Navio de guerra russo é rebocado após ataque de drone marítimo ucraniano
O jornal Folha de São Paulo (assim como diversos outros jornais e portais do mundo) divulgou informações sobre ataque de drones marítimos ucranianos ao porto russo de Novorossisk, no Mar Negro, na madrugada desta sexta-feira, 4 de agosto.
A reportagem traz imagem, publicada em redes sociais, do navio de desembarque anfíbio russo Olenegorski Gorniak visivelmente adernado para bombordo, após ter sido provavelmente atingido por drone marítimo.
Ainda segundo a reportagem, que também traz um vídeo do provável ataque, o ação dos drones marítimos ucranianos foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Russia, embora este apenas diga que repeliu ataque de dois drones.
Atualizaremos as informações ao longo do dia.
Provável??
já tem até video do ataque!
Nada demais apenas drone do Ifood indo levar Mac lanche feliz para russos…segue o baile
Mas como pedem Ifood esses russos….
Cigarros também
Pena que não foi à pique.
Por mim, teria afundado com toda a tripulação.
Gostaria de ve-los desertando, não morrendo. São apenas buchas de canhão.
https://www.youtube.com/watch?v=jzT-qvPkmZ4&ab_channel=Suchomimus
Tá lá o Ropucha (012) adernado. Uns dez dias atrás e noticiavam o ataque dos drones 😉 à Kotov. Segue o barco…
Os Russos deveriam sair da Ucrânia. E em cada casa que eles passarem pedir desculpa pelas atrocidades cometidas.
Calma amigo russo… ficar irritado pelo perda de mais um navio não vai mudar em nada o que está acontecendo. Basta voltarem para casa que isso acabará…
E a situação em terra está indo pra onde?
Pergunto por que no início, a situação estava indo pra uma rendição incondicional da Ucrânia com tomada de Kiev e entrega do presidente eleito, dentro de 15 dias… Isso já faz mais de um ano.
Tempo russo é terrível, demora a passar. Lá ainda devem “estar indo” pra uma semana de invasão enquanto que aqui já foi mais de um ano.
Kiev seria tomada em três dias… Paris em 15… Que piada, esses Russos são patéticos
Até dois anos você nem sabia que a Ucrânia existia. Agora… “é uma questão de geopolítica mundial”.
Já tentou no Cirque du Soleil? Ouvi dizer que lá estão precisando de contorcionista.
Esse ataque foi na Rússia, não Ucrânia.
Seria uma catástrofe se a Ucrânia tivesse se rendido. Não foi o que aconteceu. Já são não sei quantos dias e horas de ”Operação Especial” que a Ucrânia está lutando. Estamos falando de guerra e na guerra não há nada de bonito, não.
“Os americanos publicaram que podem ter até 50 mil ucranianos mutilados/amputados.”
O Bom é que isso não acontece no lado russo.
“Se era isso que Zelensky queria, está conseguindo.”
Acho que o que Zelensky queria era que ninguém invadisse seu país mas, deixa pra lá.
Já são não sei quantos dias e horas de ”Operação Especial”
526, 527 pra eles
Fakenews
Evidente meu caro, foi o cinema norte-americano que fez a cena do navio adernando sendo rebocado…
Fui sarcástico, ó nobre colega.
Infelizmente, com as barbaridades que alguns escrevem, como defender ataques a civis, a negação de crimes de guerra, etc… é muito fácil confundir sarcasmo com a “alienação” de muitos…
E esses militantes pró putin prestam um desserviço à causa. Fosse eu do departamento de pessoal do SVR mandava todo mundo embora.
Boa.
E os milhares de civis de etnia russa mortos no Dombass?? Não foi os russos que mataram essas pessoas.
Pela lógica de um participante da Trilogia (caso fosse verdade) talvez seja isso que o Putin queria.
*Mas aí, onde fica a narrativa de expansão da OTAN ameaçando a Rússia?
Ou a narrativa dos laboratórios de armas biológicas?
E a confissão do Putin de querer reaver a Rússia imperial?
Só para perceber o contexto: Quem começou uma guerra em 2014?
Dependendo da sua resposta, tenho todo o gosto em tentar explicar a minha perspetiva do que realmente aconteceu…
E, já agora, no Donbass, até 2022, morreram pessoas dos dois lados da barricada mas muito menos do que a Rússia matou até agora para os salvar…
Yevgeny Prigozhin, ja disse que foi tudo mentira.
Três dias atrás os ucranianos atacaram dois outros navios russos. Do mesmo modo negaram os ataques, mas houve um corre corre de helicópteros para resgatar feridos.
Putz!
Uctanianos atacaram outro navio, agora um petroleiro russo, bem na passagem da ponte da Crimeia.
Este navio é um dos “anfíbios” pertencentes a Frota do Norte enviados ao Mar Negro pouco antes do conflito começar ano passado.
Saudações, Mestre Dalton.
Caro Dalton, repito a você, a mesma pergunta que fiz no meu proprio comentario… onde estão as defesas do navio?
Não foi disparado sequer um tiro para interceptar o drone.
Seria isso incompetência russa ou pura e simples defasagem tecnológica?
Será que os navios russos ainda usam sistemas da época soviética?
Pq só isso explicaria tamanha incompetencia.
Caro MGNVS, de minha parte simplifico tudo: incompetência explica-se por ela mesma. Vide Moskva….
eu não consigo imaginar como um drone, que não me parece pequenininho, chega perto de um navio importante como esse, após mais de 1 ano de guerra
Muito provavelmente é incompetencia russa, e a Russia tambem esta subestimando a capacidade da Ukrayna de contra-atacar.
Peli que ví em outro vídeo,aparece um helicóptero atirando nesse drone ucraniano.
Se tiver o link e os editores permitirem, então publique aqui para nós.
Novidade é os Russos não usarem sistemas da época Soviética…
Falta de escolta, falta de preparação, etc…
No mínimo um barco, até um semi rígido, fazendo patrulha…
Bom trata-se de um antigo e relativamente pequeno navio de desembarque que estava como outros, sendo usado para atender necessidades civis, transportar mercadorias veículos se fala até em passar a transportar turistas para aliviar a pressão pela falta de infra estrutura.
.
Não sei se essa nova função teve algum impacto na prontidão, mas, de qualquer forma
esse tipo de ataque é relativamente novo e demandaria mais estudos e investimentos para se melhorar a capacidade de defesa.
O governo Zelenski está confortável com a situação de guerra, entregando riquezas e empresas como garantia de empréstimos e armas e concedendo o parquinho de diversões aos violentos psicopáticos. Mesmo Putin, que tanto fala de nazistas, parece pouco apressado em resolver a situação econômica e militar em que se meteu. Pra ambos, vale a vaidade do rei Luís XIV; ao redor um mesmo monstro consome os dois povos indiferentemente, como consome todo o mundo, alternando a voragem passiva com a ativa. E todo mundo reclama, especialmente aqui no combalido ocidente (americano e europeu) mas ninguém muda num arco de segundo… Read more »
Aposto que resolveria essa questão em uma mesa de bar, tomando aquela cervejinha
“O governo Zelenski está confortável com a situação de guerra,”
muito confortavam orusete… com os país vizinho terroristas atacando os civis do nada todo dia… sem falar do continuo e sistematizo genocídio das crianças, que são sequestradas pelos russos e levadas pra Rússia como mercadoria… confortadisssssisissmu
“ armas e concedendo o parquinho de diversões aos violentos psicopáticos.”
ahh sim… o errado é a Ucrânia conseguir armas pra lutar ela vida dela.. o certo seria ela se deixar ser extinta pela Rússia… ja deu pra ver quem é o “violentos psicopáticos” no “” parquinho de diversões” aqui…
Tá morrendo gente inocente dos dois lados e o capitalismo russo e ucraniano não pararam. Na Ucrânia tem fábrica de bebês, explorando o ventre de ucranianas pobres pra clientes ricos de todas as partes do mundo atrás de genes eslavos. Aviso aos aos inocentes: não tem inocente naquele inferno senão os sacrificados na dança macabra da OTAN, Putin e Zelenski sob a marchinha do capitalismo desenfreado que redescobriu a guerra como atividade econômica baseada na extorsão pelo terror. E isso vai chegar aqui, justamente pela amazônia eivada de ONGs e interesses, cercada de encrenqueiros e protegida como ultima ratio regnum… Read more »
não adianta explicar… esses são os tipinho que defendem o estuprador e colocam a culpa na vitima… e depois vem choramingar “ainn russufubia”
Tua sorte é que ele não afundou.
Seria chato você trocar de apelido novamente.
Tendo um sistema de vigilância marítima bem atualizado e algumas centenas desse tipo de drone em estoque iria deixar qualquer navio invasor com os olhos bem abertos.
Existe um bem antigo que teria funcionado. Chama-se marinheiro de vigia
Isso não faz diferença nenhuma. Fica bem claro que a intenção de Ucrânia é desviar o foco da fraca contra-ofensiva, pois até a data de hoje, os resultados são irrisórios. Fora a saraivada de mísseis e drones que russos que lançados sobre a Ucrânia todo dia.
É incrível ler os comentários e ver o quanto tem puxasaquismo pra um lado, os caras se acham o suprassumo da justiça e liberdade, eles podem fazer tudo, enquanto o outro lado nada! É por conta do pensamento desse tipo de gente que o Brasil é e sempre será 3⁰ mundo.
Com certeza a intensidade desses ataques serve para avaliar a situação difícil no front ucraniano e a sua relação com seus parceiros, eles tem que mostrar algum resultado, e esta pressão é justamente o calcanhar de Aquiles da Ucrânia.
Numa guerra todos os movimentos são calculados, a Ucrânia está indo mal em terra e precisa mostrar algum resultado para seus parceiros, então ataca pelo mar, para tentar afundar algum grande navio russo.
Obrigado por negativarem meu comentário (para os inúmeros bots e usuários que usam vários Nicks) isso só me faz ter certeza do quanto estou certo.
Acho que não…
Por vezes é mesmo “teimosia” e mania da perseguição…
“Fica bem claro que a intenção de Ucrânia é desviar o foco da fraca contra-ofensiva” Acho difícil colocar tudo na conta da “fraca contra-ofensiva”, iniciada há dois meses, quando se trata de uma clara resposta ucraniana a uma situação criada pela própria Rússia há apenas duas semanas. Aliás, evento este relacionado ao teatro de operações do Mar Negro, que é esse fato do link logo abaixo, criado pela Rússia, e respondido pouco tempo depois (link seguinte) pela Ucrânia: https://www.naval.com.br/blog/2023/07/17/russia-sai-oficialmente-do-acordo-de-graos-com-a-ucrania/ https://www.naval.com.br/blog/2023/07/20/lembrancas-do-moskva-agora-e-a-ucrania-que-ameaca-atacar-navios-no-mar-negro/ Ou seja, a Rússia avisou que atacaria navios no Mar Negro, a Ucrânia avisou que faria o mesmo, e agora… Read more »
Bem lembrado, Nunão, havia me esquecido deste “pequeno” atrito no mar negro, de qualquer forma, é um ponto à mais para Ucrânia. Resta saber se o objetivo deles era de afundar o navio, ou mostrar o quanto a segurança dos navios russos é fraca. Há de se lembrar também que a marinha Ucrânia não possui mais navios, então a única forma de resposta dos russos é em terra.
Pois é …o que a Ucrânia ganhou com este ataque em águas territorias russas? Com certeza uma retaliação que vai mandar algum navio mercante que tentar furar o bloqueio… e provavelmente com algum dos 5 ou 6 submarinos Kilo que possuem no Mar Negro sem ninguém perceber
Rapaz, só se já estivessem por lá antes dos turcos fecharem o estreito. E no mais, são diesel-elétricos, tem que subir para a superfície para serem reabastecidos de itens para a tripulação e snorkear… pelo que se tem observado os russos não são mágicos e nem de outro planeta, onde e como estariam operando 5 ou 6 kg sem terem sido detectados?
Tentar ?amigo já foi furado kkkk.
Israel já passou, Grécia, Turquia e até navio da pequena Georgia já tá ignorando o tal bloqueio.
Esse bloqueio é só mais uma bravata
É verdade. Simples assim.
O pior cego são os que não querem enxergar a realidade,mas a Ucrânia está vencendo nos corações e mentes dos torcedores.
A esperança é o ano que vem um novo governo mostre a realidade e diga que não vai mais patrocinar a guerra do Bidê e de seus “impolutos”progressistas.
Mas a Ucrânia é um país soberano, a Rússia invadiu,Putin é um monstro,ze lenquisse é um herói a mesma catilena e não conseguem parar para tentar entender o causador dessa m3%=@ toda.
A realidade é que a operação especial está dragando o estoque russo de MBTs, de soldados e de tudo quanto é sistema não nuclear… fez o Wagner se rebelar contra o Czar e marchar rumo a Moscou… mais alguma coisa de importante que esqueci? O Moskva ser promovido à submarino nem é fato relevante…
“Fraca contraofensiva” há um ano atrás falávamos que Kiev cairia em dias…
“E o que isso vai ajudar a Ucrânia?”
Em nada, isso só ajuda a Rússia!
KKKKKKK…
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
É mas isso foi em 90 minutos, aqui as duas semanas estão durando mais que um ano.
Hahahaha, intankável esse Kings, viu?
Leva esse block na fuça.
Sem comentários, sem $$$ na conta… vai ter que se mudar p/ outro blog… no fundo, no fundo a equipe dele até era legal…sentirei saudades. #sqn
O que me surpreende eh que parece ninguem viu a aproximacao. Eu ao menos nao percebi nenhum disparo do navio…. o povo ta de ferias? como pode?
Esta faltando muita capacidade de combate NGV nestes portos e fundeio
Se o navio tiver mesmo sido atacado (quando aparecer imagens do mesmo danificado, vamos tirar as provas), é preocupante a situação, porque o navio estava a deriva como se não estivesse rolando uma guerra. A vigilância tem que ser 24hrs.
Kommander,
A imagem que abre a matéria é bem clara: o navio está bem adernado a bombordo e sendo rebocado, o que indica algum dano ou problema sério.
Chá é no reino do rei Charles, na Russia é hora da vodka…
Ahhh… !!!! entao eh normal mesmo !!! afinal depois da hora da vodka todo mundo fica meio emborcado mesmo….. rzrzrztz
Vamos voltar a ter os navios contratorpedeiros originais.
Navios ou barcos de pequeno tamanho e com canhões de tiro rápido.
Antes eu apenas achava…agora eu tambem tenho esta certeza…….mestre Hcosta…..vc não vê um disparo….pode ser que a imagem seja de alta resolução noturna, mas a tripulação no minimo, no minimo tem de ficar de vigia no costado com fuzis e .50….todos sabem que eu sempre defendo militares….mas é inadmissivel alguem focado a batalha, guerra e defesa não pensar no elementar….no famoso teste do “….e se alguem fizer isto…?…” francamente….perder porque o outro lado foi competente ok, mas porque vc foi incompetende é de lascar….é o basico….estes caras não tem bonoculo noturno não?
Sim, é o básico e teria de ter mais camadas de defesa.
Mas se há algo que esta guerra demonstrou é que não podemos nos surpreender com a incompetência ou incapacidades de um regime em que a corrupção é a única forma de alguma coisa ser feita…
Ora Camaradas, esqueçam o navio, esqueçam a ponte, esqueçam a po##a toda…é apenas uma operação especial, e esta tudo sobre controle.
Mas também pudera, nada pode parar esse “míssil” hipersônico a… 12 nós.
vixe…..é como o Leão que morre de picada de um reles escorpião….vergonha…
Esses drones marinhos são realmente impressionantes, as marinhas dominantes precisam ter uma preparação especial para lidar com essa situação…
O ataque ao USS Cole relembrou a importância da defesa contra as embarcações pequenas e em grupos. Talvez seja mais fácil a defesa contra estes drones, com meios de guerra eletrónica, do que contra os ataques suicidas.
Até que o software se desenvolva ao ponto de deixarem de serem drones e serem autónomos como os mísseis anti navio. Por enquanto ainda precisam de antenas…
Imaginei se seria viável ou viagem algo como torpedos com capacidade autônoma e velocidade reduzida para aumentar o alcance e furtividade.
Devido à ameaça representada pelo ataque de enxames de barcos iranianos os americanos já têm uma certa expertise nesse assunto.
Uma arma específica para lidar com esse tipo de ameaça é o míssil Hellfire Longbow lançado de lançadores verticais instalados em navios. Um lançador tem 24 unidades e pode fazer frente a um ataque de saturação.
?w=768&h=432
Até coisa mais simples dava conta…..
Acho que este drone é eletrica e não faz barulho e o pessoa de bordo não esta preparado para visão noturna….
Carvalho, Contra embarcações tripuladas eu até concordo mas contra esses drones de superfície tenho dúvidas da efetividade das metralhadoras e canhões. A defesa contra esse tipo de ameaça deve ser em camadas e claro, na camada mais interna (antes do barco salva-vidas rsss) serão as metralhadoras. A dificuldade maior será detectar essas embarcações semisubmersíveis em tempo hábil. Não são fáceis de ver nem no visual , nem no intensificafor de imagens e nem na imagem térmica. Radares de busca de superfície e navegação também devem ter dificuldade. Os americanos estão generalizando o SPQ-9B na frota que creio ser um dos… Read more »
Algum barulho devem fazer e terão alguma assinatura eletrónica.
Mas um navio como este não pode estar isolado.
H,
Realmente.
Eu estava raciocinando em termos do TLK-150 que é elétrico.
Esses que estão sendo utilizados têm motor de combustão interna e devem fazer barulho.
Então, mestre Bosco, traficate colomianos nem precisam mais ficar ricos se arriscando a produzir coca, basta começar a vender os narco subs deles….vão ar uma raana…
A Defesa contra drones aéreos, de superfície de baixo perfil como estes e futuramente os submersiveis ou mistos superfície e ataque submerso. Será um ponto importante melhor a MB incorporar algo nas novas fragatas.
pode colocar os Chicago Piano pra tocar de volta kkkkk
Foi outro acidente com marinheiros fumando perto de lugar perigoso do navio…. se bobear este navio vai procurar o Moskva ….
Me surpreende a facilidade com que esse navios russos são atacados. Alias nem tando dado o amadorismo que vemos nas FAs desse país.
Daqui a pouco essa frota terá só caiaques.
Facilidade? Sabe quantos ataques semelhantes a este já foram frustrados antes?
fake news, foi cigarro de um marinheiro russo afinal o exército russo já está as portas de San Francisco para alegria do filhinho do Medvedev,
Eu nomearia essa guerra como a guerra dos drones, o que antes requeria equipamentos complexos e a vida de inúmeros homens para neutralizar um alvo, na atualidade os drones militares e civis estão fazendo com pouca resistência, por exemplo um A-10 Thunderbolt literalmente um canhão voador projetado para destruir as temidas colunas de blindados soviéticas durante a guerra fria provavelmente para conseguir chegar em seus alvos precisaria de uma tremenda estrutura logística de escolta e contar com a sorte para não ser pego por sistemas AA. Já na atualidade eu estou cansado de ver um único soldado literalmente sentado em… Read more »
Em 2011 o Poder Naval visitou o “Minsk”, navio da mesma classe do “Olenegorski Gorniak”.
Caso alguém tenha interesse:
https://www.naval.com.br/blog/2011/06/22/um-dia-em-kiel/
Pergunta… onde estão as defesas do navio?
Não foi disparado sequer um tiro para interceptar o drone.
Seria isso incompetência russa ou pura e simples defasagem tecnológica?
Será que os navios russos ainda usam sistemas da época soviética?
Navio de desembarque anfíbio que estava próximo à sua base em Novorossik, Rússia, longe da aera de conflito.
Verdade que estava longe….mas numa guerra um país tém que estar preparado para tudo….
Moscou tb fica longe e já foi atacada com drones várias vêzes.
Moscou tem um fechado sistema de defesa (aérea) legado da guerra fria e possivelmente atualizado várias vezes desde então. Mesmo assim… é que drone é uma titiquinha perigosa: os sistemas precisam refinar e as contramedidas têm que ser de custo proporcional ou ninguém vai investir nelas.
Sim… mas a Russia esta numa guerra que ela mesma provocou.
Nesse caso a Russia não deveria estar em alerta de prontidao?
Ou a Russia acha que a Ukrayna é tão medíocre que não teria condicoes de contra-atacar? Se os proprios EUA não subestimam a Russia, pq a Russia iria subestimar a Ukrayna? Esse é um erro estratégico fatal.
Concordo só pode atacar onde O Putin quiser, caso contrário não vale.
Em qualquer guerra qualquer navio pode ser atacado e destruído. Principalmente o mar negro que é na verdade uma lagoa gigante. E com apoio da OTAN.
Interessante que esses navios tem dois reparos de canhoes de tiro rápido e nenhum foi ativado para a defesa… esses drones devem ter alguma tecnologia stealth ou o sistema estava desligado o que é estranho pois o pais esta em guerra e a tripulação deveria esta atenta ….é de ser esperar ataques…. mais da ate para entender… a tripulação estava distraída vendo a gravação do jogo da seleção brasileira de futebol feminino contra a Jamaica… JOGÃO!
Será que os radares de busca de superfície e aérea (2D/3D) dos Ropucha poderiam detectar um alvo tão discreto, ainda mais de noite, talvez com estações de combate vagas? Um drone daqueles é naturalmente stealth: suas superfícies emersas em ângulos rasantes refletem as ondas do radar pra longe do emissor/receptor e as projeções (antena, sensor eletroótico têm um RCS bem diminuto). Nenhum sistema de defesa de ponto automatizado fica ligado no porto, certo? Outra: a autonomia do drone não é grande, ele não cruzou grande distância, foi colocado na água em região próxima…
Pergunta de leigo: por que não usar as velhas redes anti torpedos tão comuns na 2ªGM? No vídeo não parece ter absolutamente nada no caminho entre o drone e o navio.
mais provável resposta: Pq o russo não tava esperado esse ataque, pelo menos não ali da forma que foi.
parece que eles estão usando as redes nos portos ou pelo menos estavam em Sevastópol
Se vc está numa guerra, todos seus ativos, especialmente os militares, podem ser alvos de ataques – não é uma crítica a vc, ok? – mas se eles realmente agiram assim foram de uma incompetência e ingenuidade enormes.
sim, é o mínimo que se espera de um pais em guerra, mas como vc pode ver nesses 527 dias de guerra da Rússia ela não tem mínima ideia do que ta fazendo e muito menos o pessoal recrutado de supetão
Esses Russos são patéticos. Alvos e mais alvos… Incompetência plena e pura aos olhos de todo o mundo. Há se a Ucrânia tivesse superioridade aérea… Já tinha varrido tudo do mapa.
O vigia de mar vai pro livro…rs.
Se era conceito 5, vai passar a ser conceito 3….rs.
Acho incrível que mesmo com centenas de quilos de explosivos (dizem 450Kg) esses drones não são capazes de afundar um navio relativamente pequeno, acho que falta penetração(?) para fazer um estrago maior, será que alguém tem conhecimento para comentar por que a explosão do lado de fora não é capaz de afundar um navio ? A gente costumava ver nos filmes de antigamente mergulhadores pregando aquelas minas magnéticas pequenas (limpet) nos navios e chegando a afundá-los, será que era exagero dos filmes?
Putin só vai sair da guerra se for pressionado pelos oligarcas ou pela população. Passou da hora da Ucrânia mandar sabotadores para Moscou. Ninguém fica indiferente a um atentado a um metrô, por exemplo. Se não doer na carne deles, a guerra não vai acabar…