Fragata Type 21 do Paquistão será navio-museu em Glasgow
O Paquistão transferiu hoje formalmente uma fragata Type 21 (classe “Amazon”) em uma cerimônia em Londres, para que ela seja levada a Glasgow e transformada um navio-museu.
O grupo escocês de patrimônio marítimo Falls of Clyde International (FOCI) embarcou em um projeto que retornará a fragata Type 21 PNS Tariq, (anteriormente HMS Ambuscade) ao seu local de construção no Clyde.
A HMS Ambuscade foi a 4ª de oito fragatas Type 21 comissionadas na Royal Navy entre 1974-78. Ela foi a primeira de cinco da classe construída pela Yarrow Shipbuilders em Scotstoun, no Clyde.
A Ambuscade serviu em todo o mundo, incluindo a participação na Guerra das Falklands/Malvinas, onde passou 83 dias continuamente no mar, navegou 29.229 milhas e disparou 500 tiros de 4,5”.
Duas fragatas Type 21 foram perdidas na Guerra das Falklands/Malvinas, a HMS Antelope e a HMS Ardent, atingidas por bombas da aviação argentina.
Junto com os outras cinco Type 21 sobreviventes, ela foi vendido à Marinha do Paquistão, sendo formalmente entregue em uma cerimônia em Devonport em 28 de julho de 1993.
NOTA DA REDAÇÃO: O projeto da fragata Type 21 serviu de base para as fragatas Vosper Mk.10 (classe Niterói) da Marinha do Brasil, como evidenciam as fotos abaixo.