Ação ocorreu a 17 milhas náuticas da ponte da Crimeia e foi confirmada por fontes russas –  tráfego de veículos foi interrompido em meio a alertas de ataque iminente à ponte

A BBC noticiou, a partir de fontes russas, que um navio-tanque da Rússia com 11 tripulantes foi atingido por um ataque ucraniano no Mar Negro.

Segundo autoridades russas, o ataque ocorreu no estreito de Kerch e o navio sofreu danos na praça de máquinas, sem feridos.

Ao tempo da publicação da notícia, a Ucrânia não havia comentado oficialmente o assunto, mas uma fonte ucraniana, ligada ao serviço de segurança do país, disse à BBC que um drone marítimo foi usado no ataque.

Drone marítimo ucraniano

Ainda segundo essa fonte, o drone carregava 450 quilos de TNT e a operação foi realizada em conjunto com a Marinha Ucraniana.

Veja abaixo vídeo do provável ataque, publicado pela BBC:

O estreito de Kerch conecta o Mar Negro com o Mar de Azov, separando a península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, da península russa de Taman.

A agência russa de transportes marítimos disse que o navio-tanque estava a 17 milhas náuticas (27km) da Ponte da Crimeia.

Mapa mostrando região do ataque de drone ucraniano a navio-tanque russo

Outra fonte russa, a agência estatal TASS, afirmou que rebocadores foram enviados para o local do ataque, e creditou a uma autoridade marítima russa de transporte que o navio-tanque apresenta uma perfuração no casco na área da praça de máquinas a boreste, presumivelmente resultado de um ataque de drone marítimo, mas que o navio está flutuando.

A TASS também informou que as luzes da ponte da crimeia foram desligadas e o tráfego interrompido, em meio a avisos de ataque iminente, sendo depois liberado.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments