Avião sem piloto pousou e decolou de um porta-aviões da Marinha Real pela primeira vez

O drone WAS (W Autonomous Systems) voou da Península Lizard para o convés do HMS Prince of Wales, na costa da Cornualha, entregou suprimentos e depois voou de volta em uma missão marcante que aponta o caminho para o futuro da aviação naval.

É um passo vital no caminho para operar aeronaves sem tripulação com segurança ao lado dos jatos F-35 Lightning e dos helicópteros navais Merlin e Wildcat, que atualmente são a espinha dorsal do Fleet Air Arm.

O objetivo é implantar drones com um Carrier Strike Group do Reino Unido no futuro, utilizando-os para transferir provisões e suprimentos – como correio ou peças sobressalentes – entre navios, sem a necessidade de lançar helicópteros.

Os drones são mais baratos de operar, eliminam qualquer risco potencial para a tripulação – como em caso de mau tempo – e mantêm os Merlins e Wildcats de alta tecnologia livres para missões operacionais, como a caça de submarinos hostis ou navios de superfície que são ameaças ao grupo de ataque do porta-aviões.

O HMS Prince of Wales já experimentou tecnologia de drones antes – notavelmente pequenos quadricópteros e alvos Banshee (pequenos jatos que são lançados por catapulta e usam paraquedas para pousar quando a missão é concluída).

Mas os testes na Lizard estão em um nível diferente, envolvendo uma aeronave sem piloto muito maior (dez metros de envergadura) e mais capaz.

A Marinha Real uniu forças com a W Autonomous Systems, com sede em Southampton, uma empresa britânica de ponta que está desenvolvendo drones autônomos de longo alcance e de carga pesada para defesa.

Os drones incorporam um sistema de piloto automático inovador, eliminando a necessidade de serem controlados remotamente por pilotos treinados, e são projetados para operar nos ambientes mais desafiadores.

Sua aeronave bimotor HCMC de liga leve e cauda dupla é capaz de transportar uma carga útil de 100 kg por até 1.000 quilômetros (620 milhas). Crucialmente, pode pousar em terreno irregular e precisa de uma pista de apenas 150 metros de comprimento – um pouco mais de metade do comprimento dos conveses de voo dos porta-aviões da classe “Queen Elizabeth” do Reino Unido – para pousar ou descolar.

Após extensos preparativos em terra pela equipe combinada de testes RN e WAS, e obtendo endossos e autorizações da Autoridade de Aviação Civil, o drone HCMC decolou de Predannack, o campo de aviação satélite da RNAS Culdrose, e após um voo de cerca de 20 minutos, pousou em segurança no convoo do HMS Prince of Wales.

VÍDEO: Drone pousa pela primeira vez no HMS Prince of Wales

Depois que sua carga simbólica de memorabilia naval foi removida pela tripulação, a aeronave foi virada e relançada de volta a Predannack.

O capitão Richard Hewitt, comandante do HMS Prince of Wales, disse:

“O HMS Prince of Wales é um porta-aviões de quinta geração e a operação de drones autônomos como este se tornará a norma em todos os futuros grupos de ataque de porta-aviões da Marinha Real em nossa vida útil de 50 anos.

“Estamos todos orgulhosos aqui no HMS Prince of Wales por alcançar isso – um marco fantástico para todos os envolvidos e o primeiro de muitos primeiros neste desdobramento para moldar o futuro da inovação do Royal Naval Carrier Strike enquanto nos preparamos para o desdobramento do nosso grupo de ataque em 2025 .”

O Tenente Ash Loftus, liderando os testes da Marinha Real a bordo do HMS Prince of Wales, acrescentou:

“A demonstração de hoje é o culminar de 18 meses de trabalho árduo de dezenas de pessoas da Marinha Real e da W Autonomous Systems. A aviação de porta-aviões está entre os aspectos mais difíceis da guerra naval e este sucesso é uma prova dos seus esforços.”

Stephen Wright, presidente executivo e fundador da W Autonomous Systems, disse: “Este pouso demonstra a agilidade do nosso drone autônomo. Estamos extremamente orgulhosos de entregar este teste inovador para a Marinha Real e mostrar o futuro da aviação.”

Charles Scales, cofundador da W Autonomous Systems, acrescentou: “Aterrissar em um porta-aviões naval em movimento foi o teste final e nosso drone HCMC de carga pesada autônomo passou com louvor”. Os testes ao largo da Cornualha foram a primeira fase de um programa de outono que expandiu os limites da aviação naval para o maior navio de guerra da Grã-Bretanha.

O HMS Prince of Wales estará operando na costa leste dos EUA até o Natal, enquanto conduz experimentos com caças furtivos F-35 Lightning, tilt-rotors MV Osprey e o drone Mojave.

A demonstração de hoje é o culminar de 18 meses de trabalho árduo de dezenas de pessoas da Marinha Real e da W Autonomous Systems. A aviação de porta-aviões está entre os aspectos mais difíceis da guerra naval e este sucesso é uma prova dos seus esforços. – Tenente Ash Loftus

FONTE: Royal Navy

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