• Coberturas foram retiradas de todas as três catapultas eletromagnéticas no convés do Fujian, mostram fotos de mídia social postadas por fãs militares
  • As imagens indicam prontidão para testes no mar e testes de sistemas, com o navio de guerra provavelmente se juntando à PLA Navy dentro de dois anos, conforme programado, dizem os observadores

O terceiro e mais avançado porta-aviões da China está perto de passar pelos seus primeiros testes no mar, sugerem as últimas fotos publicadas online por entusiastas militares, levando o gigante navio de guerra um passo mais perto de se tornar uma verdadeira plataforma de combate.

O ritmo do progresso indica que o Fujian, um superporta-aviões de 1.037 pés (316 m), está pronto para testar seus sistemas de lançamento de aeronaves e ingressará na Marinha Chinesa em 2025, conforme programado, disseram especialistas militares.

Imagens postadas por entusiastas militares no site de microblog chinês Weibo no início desta semana mostraram que as coberturas foram removidas de todas as três catapultas eletromagnéticas avançadas no convés do Fujian – oferecendo aos estrangeiros um vislumbre de todo o seu sistema de lançamento de aeronaves pela primeira vez.

Uma das coberturas  também foi removida há cerca de dois meses, sugerindo testes de decolagem iminentes.

“A remoção de todas as coberturas protetoras significa que o trabalho de depuração das catapultas eletromagnéticas foi concluído, permitindo que os sistemas de lançamento de aeronaves funcionem durante os testes no mar”, disse Song Zhongping, ex-instrutor do Exército de Libertação Popular.

Imagens que circularam nas plataformas de redes sociais chinesas durante o fim de semana também mostraram fumaça saindo da chaminé do navio de guerra, indicando que testes intensivos do sistema de propulsão principal e de outros equipamentos estavam em andamento.

Song disse que os primeiros testes no mar ocorreriam apenas em águas costeiras e que o processo poderia durar pelo menos um ano.

É provável que envolva seis meses de testes no mar, seguidos de mais um ano de testes de equipamentos e sistemas de armas específicos, disse ele.

“Os testes no mar se concentrarão principalmente em testar os sistemas de propulsão, navegação e comunicação do porta-aviões, e então ele poderá entrar na segunda fase para passar [pelos testes] de outros equipamentos transportados pelo navio”, disse Song.

Lu Li-shih, ex-instrutor da academia naval de Taiwan em Kaohsiung, disse esperar que o Fujian testasse o J-15T – um caça a jato para decolagem por catapulta baseado em porta-aviões.

J-15T em testes de catapulta em terra

“A remoção das coberturas significa que as catapultas eletromagnéticas estão prontas para lançar o J-15T, porque o sistema de lançamento não é novidade para o PLA”, disse Lu.

Ele disse que imagens de satélite da base de treinamento da Marinha perto de Xingcheng, no nordeste da província de Liaoning, mostraram que as tropas do PLA estavam passando por treinamento de simulação para operações de decolagem e pouso do J-15T em um sistema de catapulta terrestre desde 2016.

O J-15T é uma versão atualizada para decolagem com catapulta do J-15 “Flying Shark”, uma aeronave de quarta geração e o único caça a jato da China.

J-15T com haste no trem de pouso frontal para decolagem por catapulta

O J-15 original está agora operando nos dois porta-aviões ativos da China, o Liaoning e o Shandong. Tanto o Liaoning, um navio ex-soviético reformado que se tornou o primeiro porta-aviões da China, quanto o Shandong, construído na China, apresentam a rampa ski-jump menos avançada, projetada pela Rússia, para decolagens.

A China também está desenvolvendo um caça stealth de nova geração baseado em porta-aviões que poderia competir com o jato F-35C da Marinha dos EUA.

O Fujian apresentava originalmente três catapultas convencionais movidas a vapor, uma vez que a China não possui um reator nuclear embarcado – como todos os porta-aviões dos EUA têm.

Mas o projeto foi alterado em 2017, na sequência de uma decisão do Presidente Xi Jinping, que também preside a todo-poderosa Comissão Militar Central, informou o Post anteriormente. Em vez de catapultas a vapor, o Fujian foi então equipado com um novo sistema de propulsão integrado capaz de alimentar sistemas avançados de lançamento eletromagnético.

Com um deslocamento de mais de 80.000 toneladas – cerca de 20.000 toneladas a mais do que o Liaoning ou o Shandong – o Fujian de propulsão convencional é o primeiro dos navios de guerra da classe Type 003 da Marinha do PLA.

É também o segundo porta-aviões do mundo a usar um sistema de catapulta eletromagnética para lançamentos do convés de voo, depois da classe “Gerald R. Ford”, movida a energia nuclear, da Marinha dos EUA.

Lançado em junho do ano passado, o Fujian vem passando por testes de amarração e propulsão desde março no estaleiro de Xangai onde foi construído. Fotos de mídia social em julho mostrando uma de suas três catapultas descobertas também revelaram uma série de sistemas de radar instalados na ilha do Fujian.

Zhou Chenming, pesquisador do think tank militar de ciência e tecnologia Yuan Wang, com sede em Pequim, também disse que o Fujian precisaria passar por outra rodada de avaliações de equipamentos operacionais específicos após os primeiros testes no mar.

Isso incluiria verificações de controle de danos, tubulações de combustível, circuitos, comunicações, radar e sonar e outros sistemas, disse ele.

“Se nada estiver errado, o navio será entregue à Marinha do PLA em 2025, conforme programado.”

O USS Gerald Ford (CVN-78) comparado com o porta-aviões Fujian (CV-18) da Marinha Chinesa

VÍDEO: Animação em 3D mostrando o futuro porta-aviões Fujian (CV-18) em operação

FONTE: South China Morning Post

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