IMAGENS: As novas fragatas chinesas Type 054B
Depois de construir 40 unidades das fragatas de 4.000 toneladas Type 054A, a China constrói agora as primeiras unidades das fragatas Type 054B de 6.000 toneladas.
As novas fragatas de maior deslocamento terão novos radares 3D AESA e mais mísseis, além de operar com o novo helicóptero Z-20, similar ao SH-60 Sea Hawk americano.
O deslocamento maior das Type 054B segue a mesma tendência das novas fragatas dos EUA, Europa e Japão, já que navios de maior porte podem operar por mais tempo em regiões distantes.
Após os testes com as primeiras unidades, a China poderá lançar facilmente até 4 navios desta classe por ano.
As imagens em CG deste post, feitas por entusiastas chineses, dão uma ideia de como serão os navios.
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4 Fragatas dessa por ano + os Destroyers + as corvetas + os submarinos. Em 10 ou 20 anos a marinha chinesa estará um monstro. A Marinha do Brasil não tem como competir com isso, mas também 4 Fragatas depois de décadas sem produzir e comprar nada, é muito pouco. Caso o MD tenha sucesso em conseguir 2% do PIB para o orçamento militar, acho possível a construção de 1 Fragata por ano, todos os anos. E talvez 1 Destroyer a cada 2 ou 3 anos. Mas com o orçamento engessado atual, não tem milagre. Talvez mais 2 Tamandaré com… Read more »
A marinha chinesa já é maior do que a dos Estados Unidos, em quantidade de navios.
Só falta passar em tonelagem. Que é questão de tempo.
Ela não será um monstro. Já é.
Sim, concordo que vai passar tonagem, mas a capacidade de projetar poder além do primeiro arquipélago de ilhas na sua costa (que inclui Taiwan) ainda está longe da US Navy que tem uma frota maior e mais sofisticada de submarinos nucleares e seus carrier groups. Os chineses estão preocupados agora em garantir sua superioridade na sua costa e na 9 dashed line no mar do sul da china.
A marinha chinesa não tem que ser maior que a marinha americana e sim maior que as marinhas somadas dos EUA, Japão, Austrália, Taiwan, Coreia do Sul…
E, quiçá, as marinhas da otan.
Para seu primeiro objetivo que é Taiwan, mestre Bosco…não…não precisa….talvez para os proximos sim….o problema é que é um talvez….a economia Chinesa é o maior exercito que possuem, e este aexercito já está sequestrando os territorios de toda a Asia….isto quer dizer que na hora da verdade, ninguem vai querer ter um preju financeiro por nomina-la adversário…a não ser que ela passe da conta no quesito de invasões ou transgressoes fronteirissas…..mas acho que não será o caso dela….ela sabe disto….vai ser morna….
Ué, mas todas essas ”marinhas” aí já são dos EUA com exceção é claro de Taiwan que pertence a China.
E já houve reclamações da Marinha do Brasil em relação aos pesqueiros chineses na zona econômica exclusiva.
Com uma marinha sem meios de dissuasão como a brasileira, imagino uma guerra da lagosta 2.0 contra a marinha chinesa na nossa costa e não podermos fazer muito.
O problema é maior que a dissuasão, Rodolfo. A MB não tem capacidade de patrulha da nossa ZEE.
casos pontuais, embora verdadeiros….felizmente, o problema dos enxames pesqueiros ainda não chegou aqui….
Depois de construir 40 unidades das fragatas de 4.000 toneladas Type 054A, a China constrói agora as primeiras unidades das fragatas Type 054B de 6.000 toneladas.
US Navy….fica tranquila que o Pacífico é teu quintalzinho.
Confia.
Bom com a economia chinesa desacelerando ela vai continuar crescendo mas não acredito que vá ser tão superior em deslocamento que a USNAVY, de qualquer forma é sempre incrível a velocidade de produção deles.
Eu acho que “não existe almoço grátis” . Tenho dúvidas a respeito da qualidade desses navios feitos em série.
Navios de guerra hoje não são como os da SGM , de baixa tecnologia e que podiam ser feitos às centenas em linhas de produção.
Bom mesmo é só o feito na América, né?
Não! França, Itália, Alemanha, Suécia, RU, Japão…
Todos esses fazem excelentes navios de guerra.
Navio interessante, teria algum video sobre a ponte e as acomodações da tripulação?
A reportagem sempre tem que fazer comparações com os americanos! Esquecem os americanos! Os americanos já era!
Acho que eu também li Europa e Japão no texto.
Envelhecido necessariamente não significa irrelevante. O USS Arleigh Burke (DDG 51) foi incorporado em 1991, porém foi atualizado poucos anos atrás e pode agora operar com o mais novo míssil do inventário o SM-6 e a condição geral está tão boa que ao invés de ser retirado em 2026 como planejado, terá a vida estendida em 5 anos até 2031. . Outros 4, DDGs 57, 61, 65 e 69, comissionados entre 1994 e 1996 encontram-se em similar situação e também terão as vidas estendidas em 4/5 anos conforme anunciado. . Outros exemplos de “envelhecidos” porém relevantes são os 2 primeiros… Read more »
Fames magistra
Você sabe que é ilustração de entusiasta quando eles ignoram as alas do passadiço (assim como descuram, em outros navios, outros detalhes que um observador não deixa passar). Fora isso, navio de belas linhas, deque de vante mais elevado que o deque de vôo, com quina concordando os planos do costado do pau-do-jeque (ao menos no vídeo e na ilustração de abertura da matéria) até o espelho de popa. Bonito mesmo. Chato vai ser ver o AESA girando como tampa de vidro de perfume (tá, acontece com outros também, pra azar deles). Curioso o volume sobre o hangar, cujo comprimento… Read more »
Enquanto isso no Brasil ficam preocupados em construir um ITA no NE a MB não tem um instituto similar .
E aqui capengando para 4 construir 4 corvetas ,digo fragatas para a MB.
Brasil é café com leite no mundo militar, e tem gente que acredita no ranking de países mais poderosos…
Aquela do brasil em 25º no ranking naval é irreal.
A MB optou por ter acordo com a POLI-USP para a formação de engenheiros navais, desde a década de 1950.
Sobre o ITA no Nordeste, a princípio pode parecer estranho, mas o fato é que boa parte dos aprovados no ITA, atualmente, vem de escolas no Ceará, cuja qualidade do ensino médio evoluiu muito. Deve fazer sentido.
https://g1.globo.com/google/amp/ce/ceara/educacao/noticia/2022/12/15/36percent-dos-aprovados-no-ita-estudaram-em-fortaleza-entenda-por-que-o-ceara-tem-alta-aprovacao.ghtml