Forças ucranianas afirmam ter atingido a liderança sênior da frota da Marinha da Rússia

A Ucrânia diz que o ataque com mísseis de sexta-feira (22/9) ao quartel-general da frota russa do Mar Negro, na Crimeia, foi programado para coincidir com uma reunião de autoridades navais.

Num breve comunicado, os militares ucranianos alegaram que o ataque causou mortes e feridos, mas não forneceram mais detalhes.

Na sexta-feira, Moscou disse que um militar estava desaparecido após o ataque.

A frota, baseada na cidade portuária de Sebastopol, é vista como a melhor da Marinha Russa.

Uma fonte militar ucraniana disse à BBC que o ataque de sexta-feira foi realizado com mísseis Storm Shadow, fornecidos pela Grã-Bretanha e pela França.

A declaração militar ucraniana de sábado afirmou que havia deixado “dezenas de ocupantes mortos e feridos, incluindo a alta administração da frota”.

O chefe da inteligência de Kiev, Kyrylo Budanov, afirmou que dois comandantes russos ficaram gravemente feridos no ataque com mísseis.

A BBC não consegue verificar de forma independente muitas das reivindicações do campo de batalha feitas por ambos os lados.

A área de Sebastopol voltou a ser atacada no sábado. O governador da cidade empossado pela Rússia, Mikhail Razvozhaev, disse que os destroços de um míssil abatido pelas defesas aéreas caíram perto de um cais.

Ele também disse aos moradores que estava ordenando uma inspeção dos abrigos antiaéreos após algumas reclamações de que eles eram de difícil acesso ou estavam em más condições.

“Pedimos sinceramente a todos: parem de semear o pânico e agradar nossos inimigos com isso – o pânico é o seu principal objetivo”, escreveu ele no Telegram.

As forças de Kiev têm lançado recentemente ataques quase diários contra as forças russas baseadas na Crimeia.

Na semana passada, a Marinha uUcraniana alegou ter destruído uma bateria de mísseis de defesa aérea S-400 que cobria a península, degradando a capacidade da Rússia de se defender contra novos ataques.

Um dia antes, um grande navio de desembarque e um submarino russos foram danificados num ataque que, segundo a Ucrânia, também utilizou mísseis Storm Shadow.

Os ataques à Crimeia são estratégica e simbolicamente importantes.

Além de ser uma plataforma para atacar a Ucrânia, a frota do Mar Negro é um símbolo importante da presença militar secular da Rússia na região.

Estava sediada na Crimeia, sob um acordo de arrendamento, mesmo antes de a Rússia anexar ilegalmente a península em 2014.

VÍDEO: Mísseis Neptune atingem a sede da Frota Russa do Mar Negro

 

 

FONTE: BBC

NOTA DA REDAÇÃO: A matéria da BBC diz que os mísseis usados no ataque à sede da Frota do Mar Negro seriam os SCALP/Storm Shadow, mas outras fontes dizem que foram usados os mísseis antinavio Neptune, modificados para ataque a alvos terrestres.

Míssil antinavio Neptune em testes em 2018
Míssil SCALP/Storm Shadow

VEJA TAMBÉM:

https://www.forte.jor.br/2023/09/23/guerra-na-ucrania-eua-darao-a-kiev-misseis-atacms-de-longo-alcance-diz-midia/

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments