212A desenvolvido pela Fincantieri, o U212NFS é caracterizado por um casco de pressão de 1,2 metros mais longo e uma plataforma hidrodinamicamente aprimorada e ainda mais silenciosa, com um comprimento total de aproximadamente 59 metros e um deslocamento de superfície de aproximadamente 1.600 toneladas.

A nova plataforma apresenta um novo design de vela capaz de acomodar até sete mastros elétricos (com espaço para um mastro adicional opcional), permitindo o desenvolvimento futuro na direção de um submarino totalmente elétrico. Além disso, estudos de fatores humanos estão em andamento para fornecer acomodações mais confortáveis para tripulantes de nova geração.

O U212NFS também incluirá um sistema de combate de nova geração com um sistema de gerenciamento de comando e controle de armas desenvolvido pela Leonardo, ambos incluindo conteúdo industrial e tecnológico significativo fornecido pela indústria italiana, P&D e academia. A nova plataforma terá um casco de pressão estendido, CIC redesenhado para consoles adicionais, tropicalização (operabilidade em água do mar com temperaturas tropicais), mastros içados elétricos em vez de hidráulicos, novo sistema de monitoramento de controle de engenharia e baterias de íons de lítio para a propulsão sistema.

Além disso, o U212 NFS será equipado para o emprego de mísseis de cruzeiro de ataque profundo de longo alcance e torpedos pesados Black Shark Advanced da Leonardo. Esses sistemas inovadores também serão adaptados com vistas à adaptação de unidades anteriores.

Submarino italiano Salvatore Todaro (S-526) da classe U212A, dotado de propulsão AIP
Submarino italiano Salvatore Todaro (S-526) da classe U212A, dotado de propulsão AIP
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