Barcos de abastecimento filipinos furam o bloqueio da guarda costeira chinesa no disputado Mar da China Meridional
A Guarda Costeira das Filipinas (PCG – Philippine Coast Guard) enviou dois navios de resposta multifuncional (MRRV) de 44 metros para apoiar a missão de rotação e reabastecimento (RoRe) das Forças Armadas das Filipinas (AFP) em Ayungin Shoal (Second Thomas Shoal), em 22 de agosto.
Navios da PCG – BRP Cabra e BRP Sindangan escoltaram os barcos nacionais utilizados pela AFP (Forças Armadas das Filipinas) como navios de abastecimento para transportar provisões essenciais para nossas tropas a bordo do BRP Sierra Madre em Ayungin Shoal, completando a missão em 22 de agosto de 2023, apesar das tentativas de navios da Guarda Costeira da China (CCG) e barcos da Milícia Marítima Chinesa (CMM) para bloquear, assediar e interferir com os navios de abastecimento. Os navios da PCG facilitaram a entrega segura de provisões ao nosso corajoso pessoal de serviço estacionado em Ayungin Shoal.
Os navios da Marinha das Filipinas também ficaram de prontidão durante a missão.
A PCG orgulha-se de ter apoiado a AFP no seu esforço para sustentar a nossa presença em Ayungin Shoal. O Almirante da Guarda Costeira Artemio Abu, Comandante da PCG, observou que os esforços de colaboração e a unidade de propósito com a AFP demonstram fortemente a determinação do nosso governo em fazer valer os nossos direitos soberanos e jurisdição no Mar das Filipinas Ocidental.
A PCG continuará a cumprir as suas obrigações ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS) de 1982, da Decisão Arbitral de 2016, do COLREGS e de outros instrumentos internacionais relevantes sobre segurança e proteção marítima, e apela a todas as partes para que cessem as atividades ilegais. nas zonas marítimas das Filipinas.
VÍDEOS: Guarda Costeira da China bloqueia Guarda Costeira das Filipinas, mas navio de abastecimento consegue escapar
FONTE: Philippine Coast Guard