NAM Atlântico e fragata Defensora abrem para visitação pública em Belém
O 4º Distrito Naval divulgou nota sobre a presença do navio aeródromo multipropósito Atlântico e da fragata Defensora em Belém, assim como a programação de visitas aos navios pelo público. Aproveitamos para ilustrar esta matéria com fotos divulgadas no Twitter pelo perfil WarshipsCam.
Segue a íntegra da nota do 4ºDN. Atenção para as datas e horários distintos das visitações públicas, que destacamos no texto:
A Marinha do Brasil abrirá dois navios da Esquadra para visitação pública no Porto de Belém, na avenida Marechal Hermes, bairro do Reduto. No sábado e no domingo (dias 5 e 6), a Fragata “Defensora” (F-41) receberá os visitantes, que terão acesso pelo portão 11, das 9h às 17h.
Na quarta-feira (9), o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140) ficará aberto à visitação, com acesso pelo portão 17, das 9h às 15h. Ambas as programações terão entrada gratuita.
A Esquadra é o conjunto de Forças (parcelas da totalidade de navios, meios aéreos e de fuzileiros navais destinados ao serviço naval, pertencente ao Estado e incorporados à Marinha do Brasil) e navios soltos, posto sob comando único. O Navio-Aeródromo “Atlântico” e a Fragata “Defensora” foram deslocados do Rio de Janeiro, sede do Comando em Chefe da Esquadra, para a composição do aparato de segurança da Cúpula da Amazônia, evento que reúne presidentes e representantes de todos os países amazônicos na capital paraense, nos dias 8 e 9 de agosto.
Fragata “Defensora”
Fragata “Defensora”, foi construída pela companhia Vosper Thornycroft, em Woolston, Inglaterra. Foi incorporada à Marinha do Brasil em 1977. O Navio tem 129,55 metros de comprimento, diversos armamentos, sensores e radares, e uma aeronave de esclarecimento e ataque “Wild Lynx”.
Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”
O Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” é o maior navio de guerra da América Latina. Tem 208 metros de comprimento e 31,7 metros de boca (largura). Foi construído em meados dos anos 90 pelas companhias Kvaerner Govan e VSEL, na cidade portuária de Barrow-in-Furness, Inglaterra. Foi incorporado à Marinha do Brasil em 2018, adquirido da Marinha Real Britânica. É projetado para as tarefas de controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, pelo mar e ar. É apropriado para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e operações de manutenção de paz.
Serviço:
Evento: visitação pública à Fragata “Defensora” e ao Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”
Local: Porto de Belém, na Avenida Marechal Hermes, bairro do Reduto (ao lado do complexo Ver-o-Rio)
Datas: 5 e 6 de agosto (visitação à Fragata “Defensora”) das 9h às 17h; e 9 de agosto (visitação ao Navio-Aeródromo “Atlântico”), das 9h às 15h.
Entrada: gratuita
Contato:
Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4º Distrito Naval | (91) 3216-4017 | (91) 8266-0309
Email: acs4dn@gmail.com
Depois ela poderia vir para Maceió,Aracaju,Salvador,Recife e Natal junto com as fragatas defensora e constituição.
Olá Augusto. Quando o A140 esteve em Santos, consegui visita-lo. È bem legal. Vale a pena
Imagino,a marinha deveria levar ela para visitação no Nordeste e Sul mais vezes junto com as fragatas e corvetas.
Constituição?
É que a Constituição vai sair do Rio e vai até lá para acompanhar os outros dois navios…hehehe
Pode acontecer pois ela é usada para vigiar a costa então pode ir lá
Muito bom, mais visitas assim em outras cidades, a maioria dos moradores do litoral do Brasil só vêem um navio de guerra da MB quando passa na ponte Rio-Níteroi, e só aqueles que têm dinheito p viajar..
Fragata defensora,fila grande para visitar,famílias,muitas crianças,tenho algumas fotos.
Bem que poderíamos comprar uns Helis de ataque pra operar no Atlântico. Mas a prioridade mesmo é comprar mais escoltas. 4 Tamandarés apenas é nada, deveria ser no mínimo umas 12.
Espero que sim,existe a possibilidade de mais duas adicionais no contrato,espero que venham mais adicionais e também submarinos.
Desculpe o off topic, mas imagens belíssimas do Tikuna chegando a Itajaí.
https://www.youtube.com/watch?v=DbT4yAXRL_A
Olá Colegas. Após o acidente com o submarino argentino, lancei a ideia da MB transferir até dois Tupis para a Argentina. Muita gente discordou. Bem, essa janela de oportunidade se fechou, mas parece que seria uma oportunidade para a MB vender o Tikuna para a Argentina, ainda que eu discorde de novos submarinos convencionais na MB.
O “Tikuna” é muito necessário, ainda mais com o “Tupi” aproximando-se do fim de vida útil e o quarto “Riachuelo” com previsão de entrega apenas para 2025 não ocorrendo atrasos e não contando com os ajustes necessários após a incorporação, ocorrendo hoje no próprio Riachuelo, então, não há submarinos “sobrando”. . A Argentina provavelmente não irá esperar, já iniciou conversas com os alemães para 3 submarinos novos, mais avançados que o “Tikuna” que completará 20 anos em 2025 e precisará de novo “PMG” no fim da década se a marinha brasileira quiser que ele opere durante a próxima década o… Read more »
Com “tranaferir” você quis dizer vender, de preferencia com o.PMG deles sendo feito aqui, gerando grana pra gente e mantendo o pessoal do Arsenal ocupado, ou “doar” mesmo?
Um prático com um “humilde salário”. Dez vezes o do cmt do Tikuna.
Ótimo isso…ao menos estão navegando. Mas pq nosso portal helicóptero não tem helicóptero?
A quantidade, tipo de helicópteros e de quais forças a serem embarcados varia conforme a missão. Quando ainda em serviço da Royal Navy se via helicópteros de transporte da Força Aérea, de ataque do exército e de reconhecimento armado da marinha, não muito diferente do que se viu na Operação Poseidon 2021 na costa do Rio de Janeiro.
Denuncia de pesca ilegal pelos chineses no litoral norte.https://romanews.com.br/sustentabilidade/china-estaria-roubando-peixes-e-agua-doce-da-ilha-do-marajo-denuncia-site-argentino/
Nossos meios navais só servem para isso. Visitação e mais visitação. O Alto Comando, se é que ele existe, deveria ser firme com e verdadeiramente engajado em prol da Nação. Independente da situação politica e de quem está (momentaneamente) no poder. Não sou militar e nem tampouco um especialista, mas leio artigos a pelo menos 25 anos. E a história é sempre a mesma: Contenção de gastos, baixa dos meios, compras de “oportunidade”, exercícios com nações amigas, visitações e mais visitações… A grande verdade, ao meu ver, é que as Forças Armadas do Brasil nos últimos 20 ou 30 anos,… Read more »
Então Marcos, será que a Sociedade tb quer FFAA fortes e preparadas? Não podemos só cobrar de um lado, que sim, deve ser cobrado, mas tb temos que cobrar a Classe Política que só pensa neles!! Não há Projeto de País, nunca teve. Defesa nunca foi prioridade, não dá voto.
Concordo com você Marcelo. Mas você há de concordar que a Sociedade daria muito mais respaldo as FFAA se eles se mantivessem retos, sem tender para qualquer lado político e se o comando fosse inflexível as pressões políticas. Quanto ao que você chama de Classe Política, eu me atrevo a chamar de tumor. E veja, não estou tendendo para nenhum dos supostos lados. No que depender “deles”, nossas Forças Armadas serão rebaixadas a seus exércitos particulares. Resumindo: Classe Política não tem cura. Comando das FFAA, talvez! Essa é minha opinião. OBS.: Lamento pela morte dos 2 guerreiros no acidente com… Read more »