VARSÓVIA, Polônia – A Polônia encomendou “várias centenas” de Naval Strike Missiles num negócio no valor de 8 bilhões de zloty (2 bilhões de dólares), de acordo com a agência de aquisição de armas do país.

O ministro da Defesa, Mariusz Błaszczak, assinou o acordo para duas novas unidades de mísseis navais para o seu sistema antinavio Naval Strike Missile existente. O contrato permitirá aos militares aumentar as suas capacidades de defesa costeira ao longo do Mar Báltico.

O contrato, adjudicado à empresa norueguesa Kongsberg Defence and Aerospace, cobre o fornecimento de “veículos de comando, lançadores de mísseis e várias centenas de mísseis NSM antinavio”, segundo a Agência de Armamento.

Geir Håøy, presidente e CEO da Kongsberg, disse em comunicado que este acordo é o maior contrato individual na história da empresa.

As entregas estão programadas para ocorrer entre 2026 e 2032. Segundo o contrato, as empresas de defesa polacas estarão envolvidas no fornecimento de armas em cooperação com as empresas norueguesas, disse a agência.

O anúncio foi feito no primeiro dia da feira da indústria de defesa MSPO deste ano. O evento acontece de 5 a 8 de setembro em Kielce.

O Naval Strike Missile é um míssil que voa além do horizonte e tem um alcance superior a 185 quilômetros (115 milhas), de acordo com Kongsberg.

Vários países regionais estão melhorando as suas capacidades de ataque naval na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia. Em Maio de 2023, o governo da Letônia votou a favor da autorização da compra de mísseis de ataque naval para reforçar as suas capacidades de defesa no Mar Báltico.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments