Navios da Marinha do Brasil partem para operação com a Armada Argentina
Interoperabilidade e fortalecimento dos laços de amizade são alguns dos objetivos da Fraterno XXXVI
As Fragatas “Independência” e “União” partiram hoje (08), da Base Naval do Rio de Janeiro, rumo ao porto de Mar del Plata (Argentina). Elas comporão o Grupo-Tarefa (GT) brasileiro que participará da Operação “Fraterno XXXVI”, que acontece até 30 de agosto, com o propósito de aumentar a interoperabilidade e reforçar os laços de cooperação e amizade entre as Marinhas do Brasil e da Argentina.
O Submarino “Tikuna”, que deixou o Rio de Janeiro em 1º de agosto, se juntará ao GT que inclui, ainda, duas aeronaves embarcadas nas fragatas, sendo uma AH-11B Wild Lynx e uma UH-12 Esquilo. Duas aeronaves de interceptação e ataque AF-1 Skyhawk também participarão das ações, operando a partir da Base Aérea de Florianópolis.
A “Fraterno XXXVI” prevê a execução de exercícios entre os navios e aeronaves participantes, tais como: navegação em baixa visibilidade; trânsito sob ameaça aérea e de superfície; operações com submarino; Leap Frog, quando é treinada a manobra de aproximação e a manutenção da posição relativa dos navios; Light-line, quando é exercitada a manutenção da distância entre dois navios, por intermédio de cabo de distância; transferência de carga leve no mar; operações aéreas; tiro de superfície; tiro antiaéreo sob granada iluminativa; entre outros treinamentos, dentro de um cenário que se aproxime de uma situação real de emprego do Poder Naval.
Além de propiciar a manutenção das capacidades e níveis de prontidão e adestramento da Esquadra brasileira, a Operação “Fraterno” contribui para o fortalecimento da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), fórum integrado por Brasil e Argentina, entre outros países, que tem o intuito de promover a cooperação regional e a manutenção da paz e da segurança na região.
O GT brasileiro da Operação “Fraterno”, comandado pelo Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, conta com a participação de 573 militares e visitará os portos de Rio Grande (RS), Itajaí (SC) e Mar del Plata.
FONTE: Agência Marinha de Notícias
Ferrou! Vão mandar bala e dar baixa em qual navio da MB dessa vez?
Verdade! em uma das ultimas um marinheiro argis mandou a metranca “ni nóis”.
Como é que é? É sério isso? Quando? Onde? Não é possível… Em que ano isso aconteceu?
Numa das últimas?
Isso foi na Fraterno XXIII (13 edições atrás), em 2004. Já tem quase 20 anos que a fragata Rademaker foi atingida por erro / acidente.
E foram projéteis de canhões Breda-Bofors de 40mm, um pouco maiores que os de metralhadoras.
Se ele não tivesse comentado sobre isso jamais eu saberia. Fiquei surpreso com isso. Como ficou as relações entre ambas as marinhas, Nunão? Caraca, um projétil de 40mm atingir um navio assim é tenso, hein!? Isso comprometeu todo o exercício? Tiveram que cancelar?
Wellington, seguem informações sobre o caso ocorrido em 2004: Em 30 de novembro, por volta das 21:30hs a cerca de 300 milhas ao largo de Cabo Frio, durante a Operação FRATERNO, foi atingida acidentalmente por disparos de canhão de 40 mm da Fragata argentina ARA Sarandi, que realizava exercício contra um alvo rebocado. Foram feridos quatro homens, três da Marinha do Brasil e um oficial observador argentino, o CF (ARA) Marcos Emílio Mateso. Os feridos foram transferidos para o Hospital Naval Marcilio Dias pelo He Lynx orgânico do navio. Após o acidente a Rademaker retornou ao Rio de Janeiro, atracando… Read more »
Caramba, que estrago, fora os feridos. Esta última foto é impressionante.
Cara, nunca soube dessa história. Que doidera, e como um bofors 40mm travou e atirou na fragada da MB ? Que tipo de erro foi esse ?
Eu lembro que na época era só o que se falava nos blogs e sites de defesa. Foi muito comentado e discutido.
Sem palavras… surreal.
Excepcional comentário, Nunão. Muito obrigado!
De nada.
Em resumo: shit happens
Ou, em bom português da Guanabara: “Isso vai darrhh m… teneintchhhiiiii”
Devia ter um veterano das Malvinas na Fragata Argentina: “Agora eu te pego desgramada” e atirou.
Rapaz as Niterói estão sendo usadas com força este ano defensora F-41 na UNINTAS LXIV a liberal F-43 na GUINEX 3 já há independência F-44 e a união F-45 na FRATERNO XXXVI pra idade que tem é notável.
E a Defensora tá em Belém acompanhando o NAM Atlântico.
Ia comentar isso, das 5 Niterói, 4 estão em missão
Pois é, mérito do pessoal de manutenção e mecânica da MB. Esses caras devem fazer um milagre por dia pra manter essas Niteróis ainda
rodando´´.
Mas… quantas em condições reais de combate? Apenas navegar é fácil…
Rafael,
Para participar de operações com outras marinhas (como a Unitas e a Fraterno), que incluem exercícios de tiro, inclusive à noite, precisa estar em condições de combate (o máximo possível de sensores e armas funcionando).
Quando os meios vão para missões da ONU eles costumam ir com dotação de guerra. No caso de um exercício com uma nação amiga como o caso da matéria, elas também recebem dotação de guerra?
Não sei.
Mas, teoricamente, não precisa.
Só falta a fragata constituição entrar em alguma missão,no dia 30 de julho eu vi ela no arsenal de marinha recebendo alguma coisa,provavelmente Mansup para algum teste.
Interessante, conte mais.
Você viu um guindaste do cais do AMRJ à meia-nau do navio?
Vi sim,ela estava com rampa e embarcando algo uma caixa branca
Muito interessante! Duas fragatas na Fraterno. A liberal partiu para exercícios na África e parece que há mais uma fragata em Belém. Portanto 4 navios efetivamente operacionais e navegando.
Interessante mesmo. Mas com um litoral do tamanho do nosso comemorar 4 navios navegando chega a ser desanimador.
Acredite, o situação já foi bem pior.
Sim, eu sei.
Cinco pois ainda tem mais uma fragata Niterói e seis se contar a Rademaker.
Realmente interessante. Assim como saiu matéria esse ano, se não me engano, de uma foto muito bonita de todos os helicópteros da MB operacionais, sendo o principal país da região a manter essa capacidade.
Uma dúvida, o sub Riachuelo ainda não acompanha esses exercícios ?
Imagino que o nível de adestramento do Tikuna esteja mais avançado.
O aprestamento de tripulação e embarcação é feito por fases, lembrando também que o Riachuelo é o primeiro da classe e deve estar produzindo toda a doutrina de operação do meio.
Ok , não vemos a hora de vê-los em um exercício internacional.
Mas, pq não levaram o nome SUB??
A4 voando aqui perto de casa…
Melhor eu tomar cuidado!
Quais serão os meios argentinos participando na operação?
Bruno, segundo solicitação / autorização feita junto à Câmara dos Deputados da Argentina (https://www4.hcdn.gob.ar/dependencias/dcomisiones/periodo-141/141-623.pdf) , a previsão é esta abaixo, mas pode mudar: 1) Medios de la REPÚBLICA ARGENTINA que participarían en el Ejercicio a realizarse en la REPÚBLICA FEDERATIVA DEL BRASIL: • UN (1) Destructor MEKO-360 (Tipo A.R.A. “ALTE. BROWN”), con un máximo de DOSCIENTOS VEINTICINCO (225) efectivos. • UNA (1) Corbeta MEKO-140 (Tipo A.R.A. “ESPORA”), con un máximo de CIENTO QUINCE (115) efectivos. • UN (1) Patrullero Oceánico (Tipo A.R.A. “BOUCHARD”), con un máximo de SESENTA (60) efectivos. • UN (1) Buque de Transporte Costa Sur (Tipo A.R.A.… Read more »
Caramba Nunão, esforço bacana esse seu para responder o Bruno. Gostei!
Obrigado pela resposta, Nunão! Forte abraço!
Sem ironia. Eu acho que, nesse caso, vale a intenção e o compromisso de atuação conjunta.
Até que a Marinha está esticando bastante as pernas esse mês hein? Bacana de ver.
Verdade, mas precisamos de mais meios, claramente os meios são insuficientes
Caro. Concordo. Pelo lado cheio do copo, a MB está com um programa bem avançado de submarinos convencionais. O S40 já está operacional e o S41 devem entrar em operação este ano, com mais dois em fase adiantada de conclusão. Além disso, a MB também já está com o programa das FCT em andamento, com a previsão da primeira FCT entrar em operação em 2026. Pelo lado vazio, a MB precisa modernizar as sua frota de navios de patrulha e ampliar a sua frota de navios patrulha oceânica. São programas relativamente baratos e que teriam um grande impacto na industria… Read more »
Com certeza. Mas vendo a Marinha colocando quase tudo que ela tem em missão já me faz segurar um pouco da crítica de “Marinha de terra”
Tem que dar muitas honras a classe Niterói! Navios maravilhosos! Mais de 40 anos empurrando água e estão aí, vivos e fortes! Parabéns aos bravos marinheiros, também!
Chinês invadindo a Amazônia com uma frota de pesqueiro, devastando tudo , e a Marinha vai brincar de barquinho, é lamentável
Caro. Se for uma frota de navios pesqueiros marítimos, seria mais adequado falar em costa norta. A Amazônia é a região continental. Para que pesqueiros ilegais invadam a Amazônia, teria que ser navios fluviais. De qualquer modo, concordo com você na necessidade da MB atuar.
A MB está com dois navios na região o Atlântico e fragata defensora que depois da cúpula da Amazônia irão fazer uma serie de exercícios na foz do Amazonas e devem estar monitorando esses pesqueiros chineses e provavelmente navios do 4DN devem estar vigiando eles.
Verdade, se as matérias que eu li foram verídicas , os pescadores locais tem até que negociarem com os pescadores chineses para ficarem com uma certa parte do melhor pescado, se for isso mesmo vergonhoso para o país.
A Argentina está proibindo o trânsito de navios pelo Rio Paraguai, do Mato grosso até o atlântico. Prendeu um navio brasileiro nessa semana. Seria interessante esses navios navegarem pelo local para garantir o direito de navegação que tem tratado desde a época do império. O último país a apreender um navio brasileiro naquela hidrovia foi o Paraguai, e o resultado……
“A Argentina está proibindo o trânsito de navios pelo Rio Paraguai, do Mato grosso até o atlântico.” Não é bem assim, L. Eles resolveram, desde o início do ano, cobrar pedágio (o que vai contra a livre-navegação) e apreenderam uma barcaça e empurradores que passavam pela região de Rosário. Isso já é bem ao sul de Mato Grosso e ao sul do Paraguai. Prendeu um navio brasileiro nessa semana. Pelo que sei, foi uma barcaça paraguaia, carregada de soja brasileira, empurrada por um rebocador paraguaio e outro boliviano. Ou seja, essa apreensão por cobrança de um pedágio ilegal está envolvendo… Read more »
Imagina se os arghs ainda tivessem forças armadas…
Mas ainda têm. Participarão da Fraterno com alguns navios, helicópteros, mergulhadores de combate, tropas etc, segundo o planejamento que postei aqui (o qual pode ser mudado). E também têm uma flotilha fluvial na região. Embora envelhecida e pequena, ela existe e foi exibida em Rosário há poucos dias: https://www.argentina.gob.ar/noticias/rosario-exitosa-jornada-de-puertas-abiertas-de-los-buques-de-la-escuadrilla-de-rios Ocorreu também agora a Arandu, com exércitos do Brasil e Argentina. Ou seja, estão em situação ruim, mas ainda têm forças razoáveis em terra e mar. Porém, quanto a aviação, não estão em situação de bancar qualquer aventura, com cerca de meia dúzia de jatos A-4AR operacionais, e um pouco mais… Read more »
Se o problema chegar no limite, seria o caso da Flotilha de Mato Grosso descer o rio, apoiada por aviação, pra fazer valer a livre navegação. Algo semelhante foi feito pela flotilha e aviação durante a Guerra do Chaco entre Bolívia e Paraguai, na década de 1930. O Brasil tem que reunir navios do Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai e descer o Rio escoltando as barcaças de soja. No ar caças F5BR e A1M dando cobertura. E bom enviar umas fragatas para fazer uma visita em Montevideo, nosso aliado nessa questão.Vamos ver se os argentinos vão prender os nossos navios.… Read more »
E daí? O escoamento da produção agrícola do centro-oeste sai por Santarém. Arco Norte.
Houve investimento de empresas brasileiras para escoar parte da soja pela hidrovia do Paraguai Paraná até Montevideo. Mais barato.
Infelizmente parece que você não conhece o Mato grosso. A maioria das exportação de soja e outros produtos é pelos portos de Santos e Paranaguá. O arco norte as exportação está apenas começando no máximo 20% e agora estão investindo na hidrovia Paraguai Paraná que é mais barato. Ainda tem a hidrovia Tietê. Mas resumindo é questão de Estado para o Brasil a livre navegação pelos Rios Paraguai e Paraná até Montevideo. O Brasil desde o império sempre tentava negociar a livre navegação pela diplomacia, más sempre enviava os navios da armada e tropas para a fronteira para ajudar a… Read more »
Acho que está havendo um mal-entendido entre vocês, incluindo confusão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O escoamento da produção está crescendo em todos os modais, seja pelo Norte, Sul ou Leste, incluindo mais de um modal (por exemplo, rodovia + ferrovia + hidrovia).
O modal pela hidrovia Paraguai-Paraná tem crescido em importância, volume, e também em necessidade de investimento em dragagem, cais etc, o que explica parte da questão da Argentina querer instituir pedágio (um absurdo) no contexto do final de uma concessão privada anos atrás, um imbróglio político-econômico local que está virando regional.
A Argentina quer cobrar, então ela cobra. A hidrovia não é exclusiva do Brasil e dos arrogantes agroexportadores. Com inteligência , prudência e previdência nada disso aconteceria, mas a ideologia dessa gente primitiva é o anarcocapitalismo (devo, nego e não pago; vendo pelo dobro parcelado com juros e mora; é de quem pegar primeiro; farinha pouca meu pirão primeiro, etc, etc). Quero ver a MB ou o Itamarati fazerem casus belli dessa desinteligência entre saúvas.
Não entendeu ainda L Grande? O Brasil é, atualmente, o bobo da corte sul-americana, o café-com-leite do time, o quatro-olhos da turma, o grandalhão obtuso da vizinhança. Porrete na mão?…O único contra quem um brasileiro brandiria um porrete seria um seu compatriota, de preferência desarmado e pelas costas. Schadenfreude leva a entzweiung: os fascistas brazucas entenderiam se não fossem incapazes de autocrítica.
Palmas aos mecânicos da marinha por manter essas fragatas velhas e alguns skyhawks em operação mesmo com tantas décadas de uso.
Além dos danos causados à “Rademaker” como trazido à baila no início dos comentários talvez interesse outro acontecimento em uma “Fraterno” de meados da década de 1980.
Segundo a revista que tenho duas corvetas classe Drummond bloquearam os radares das fragatas Defensora e União simulando um ataque com mísseis Exocet por conta da “eletrônica” concebida na década de 1960, evidenciando como os “sistemas” podem rapidamente tornar-se obsoletos mesmo quando tratando-se de navios ainda novos, a Defensora de 1977 e a União de 1980.
Só um comentário. Espero que voltem sem ser rebocados…
BraZil,
Quantas fragatas brasileiras já tiveram que voltar rebocadas de operações como essas? Você tem uma estatística? Seria útil ao debate, para discutirmos as probabilidades e soluções possíveis.
Tem muita gente aqui, felizmente é a maioria, que comenta as deficiências da MB que podem até ser ácidos nos comentários mas observam fatos e apontam pontos que devem ser observados. Espero realmente que pessoas em cargos de decisão vejam esse tipo de debate aqui. Mas tem a galera que só quer lacrar, critica por criticar e isso acaba tirando a relevância do fórum ajudando mais a quem quer uma marinha fraca ou inexistente do que a maioria que vem aqui entusiastas que gostariam de uma marinha que atenda aos interesses nacionais tanto de defesa do nosso litoral como de… Read more »
A Argentina tem marinha ainda ? kkk
Estão bem pior que nós, ainda bem é claro que suas forças armadas estão capengando , se não já teriam tentado reaver as Malvinas, invadido o Chile, tomado o Uruguai e até o rio grande do sul kkkkkkkkkkkkkk
quando leio”Navios” da MB e “armada” argentina, sinceramente dá vontade de rir um pouco…