Marinha do Brasil inicia a Operação Tropicalex 2023
Com o propósito de incrementar o nível de treinamento e elevar a prontidão de navios, submarinos e aeronaves da Esquadra brasileira, a Marinha do Brasil (MB) iniciou, nesta segunda-feira (18), a Operação “Tropicalex 2023”. O exercício acontece na área marítima compreendida entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), até o dia 29 deste mês.
Serão realizados diversos exercícios e manobras no mar, que contemplam operações de guerra naval, tais como ações de superfície, aéreas, de submarinos, de guerra eletrônica e de guerra cibernética, além de Patrulha Naval na Amazônia Azul.
“Durante a Operação ‘Tropicalex’, serão realizados exercícios de maior complexidade e intensidade, ampliando os níveis de treinamento das tripulações dos nossos navios e aeronaves em todos os ambientes da guerra moderna”, destacou o Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, que está à frente do Grupo-Tarefa que comanda a Operação.
Nessa edição da “Tropicalex”, a MB utilizará o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, o Capitânia da Esquadra, as Fragatas “Constituição”, “Independência” e “União”, os submarinos “Tikuna” e “Riachuelo”, além de sete aeronaves, sendo duas de asa fixa AF-1 Skyhawk e cinco helicópteros: dois SH-16 Seahawk, um AH-15B Super Cougar, um AH-11B Wild Lynx e um UH-12 Esquilo. Também participam aeronaves P-3AM, da Força Aérea Brasileira.
Os navios atracarão no porto de Salvador (BA) e, no dia 24, estarão abertos à visitação pública no período de 09h às 16h.
FONTE: Agência Marinha de Notícias
Olha, é o primeiro exercício do Riachuelo junto com outros meios da Marinha. Legal, quer dizer que passou pela aceitação da Marinha.
Outra coisa é que aproveitaram a carona do Atlântico para levar uns blindados para Salvador para uma operação policial em resposta a perda da vida de um policial federal na periferia de Salvador.
Legal mesmo, esperamos que o Humaitá ano que vem já esteja participando de exercícios também.
Marinha fazendo “operação policial”?
Foi uma “carona” para as vtrs da PF.
Poderia ter uma base de blindados dos fuzileiros navais no grupamento de Salvador.
Os blindados que foram embarcados no Atlântico não são dos fuzileiros navais, são da Polícia Federal.
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2023/09/18/novas-viaturas-blindadas-da-policia-federal-chegam-a-bahia-para-reforcar-combate-ao-crime-organizado.ghtml
Pra quê isso? Por estrada iriam mais rápido (1630 km a 60-80 km/h dá apenas 27-20 horas de viagem contínua)… A MB tem que se apartar de colaborar com instituições cujas operações são suspeitas (um efemismo, posto que abusos estão registrados e cresce a opinião de dar fim à meganhagem dando fim às polícias militares) de abusos contra direitos humanos. A elite da nação não liga pros compatriotas mortos no trajeto da consumação do estado fascista dos seus sonhos. Amigo Esteves, qual seria a explicação fantástica sob o último filme do Cage, Dream Scenario (cujo trailer conta com Dreams do… Read more »
Porque expor as viaturas a um deslocamento como esse ? Qual a logística envolvida ? E o custo ? Tudo isso seria justificado a depender do grau de urgência, algo que não sabemos…
No mais, as FFAA tem de atuar cada vez mais em um esforço interagência, não há como fugir disso, levando em consideração os desafios que o país enfrenta, as legislações, as responsabilidades de cada órgão… somar esforços e complementar capacidades, em proveito da consecução de uma missão, prezado Alex…
Pois é, não entendi a celeuma.
O navio estava pra sair numa operação (Tropicalex) que tem escala em Salvador, nada mais lógico do que aproveitar a oportunidade e transportar as viaturas – aliás, essa é uma das funções do navio.
A celeuma é explicada no mesmo comentário, linhas abaixo:
“…instituições cujas operações são suspeitas (um efemismo, posto que abusos estão registrados e cresce a opinião de dar fim à meganhagem dando fim às polícias militares) de abusos contra direitos humanos. A elite da nação não liga pros compatriotas mortos no trajeto da consumação do estado fascista dos seus sonhos.”
Isso explica (será?) o motivo da celeuma…proselitismo político ideológico.
Me referi à celeuma criada pelo autor do comentário em fazer essa relação estapafúrdia.
Protesto vehementemente, doutor De Martini. Não é estapafúrdia, antes pelo contrário, é precisa, honesta, abrangente, aquilo que se esperaria de um amigo leal. A MB, certamente, não precisa da minha amizade mas julgava que todos aqui seriam amigos ao menos da realidade (publicada nos meios mais conservadores, inclusive) que viés nenhum poderia encobrir. São Paulo é governado por um bolsonarista, a Bahia por um petista; mas aqui e lá polícias militares promovem razzias em vendetta contra populações inermes em operações de terror. Isso é modo operacional de polícias (obrigadas a respeitar a lei e a hierarquia) ou de quadrilhas armadas… Read more »
Alex, até respondi mas apaguei meu comentário porque essa discussão não vai levar a lugar algum.
Lamentável ler um comentário como esse…
E o “Urso” vai sobrevivendo a baixa !!!
Parece que com a baixa da F40 ele ganhou uma sobrevida.
Se fosse para compensar por uma “baixa” Burgos, seria pela baixa da “Greenhalgh” em 2021 já que a da “Niterói” ocorreu antes em 2019.
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Acredito que o que o PN” anunciou aqui faça mais sentido que o motivo para estender a vida da “Urso” foi para auxiliar os testes de novos submarinos entre outros, algo secundário, mas, importante.
Onde estão os cascos de ambas? A Niterói foi canibalizada e leiloada e depois não houve mais notícias dela e a Greenhalgh depois de aposentada em perfeitas condições não vi mais ela e notícias do seu paradeiro.
A Niterói foi para um desmanche no Rio de Janeiro.
Depende do que você considera “perfeitas condições” pois a “Greenhalgh” foi aposentada com 42 anos sendo que não passou pelo “ModFrag” como às “Niteróis” enquanto a “Rademaker” ao menos passou por uma revitalização na década passada o que garantiu a ela continuar em serviço até hoje apesar dela não ter feito parte do rodízio ao Líbano diria que teve uma vida mais “suave”.
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Até pouco tempo atrás a ex Greenhalgh encontrava-se ainda atracada na BNRJ quem sabe alguém possa dar mais detalhes.
Prezado Dalton, o PMG na F49 foi longo, mas o Navio saiu muito bem – propulsão e geração de energia 100%, por exemplo… Burgos saiu antes, não pode aproveitar, rsrsrsrsrs…
A título de curiosidade, quase fomos para o Líbano, acabou que a F43 foi a escolhida naquela ocasião… abraço…
De fato, remexendo na minha memória, foi você mesmo que comentou sobre essa “revitalização” anos atrás aqui no “PN”, não comparável ao ModFrag, mas, que garantiu essa ” vida emprestada” à F 49.
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Sempre bom ler seus comentários !
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Abraços !
Da mesma forma, prezado Dalton… abraço…
XO,
Subentende-se então que na época em que foi cogitada a comissão ao Líbano, os sensores também ficaram 100% ou perto disso após o PMG, assim como o sistema Sea Wolf, não?
Nunão, o Navio estava realmente em ótimas condições… mas a questão do SeaWolf estava além do nosso alcance, sem entrar em mais detalhes… no final, embora isso tenha sido pontuado em nosso desfavor, foi o consumo que pesou, bem como a disponibilidade de OD compatível com as turbinas na área de operações… abraço…
Valeu, XO.
Prezado Augusto, a F46 não estava em “perfeitas condições”… abraço…
Excelente observação, mas não é só isso.
Entre manter uma Greenhalgh e uma Niterói, a Niterói é mais econômica em relação ao Combustível (tempos difíceis, temos que economizar).
E acredito também que a Greenhalgh já estava inviabilizada de efetuar reparos de grande monta devido até o próprio desgaste do material no geral por ser até a Veterana da Classe (1ª a ser construída)
Saudações caro Dalton
Concordo Burgos, só que no caso específico da “Niterói” ela não se encontrava em boas condições e nem mesmo fez parte do rodízio ao Líbano na década passada , então entre ela e a “Greenhalgh” na prática pouca diferença devia haver em 2019.
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Abraços e no aguardo da publicação das fotos !!
Passou por manutenção e provavelmente deve receber a modernização da Leonardo. Se a defensora está ativa ela também deve estar por ser mais nova e tem a mesma idade da liberal que está na África.
Augusto, a “Defensora” passou 10 anos na “encolha” passando por “PMG” diferente da “Constituição” que entre outras coisas participou do rodízio ao Líbano com as fragatas Liberal, Independência e União e um pouco mais tardiamente da corveta Barroso e essas 3 fragatas classe Niterói foram brindadas com o Projeto Fênix e aqui mesmo foi divulgado que teriam suas vidas estendidas um pouco mais. . Então essa diferença de idade entre a “Defensora” e a “Constituição” de apenas 1 ano foi mais que compensada nesses 10 anos onde ela foi poupada de longas viagens além da manutenção que passou, então, nem… Read more »
Ano que vem provavelmente teremos o sub Tupi, o Tikuna, o Riachuelo e o Humaitá navegando em nossa costa , se não estou enganado faz tempo que não tinhamos quatro subs ao mesmo tempo patrulhando nossas águas.
Continuaremos não tendo porque quando se tem “apenas” 4 unidades o máximo que se consegue é um eventual “PHOTOEX” para efeito propagandístico, não estando todos os 4 no mesmo nível de treinamento e armados, ou seja, devidamente certificados.
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Manutenções de rotina, que podem durar semanas ou meses, também diminuem a disponibilidade, mas, ao menos não se terá por muitos anos manutenções mais complexas e demoradas como o “PMG” já que o “Tikuna” recém saiu de um, o “Tupi” não terá outro e o primeiro Riachuelo” só demandará um no fim da década.
Mais Riachuelo deve ser prioridade da MB para suprir essas baixas e a mesma coisa com as fragatas Tamandaré já que logo as Niterói serão aposentadas.
Olá Augusto. A MB terá quatro Scorpenes, sendo que um deles já está operacional, o segundo será entregue ainda este ano e os outros dois serão entregues nos próximos anos. Neste sentido, concordo que a prioridade da MB deverá ser integrar todos os quatro Scorpenes. Depois deles, a prioridade será o SBN. Sobre as FCT, concordo que será importante que a MB exerça a opção das FCT #5 e #6, além de um segundo lote, talvez de mais quatro FCT.
A classe Riachuelo e a classe Tamandaré são prioridades até o término do contrato. Lembro que o segundo existe opção de compra de mais duas unidades. A Álvaro Alberto nem dá para colocar no cronograma. Já teve tanta mudança de cronograma… A data atual de comissionamento é 2034. Mas a tecnologia do reator ainda não está totalmente pronta, o que compromete o cronograma. Lembrando que a entrega é 2028. Sim, seis anos de avaliação. No primeiro cronograma, eram dois anos. Foram esses dois contratos, além do planejado (mas sem orçamento previsto) existe os contratos dos navios patrulhas de 500 e… Read more »
“…A data atual de comissionamento é 2034…”
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Em apresentação de Almirante, já aparece 2038…
Impressionante…
E a data inicial era 2023.
Não duvido que acabaremos vendo o comissionamento perto de 2050.
Enquanto isso, acompanharemos o ICN perdendo seus profissionais devido a ociosidade. A MB deveria contratar, ao menos, mais dois convencionais para manter o corpo técnico ativo.
Deveria investir o máximo possível nesses escorpenes convencionais para ter uma frota naval boa de submarinos e não perder a capacidade de construir eles.
Desculpe me , mas eu não acredito nesse sub nuclear brasileiro, lá no fim da próxima década eles paralisam o programa.
Caro Ivan. É um programa caro, de longo prazo e sujeito às contingências de cada governo. Pode ser que atrase mais, pode ser que cumpra o atual cronograma. Pode ser até que seja concluído antes, ainda que isso seja o menos provável. O fato é que, segundo o Plano Plurianual, a prioridade doso próximos 3 anos é concluir os quatro Scorpenes, com uma programação da ordem de R$ 1,2 por ano. È importante lembrar que nos últimos 4 anos, os Scorpenes receceberam uma média de R$ 300 milhões por ano. O PPA também prevê cerca de R$ 300 milhões por… Read more »
É. Mas só se surpreende quem se ilude. . Contratar outros dois SSK… Isso já devia ter sido feito lá por 2018, que foi quando a ponta da linha começou a se encaminhar para a parada. Mas onde iriam achar quase dois bilhões de euros para tal? . E como justificar quase dois bilhões de euros em mais submarinos, ao passo que a força de superfície desaparece, comprometendo capacidades operativas de extrema importância? . Existe a necessidade de contratar novos SSKs? Por óbvio, sim. Só um SSN não sustentará toda aquela estrutura ativa, pois na conjuntura atual, vão passar mais… Read more »
A MB se planeja com orçamento que sonha em ter, e não com orçamento que provavelmente vai ter. Nem se fosse investido 2% do PIB os problemas esse ramo das Forças Armadas conseguiria resolver parte deles. “E como justificar quase dois bilhões de euros em mais submarinos, ao passo que a força de superfície desaparece” Referente a questão, acredito ainda ser possível trabalhar. O PROSUB deveria passar por mudanças de prioridades e orçamento. Os recursos para o SNBR deveria ser reduzidos drasticamente, ficando apenas o necessário para a continuidade do LABGENE. Parte do orçamento, deveria ser redirecionado para a construção… Read more »
E nem em 2038 isso vai ocorrer. Aquele estaleiro de bilhões e mais bilhões vai ficar às moscas. Mas, tu acha que quem assinou o contrato disso aí tudo está preocupado com isso?
Eu vi que no plano das Tamandaré a MB quer construir usando o mesmo estaleiro destróiers de pelo menos toneladas e a Thyssenkrupp já ofereceu a Meko-A 400 como opção. Espero que além dessas 6 ou 7 fragatas esse projeto do A-400 como contratorpedeiro vá em frente como estaleiro podendo ser expandido.
A Operação Tropicalex vai começar oficialmente com um show do Caetano Veloso.
rsss
Não resisti…
Caetano…isso teria relação com a idade dos navios da Marinha?
Esteves, a Júlio de Noronha ainda está navegando?
Não rolou um rumor ano passado que a marinha tinham intenção de realizar um exercício com um submarino afundando algum navio descomissionado( desculpa, eu não sei o nome desse tipo exercício? Será que vai ser nesse ou ficou só no rumor? Aliás, qual foi a última vez que a marinha realizou esse tipo de exercício?
Não acho que a marinha use oficialmente o termo em inglês “SINKEX” mas pelo que sei
“TORPEDEX e MISSILEX” são adotados.
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Não sei de um exercício onde um navio alvo tenha sido afundado exclusivamente por um submarino e sim por uma combinação de meios incluindo um submarino nesse caso o “Tupi” que ajudou no afundamento do “ex – Ceará”.
Valeu Dalton!
Tem o Afundex tbm, do Mussum….kkkkkk nao resisti
Talvez fosse Afundís, ao invés de Afundex.
Depois dessa operação os navios irão atracar em Salvador? Faz tempo que não vejo nenhum desses navios da esquadra na cidade.
Está escrito no texto:
“Os navios atracarão no porto de Salvador (BA) e, no dia 24, estarão abertos à visitação pública no período de 09h às 16h.”
Como podemos ver, a nossa gloriosa Marinha do Brasil, lutando bravamente para tentar manter o que tem. Vamos com o que temos! Salve nossa gloriosa Marinha…
Vergonha. Uma vergonha levarem esses navios somente para cidades portuárias. A CF garante isonomia entre os municípios não fazendo distinção entre continentais e litorâneos.
Um dia será fácil.
Olá Esteves. Pior que isso. Ladário, no MT, tem um destacamento de fuzileiros navais. São Carlos tem um TG mequetrefe. Pirapora MG também tem um destacamento da MB. São Carlos tem o museu da TAM, que vão reabrir, mas só ano que vem.
Vale a pena revisitar o museu.
Olá nobre, Ladário está no MS.
Mesmo com todos os problemas da Marinha, é uma frota de respeito 1 porta helicópteros moderno, que pode levar os helicóptero pesados lançadores de mísseis Exocet, 3 fragatas, e 2 submarinos, sendo o Riachuelo um dos submarinos convencionais mais moderno do mundo. Em caso de necessidade na região daria respeito.
Ótimo ver o Riachuelo em operação! Penso da seguinte forma e concordaram comigo conhecidos da MB em bate papos informais, porém não sei o que pensam os almirantes: deveria ser priorizada a contratação de mais 1 ou, quiçá, 2 submarinos Classe Riachuelo, pois não saberemos quando teremos no mar o Álvaro Alberto. Se formos otimistas, quase no início da década de 40. Até lá o Brasil terá grandes desafios e uma economia muito maior. Como experimento mental: será que em 10 anos não haverá bases navais chinesas no continente africano, com destróieres Type 52 desfilando pelo Atlântico Sul? Estaremos preparados… Read more »