Em 24 de agosto de 2023, a Marinha Real divulgou novas imagens da construção do navio líder do projeto Type 31, o futuro HMS Venturer

Brilhante e completa em sua pintura vermelha, esta é a proa bulbosa da HMS Venturer, a primeira das novas fragatas Type 31 da Marinha Real.

Menos de 18 meses desde que sua quilha foi batida, a Venturer está começando a se assemelhar a um navio de guerra, à medida que as unidades e blocos gigantes que compõem o navio são encaixados com extrema precisão pela Babcock em suas instalações em Rosyth.

A proa bulbosa (não tão bulbosa como, digamos, os porta-aviões daa RN, mas ainda assim distinta) é uma maravilha da engenharia naval que modifica a forma como a água flui ao redor do casco, reduzindo o atrito à medida que a fragata atravessa os oceanos, reduzindo o uso de combustível e ajudando a ampliar o alcance, ao mesmo tempo que apoia a estabilidade da embarcação.*

Tomando forma ao lado da Venturer está a segunda Type 31 HMS Active, com várias seções inferiores do casco do navio já construídas in situ no salão de montagem – apropriadamente chamada de Venturer Building.

Type 26, Type 31 e Type 23

A Active ultrapassa um marco simbólico no próximo mês, quando sua quilha é batida em uma cerimônia que combina métodos modernos de construção naval com história naval; uma moeda HMS Active especialmente cunhada, desenhada por um filho de um dos funcionários da Babcock responsável pela construção do navio, será colocada sob a quilha – diz-se que traz boa sorte ao navio e à sua tripulação.

Quando concluídas, a dupla – as duas primeiras das cinco da sua classe – será mais longa (cerca de cinco metros) e mais pesada (cerca de 1.000 toneladas) do que as fragatas Type 23 existentes da Marinha Real… mas com cerca de metade da tripulação.

Todas as cinco Type 31 – a classe “Inspiration”, para seus antepassados cometeram atos que inspiram (no caso da Venturer, seu antecessor foi um submarino da 2ª Guerra Mundial que afundou um submarino enquanto ambos estavam submersos) – realizarão missões de uso geral em todo o mundo quando em serviço no final desta década, estão sendo construídos pela Babcock em Rosyth.

Concepção original do estaleiro Babcock para a Type 31, mostrando os principais sistemas, sensores e armamentos
Concepção divulgada pelo site Navy Lookout da Type 31 com lançadores Mk41 a meia-nau, no lugar dos lançadores dedicados do sistema Sea Ceptor – essa intenção de já instalar os lançadores Mk41 foi informada neste ano pelo lorde do Almirantado Britânico

As unidades – ou blocos – são construídas em áreas de produção separadas em Rosyth e depois transportadas cuidadosamente no que os construtores navais chamam de transporte motorizado autopropelido (SPMTs) – poderosos carregadores baixos controlados remotamente que podem mover seções de até 250 toneladas de peso, ou mais pesado se mais de um for usado.

Eles normalmente são movidos de cabeça para baixo para facilitar o transporte, levados para o salão de pintura e, uma vez pintados, o enorme guindaste Goliath (o maior do Reino Unido, dominando o horizonte da costa norte do Forth) vira os blocos prontos para serem transferidos para o salão de montagem para se juntar ao resto do navio.

Entre as seções agora instaladas na Venturer estão sua espinha dorsal – as partes mais baixas da fragata, como a proa e a quilha, incluindo os Grandes Blocos 01 (que inclui o leme e a popa) e próximo a ele o 02.

FONTE: Royal Navy (Marinha Real Britânica)

* NOTA: segundo o engenheiro naval Eduardo Câmara, o texto original da Marinha Real Britânica sobre o efeito do bulbo não está correto. O bulbo não tem a ver com estabilidade e seu efeito é de reduzir a resistência de onda. A resistência ao atrito depende da área do casco.

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