China promove desenvolvimento de alta qualidade da indústria de construção naval
A China promoveu o desenvolvimento de alta qualidade e escolheu as “pérolas da coroa” da indústria de construção naval, informou a agência de notícias Xinhua na sexta-feira (18/8).
Devido ao design e construção extremamente difíceis, grandes navios de cruzeiro, grandes transportadores de gás natural liquefeito (GNL) e porta-aviões são conhecidos como as três “pérolas da coroa” da indústria de construção naval.
A China escolheu todas as três “pérolas da coroa” na indústria de construção naval, já que o primeiro grande navio de cruzeiro construído no país, o Adora Magic City, completou sua primeira viagem experimental em Xangai em julho deste ano.
A construção bem-sucedida de cada vez mais tipos de navios de alta qualidade tornou-se a melhor nota de rodapé no desenvolvimento de alta qualidade da indústria de construção naval da China.
Ser capaz de construir tais navios mostra a força industrial de um país, bem como seu nível científico e tecnológico.
O primeiro grande navio de cruzeiro caseiro da China iniciou a construção no Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding em outubro de 2019, desatracou em 6 de junho e conduziu sua primeira viagem experimental de 17 a 24 de julho.
O Adora Magic City, que tem 323,6 metros de comprimento, 37,2 metros de largura e 72 metros de altura – aproximadamente a altura de um prédio residencial de 25 andares, tem previsão de entrega no final deste ano.
A construção de seu navio irmão, o segundo grande navio de cruzeiro construído no país, começou em agosto de 2022, mostrando que a China deu um passo importante em direção à construção em massa e em série de grandes navios de cruzeiro.
Enquanto isso, a China também está fazendo esforços para aumentar a competitividade internacional dos grandes transportadores de GNL “fabricados na China” por meio de inovação iterativa.
Apelidados de “super freezer truck at sea”, os grandes transportadores de GNL são navios reconhecidos internacionalmente com alta tecnologia, alto valor agregado e alta confiabilidade.
Desde que a China entregou os primeiros grandes transportadores de GNL em 2008, as empresas de construção naval da China aderem à pesquisa e desenvolvimento independentes e continuam a iterar e atualizar tecnologias relevantes.
A participação da China nos pedidos globais de grandes transportadores de GNL ultrapassou 30% em 2022, atingindo um recorde.
De janeiro a julho de 2023, a China realizou 18 grandes transportadores de GNL, representando 35% do total global, com uma participação de mercado ainda maior, segundo dados da Associação Chinesa da Indústria Nacional de Construção Naval (CANSI).
Além disso, as empresas marítimas chinesas também estão promovendo vigorosamente a transformação digital da construção naval.
Equipamentos e sistemas avançados de produção inteligente, como sistema automatizado de fornecimento de aço e robôs de soldagem a laser, estão funcionando de forma eficiente e ordenada em uma oficina de fabricação inteligente da base de Haimen da China Merchants Industrial.
“A eficiência de produção da oficina aumentou mais de 20 por cento em comparação com o modelo tradicional”, disse Mei Zhonghua, gerente da base de Haimen da China Merchants Industrial.
A maior vantagem da indústria de construção naval da China é a capacidade, pois mais navios são autoprojetados e suportados e os níveis de digitalização e as habilidades dos engenheiros continuam a melhorar, disse Li Yanqing, secretário-geral da CANSI.
A indústria de construção naval da China acelerará ainda mais a transformação do desenvolvimento verde e inteligente e promoverá constantemente a otimização e atualização da capacidade de fabricação, acrescentou Li.
VÍDEO: Testes de mar do ‘Adora Magic City’
FONTE: chinadaily.com.cn